segunda-feira, 22 de maio de 2017

Dos subjectivos e espúrios critérios dos árbitros?!...



Num postal deveras curioso o adepto sportinguista Edmundo Gonçalves co-autor do blog ÉS A NOSSA FÉ (LINK) descreve duas cenas caricatas acontecidas naquilo que apelida de "futebolzinho de merda" que por cá somos obrigados a suportar e que eu, sem pestanejar, subscrevo, assim:

1 - Na jornada nº 28, disputando-se o jogo Sporting-Boavista sob arbitragem de Manuel Mota, William Carvalho ostentou a braçadeira de capitão desde o início do jogo e no momento em que o habitual capitão do Sporting rendeu Bryan Ruiz, William entregou a sua braçadeira a Adrien. Minutos depois Manuel Mota interrompeu o jogo e ordenou que a situação fosse de novo invertida, passando William a capitanear os leões.

2 - Na última jornada e decorrendo no Bessa o jogo Boavista-Benfica, arbitrado por Nuno Almeida, verificou-se exactamente a mesma situação, entre os jogadores Eliseu, que desde o início do jogo ostentou a braçadeira de capitão e Paulo Lopes que tinha acabado de substituir Júlio César e Nuno Almeida entendeu como correcta a situação.

3 - O ex-árbitro Duarte Gomes, agora investido das mui nobres e distintas funções de comentador de arbitragem num canal televisivo qualquer, terá afirmado que não há nada que contrarie esta situação. 

Ora perante tamanha disparidade de opiniões o adepto fica a bater em vento e de pouco valerá andar por aí à procura de "pareceres jurídicos" ou a queimar as pestanas em buscas "esquizofrénicas": o melhor será mesmo recorrer aos tribunais. E que melhor tribunal poderemos encontrar que aquele constituído pelos meretíssimos juizes, Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo?!...

Fico à espera que alguém mais experimentado, conhecedor e dinâmico, possa fazer chegar a esse tribunal, a competente e respeitosa acção, que não é contra ninguém, nem eu pretenderei exigir 40 milhões seja a quem for, mas era só para saber se uma decisão desta natureza, também faz parte...

Dos subjectivos e espúrios critérios dos árbitros?!...

Leoninamente,
Até à próxima

P.S. - Fica o meu compromisso de informar Edmundo Gonçalves dos efeitos da acção. 

9 comentários:

  1. Ora como a preocupação de um sportinguista é arranjar bodes expiatórios para os fracassos internos em vez de olhar para dentro, eu explico:

    - Na lei do jogo (podem consultar aqui www.apaf.pt) não existe uma regra/definição para a portabilidade da braçadeira de capitã(o). Essa alínea é omissa e nunca foi posta em causa, devido a ser um elemento não impactante no decorrer de um jogo de futebol, que não tem consequências para o decorrer do mesmo e seu resultado.

    Ou seja, não existe lei definida para monitorizar o transporte ou portabilidade da braçadeira, ficando a cargo do árbitro decidir no momento, qual a atitude a tomar. Avisar o portador e pedir a reiteração da alteração, ou deixar seguir o jogo, assinalando com o braço, dando a indicação do reatar da partida, após a paragem e consequente substituição.

    Este é um "não assunto". O Sporting tem algumas razões de queixa, mas aqui não tem nenhuma. Arranjem outra por favor.

    Obrigado e um cumprimento de um Benfiquista que ainda espera que os Sportinguistas ganhem lucidez suficiente para ver como o BdC está a destruir o seu grande amor, por dentro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Carlinhos preocupa-te com o teu presidente.....

      Eliminar
    2. Obrigado pelo comentário ao caro leitor benfiquista Carlos Pereira, que espero me permita colocar-lhe a questão de saber, depois da sua clara exposição sobre o que estabelecem as leis do jogo, em que disposição/recomendação regulamentar se terá baseado Manuel Mota, para "exigir" que Adrien Silva tivesse de devolver a braçadeira a William Carvalho?! E admitamos que Adrien, necessariamente quase tão conhecedor das leis de jogo como o árbitro, se tivesse recusado?! Era expulso?! E de que outra forma Manuel Mota poderia exprimir "regulamentarmente" a sua permanente e zelosa atitude "anti-Sporting"?! Dando o jogo por terminado e averbando o Sporting uma derrota?! E não incomoda o caro Carlos Pereira que os critérios pessoais dos árbitro tardem eternemente em não ser uniformizados?! Sente-se bem no futebol, quando considera isto um "não assunto" e recomenda aos adversários que arranjem "por favor" outras razões para as suas queixas?! É esta transparência que defende?!...

      Sobre a sua esperança de que "os sportinguistas ganhem lucidez suficiente para ver como o BdC está a destruir o seu grande amor, por dentro", lamento dizer-lhe que, como benfiquista que diz ser, isso não serão contas do seu rosário e apenas lhe gabo a sua desfaçatez: bem prega frei Tomás, que vê o argueiro nos olhos dos outros e não vê o barrote que está à frente dos seus! Ou pensa que o seu presidente é um modelo de virtudes?! Fico-me por aqui, porque naturalmente não terá culpas nenhumas dos crimes de que ele já foi julgado e condenado no passado, nem daqueles de que está indiciado e constituído arguido no presente!...

      Retribuo o cumprimento de um benfiquista com igual cumprimento de um sportinguista.

      Eliminar
    3. Já agora...como verá um benfiquista que se prese...

      Essa "situação" não muito vulgar de ter um presidente...
      Arguido num processo por dívidas ao Banco...

      De em Tribunal ter tido o mesmo...condenado por roubo de um camião...

      E ainda por cima (juntamente com os sportinguistas...e outros...) ter de pagar ao BES os milhões que esse mesmo "exemplo" de cidadão ficou a dever... tendo conjuntamente com outros "vígaros" levado o Banco à falencia...??

      Ao pé disso tudo...está preocupado com BC e os sportinguistas...??

      Tenha um bom dia e já agora..."pense outra vez"...e veja se chega às mesmas conclusões...

      SL

      Eliminar
    4. Nunca, tão recentemente, tendi a concordar tanto com um... vá... benfiquista...

      "...ficando a cargo do árbitro decidir no momento, qual a atitude a tomar..."

      Tá tudo dito, meu amigo...... Este É O CANCRO do futebol português... PORQUE as pessoas não são sérias (para ser simpático)

      SAUDAÇÕES LEONINAS

      Eliminar
  2. A culpa é, obviamente, do.... Boavista...!!! É o denominador comum aos dois casos... Como tal nem vale a pena recorrer a tribunais... Qualquer juiz que se preze fará imediatamente esta correlação...

    Por falar em juízes... disse-me um passarinho que vai existir um elemento novo na avaliação do video-árbitro...!!! Será uma escolha por maioria de 2/3 a eleger nas reuniões de direcção do sport lisboa e benfica... todas as 3ªas feiras... ESPERA LÁ...!!! Para quê tanto trabalho... Na final da taça, p.ex. já lá têm dois, não eleitos... será que não chegam...??? Deve ser para haver maioria na decisão... É SÓ RIR... NESTE 'FUTEBOLZINHO DE MERDA'

    p.s. Tá na hora de sair a decisão 'samari(t)ana'... Não se desleixem pá... olha que o campeonato está quase a começar...!!!

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aprende a escrever e a expor decentemente uma ideia.

      Eliminar
    2. O "anónimo das 17:17" tem bom remédio: mudar de livraria!... Provavelmente pagará mais do que paga aqui e ninguém lhe permitirá a veleidade de comentar os "livros". Mas é preço que terá de pagar quem aprecia literatura mais erudita!...

      Eliminar
  3. Só cá cheguei hoje, meu caro Álamo.
    Mas vim com cadeirão atrelado, que este é mistério para durar um ou dois lustros a deslindar.

    SL
    Edmundo Gonçalves

    ResponderEliminar