quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Ora então, dizei-me de vossa justiça: de que clube é adepto este escriba?!...


FC Porto e Sporting ganham 'rugas', Benfica faz 'lifting'

«Fechado o mercado de transferências, torna-se obrigatório fazer uma análise aos plantéis dos três grandes e, à primeira vista, percebe-se que FC Porto, Benfica e Sporting alteraram o rumo que vinham delineando até à época transacta.


O campeão nacional apostou num rejuvenescimento do plantel, ao contrário do que aconteceu com portistas e sportinguistas. Num contexto de contenção económica e rigor orçamental, as 'águias' integraram no plantel de Rui Vitória, jogadores como Nélson Semedo, Victor Andrade e Gonçalo Guedes – o que perfaz uma média de idades de 25,2 anos, uma preocupação que tem vindo a ser 'bandeira' do rival da segunda circular. Neste contexto, o Benfica foi o único que rejuvenesceu o seu plantel.

Não obstante, é em Alvalade que reside o plantel menos experiente dos três grandes (25,1 anos), apesar de terem chegado jogadores na casa dos 30 anos como João Pereira, Aquilani e Téo Gutiérrez. Jorge Jesus, conhecido por ser um técnico que gosta de ter atletas experientes à sua disposição, tem dedo nisto e o objectivo de lutar pelo título nacional pode ter sido um factor preponderante na hora de escolher reforços já 'feitos'.

O FC Porto alinhou pelo mesmo paradigma – invertendo a linha traçada em 14/15 – e juntou experiência e notoriedade ao seu plantel, numa jogada que pretende dar a possibilidade a Lopetegui de lutar pelo título e, ao mesmo tempo, conferir maior notoriedade ao clube a nível internacional.

As chegadas de Iker Casillas, Maxi Pereira, Osvaldo e o regresso de Varela ajudaram o plantel a tornar-se no mais 'velho' dos três 'grandes' (média de 25,5 anos).

Em plano de igualdade está o princípio da aposta em atletas que têm a língua lusa como 'mãe', sendo agora a mais falada nos balneários. O Sporting continua, segundo o Jornal de Notícias, a ser o plantel mais português (12 jogadores), o o Benfica tem agora nove elementos e os 'dragões' possuem seis.»
(Notícias ao Minuto, a 2ª mais lida hoje)


Num texto não assinado, um qualquer e ignorado jornalista do site Notícias ao Minuto, sob o "manto sagrado da redacção", produziu o trabalho que acima publico e que penso constituir um curioso desafio sobre eventuais afinidades clubísticas, porventura alienações, do inenarrável escriba. 

Defende a criatura, termos assistido a um rejuvenescimento do plantel do campeão nacional, com a integração de Nelson Semedo, Victor Andrade e Gonçalo Guedes, se calhar por ter sido acometido de um lapso de memória ao não ter em conta as rugas e os quilos dos 26 anos de Taarabt e dos 27 de Mitroglou. 

Mas os lapsos de memória continuam, na afirmação de que apenas esse clube terá rejuvenescido o seu plantel, ficando-lhe esquecidos no sotão, entre teias de aranha e esqueletos de moscas, Ricardo Esgaio e Gelson Martins, que JJ chamou ao plantel do Sporting.

Depois, coloca nos cornos da Lua a média de idades de 25.2 do "campeão do rejuvenescimento" e, "não obstante", num inaudito esforço e com o pavor de que alguém lhe chamasse mentiroso, lá atira com a média de 25.1 do plantel do Sporting, coisa sem importância.

Prosseguindo na sua missão de acólito do "arcanjo", fala do "contexto de contenção económica e rigor orçamental das águias", com novo colapso dos neurónios a empurrá-lo para absurdas comparações entre os mais de 30 milhões do Porto e os quase 20 milhões do Benfica, quando o Sporting nem aos 10 milhões chegou!...

Finalmente lembrou-se o anemésico escriba, da língua portuguesa, afirmando sem corar ou sem qualquer ataque de tosse que "em plano de igualdade estará o princípio da aposta em atletas que têm a língua lusa como mãe". Deve ter sido influência do abuso da aguardente de medronho!...

Ora então, dizei-me de vossa justiça: de que clube é adepto este escriba?!...

Leoninamente,
Até à próxima

8 comentários:

  1. Com escrita desta forma só pode ser um opositor do BdC. Mas que o estilo é o do nosso Sporting lá isso é. Basta ler o Serpa da Bola ou todos os do Record para vermos isso. Temos que assumir. é nosso. Só escreve assim porque não gosta do prasidente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o caro "Conversa da treta" nasceu, perdoar-me-à a minha frontalidade, já eu comia côdeas de broa há muitos anos!...

      Eliminar
  2. é o escriba e é o treta q sao da mesma equipa.

    ResponderEliminar
  3. É apenas um "boifiquista" que nem benfiquista consegue ser.

    ResponderEliminar
  4. Será escriba do Snifamos Linhas Brancas?

    ResponderEliminar
  5. E também julgo que o Conversinhas da Treta deva ser um apaniguado da COCA-cola...acertei?logo vi!Trata-te meu burro vermelho!e BAZA daqui

    ResponderEliminar
  6. É daqueles que anda na ria formosa a dragar o fundo, para depois soprar a areia para os olhos da malta do clube dele.
    Depois admiram-se que eles comam gelados com a testa... com os olhos cheios de areia, também não se pode censurar a falta de pontaria.
    Só mais um apontamento... a Duquesa de Alba (Deus guarde a sua alma) também fazia muitos "liftings" numa tentativa de lutar contra o envelhecimento... não me parece que as operações lhe tenham valido de muito... pelo menos beleza não lhe acrescentavam, na minha humilde opinião.
    Abraço
    Basco "O Leão"

    ResponderEliminar
  7. Caro amigo.... Não lhe perdoou correlacionar 'coisas' com produtos de primeira qualidade...

    Jamais tal 'coisa', poderia ingerir tamanha qualidade de néctar dos deuses, como um belo medronho... (desculpe-me mas tenho de defender 'parte' das minhas costelas opr afinidade... :))

    Álcool etílico....!? Talvez...!!! E mesmo esse duvido que o tenha arranjado na farmácia... e certamente terá corante associado...

    A adição é uma coisa tramada.... Oh se é.......!!! (Oh notícias...!!! Tens lá umas 'linhas' em cima da secretária... Não precisas de ir à drogaria....)

    SL

    ResponderEliminar