terça-feira, 16 de maio de 2017

A minha boca não se abre e a minha alma é dos deuses!...


Dois penáltis por marcar e um despedimento decidiram o campeonato

Este campeonato ficou decidido no Estádio da Luz, no jogo entre o Benfica e o Sporting, que os encarnados venceram por 2-1, apesar de terem sido dominados durante grande parte dos 90 minutos. E pelo despedimento do treinador do Braga, José Peseiro, na semana seguinte. Eu já explico.

Houvesse videoárbitro a funcionar no dia daquele Benfica-Sporting e outro galo cantaria. Mas o árbitro Jorge Sousa, ao não assinalar duas penalidades a favor do Sporting – e na sequência da primeira, o clube da Luz, num rápido contra-ataque, marcou o primeiro golo – determinou quem seria o campeão este ano.

Já sei que vai cair o Carmo e Trindade por causa desta afirmação. Mas o certo é que o mood leonino mudou a partir daí. Convenhamos que até essa altura havia dois candidatos ao título: Benfica e Sporting. O Porto nunca mostrou estofo de campeão e Nuno Espírito Santo, enredado em várias indefinições, não conseguiu jamais que a sua equipa tivesse o killer instinct que faz os verdadeiros campeões e que matam os jogos quando eles têm de ser mortos e que não desperdiça oportunidades de recuperar pontos quando elas surgem. Foi assim todo o campeonato e, só por isso, o Porto não merece ser campeão.

Voltemos, portanto, a esse dia 11 de dezembro de 2016. Pois bem, depois de uma primeira parte repartida, na segunda parte o Sporting menorizou o Benfica, encostou-o às cordas, fez dele um clube pequeno e de bairro, a defender, defender, defender, o Ederson a voar para aqui, a voar para ali, os adeptos a roer as unhas e em taquicardia, o Bas Dost faz o 1-2 e aí o Benfica entrou em desespero, não conseguia respirar, não saía do seu meio-campo, e o Jorge Sousa a não ver nem as duas mãozinhas do Pizzi, nem o bracinho direito do Nelson Semedo – mas a cinco minutos do final o genial Jorge Jesus tira o Bas Dost e mete o André e finalmente o Benfica descansou; sempre na retranca, mas descansou e depois festejou como se tivesse ganho o campeonato.

E fez bem. Foi lá que o ganhou. O Sporting, em vez de sair um ponto à frente do Benfica se tivesse ganho, saiu com cinco de atraso. E a mossa foi tão grande no estado psicológico dos jogadores do Sporting, o desânimo e o sentimento de injustiça foram tão pesados, como se houvesse forças poderosas que sempre se movem contra o clube nos momentos decisivos, que na semana seguinte a equipa voltou a perder por 0-1, desta vez em casa e contra o Braga, que tinha acabado de despedir José Peseiro, substituído interinamente por Abel Ferreira, que por acaso tinha sido despedido da equipa B do Sporting por Bruno de Carvalho assim que este chegou a Alvalade, que colocou no seu lugar João de Deus, que como se provou é um treinador medíocre, que quase conseguiu colocar a equipa B a descer de divisão, foi despedido, apareceu a treinar o Nacional, que acabou na II divisão.

O futebol nem sempre tem lógica mas há coisas que tem toda a lógica.

Mas depois dos penáltis que Jorge de Sousa não marcou na Luz, a substituição de José Peseiro à frente do Sporting de Braga antes do jogo com o Sporting foi a segunda razão que decidiu o campeonato a favor do Benfica. É que com Peseiro como treinador, o Sporting ganharia com mais ou menos dificuldade ao Braga, atendendo a que Peseiro é conhecido e reconhecido como um magnífico “pé frio”, um homem que sabe muito de futebol mas nunca ganha nada e perde mesmo quando tem tudo a seu favor (Grrrr! Aquela final da Liga Europa perdida em casa com uns russos quaisquer, depois de na semana anterior termos perdido o campeonato na Luz, com um golo do Luisão em falta sobre o Ricardo, ainda me está atravessadíssima!).

Mas logo haviam de despedir o Peseiro antes do Braga jogar com o Sporting e de colocar o Abel Ferreira, que estava ressabiado com o Bruno de Carvalho, a orientar a equipa apenas naquele jogo. E bastou para o Braga nos ganhar em Alvalade por 1-0 – e em vez de cinco pontos de atraso, passámos a ter oito. O campeonato acabou aí para o Sporting, apesar de na segunda volta termos tido uma séria consecutiva de vitórias, culminada com a vergonhosa derrota de domingo contra o Belenenses, em casa e com muitas mulheres e crianças nas bancadas, que ficam desde já traumatizadas para a vida e prontas para a aderir a outro emblema que lhes garanta vitórias.

Resumindo e concluindo, o Benfica ganha este campeonato porque o Porto nunca mostrou que o podia vencer e ao Sporting lhe cortaram as pernas no jogo da Luz. Parabéns, pois, ao Benfica. É um campeão poucochinho, nunca entusiasmou, nunca fez um grande jogo, só tem dois jogadores de classe acima da média, o Jonas e o Ederson, o resto é assim assim e claro que uma equipa que tem como cérebro o Dumbo não pode ser uma grande equipa.

Mas pronto, levem lá a Taça e parabéns ao Rui Vitória, que segue o velho provérbio, segundo o qual se a vida te dá limões, então faz limonadas.

Para o ano cá vos esperamos. Ou melhor, para o ano é que é. Não sei o quê, mas para o ano é que é. Eu pelo menos acredito. E como disse o presidente Bruno de Carvalho, que vai no segundo mandato e que já conseguiu ganhar uma Supertaça, basta! Já não há paciência para tanta desgraça! Para o ano ou isto muda ou mudam os sportinguistas: de treinador – e de presidente! Queremos vitórias.

Estamos sedentos de vitórias. Alguma vitória que nos anime e nos encha de orgulho. Não, não queremos jogar muito bem contra o Real Madrid e perder lá e cá. Não, não queremos jogar muito bem contra o Porto e perder lá por 2-1. Não, não queremos encurralar o Benfica e perder na Luz 2-1. Não, não queremos mais desculpas.

Queremos ganhar, ganhar, ganhar – por nós, pelos nossos filhos, pelos nosso netos, pelos filhos dos nossos netos, pelos nossos avós, pelos nossos bisavós, pelos nossos tetravós. O que é que não perceberam?»
(Nicolau Santos , Opinião, Tribuna Expresso)

Depois do que escreveu Nicolau Santos...

A minha boca não se abre e a minha alma é dos deuses!...

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Xiça... FINALMENTE...!!!

    Alguém no meio comunicacional que diz A VERDADE...!!!

    Confesso que já não tinha muita esperança...

    O resto... amigos... SÃO TRETA(S)

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  2. Só não concordo com Nicolau Santos com o que foi o início do descalabro da época. O princípio do fim começou com a pré-epoca, continuou com a derrota de Madrid e as afirmações de Jorge Jesus é acabou sim com o jogo contra o carnidense. Esperemos é que a próxima época não tenha começado já com as tristes palavras do treinador a seguir ao jogo contra o Feirense.
    S.L.
    Leão da Estrela

    ResponderEliminar
  3. Acho uma forma muito redutora de avaliar a época do Sporting. Foram cometidos muitos erros de planeamento da época nomeadamente com os jogadores contratados, comunicação e por fim o pior de tudo : o JJ a desmoralizar as nossas tropas cada vez que abria a boca! Infelizmente burro velho não aprende línguas e por isso não espero grandes mudanças para a próxima época! Receio que com o ambiente de pouca aceitação e paciência por parte dos adeptos a situação se vá tornar insustentável!

    ResponderEliminar
  4. Muita coisa se passou...
    Mas o que o Nicolau Santos afirma...

    "Foi o inicio"...da desgraça...!!

    Digam lá o que disserem...sem o "colinho ou a cegueira de quem não quis vez muitas vezes..."

    Talvez agora "a história dos melões" fosse outra...!!

    SL

    ResponderEliminar
  5. Amigo Álamo, dp de algum tempo afastada da net, eis que regresso, e ao passar os olhos pelo seu blog, dou de caras com este post de NS, finalmente alguém disse aquilo que sempre considerei, como o ponto viragem que nos roubou o campeonato, a partir daí tudo se alterou enquanto nós foi sempre a descer, o benfica foi sempre a subir, pudera não, afinal toda "a mãozinha que embala o berço" só traz benefícios, não dei, e jamais darei os parabéns ao benfica e olhe que tenho familiares que me são mto queridos que são benfiquistas, e não tive qq problema em lhes dizer cara a cara o que penso sobre o tetra que na minha opinião é a TRETA...

    SL

    ResponderEliminar
  6. Antes do jogo com o Benfica, em 12 jogos o Sporting conquistou 27 (75%) - Empates com Tondelal, Nacional, Guimarães e Tondela; Derrota com o Rio Ave.
    Após o jogo com o Benfica, nos 12 jogos seguintes, o Sporting conquistou 24 pontos - Empates com Chaves, Marítimo e Guimarães; Derrotas com FC Porto e Braga.

    Depois é só fazer o mesmo exercício com a bazófia do JJ em Madrid, e comparar o antes e o depois. E não é preciso ser muito inteligente para ver as coisas como são, nem ser autista ao ponto de mesmo após ter-se pedido o parecer da Uefa acerca dos dois pénaltis na Luz e da opinião ser contrária, continuar-se agarrado a este baluarte...

    ResponderEliminar