sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Lá para Maio haveremos de fazer o balanço e dar razão a quem a tiver!...


Se dragão não for campeão...

«Depois do que vi no passado domingo fiquei sem dúvidas: Benfica e Sporting só podem terminar o campeonato no 1º lugar se o FC Porto for muito incompetente. Dito de outra forma, Benfica ou Sporting terão mérito se vencerem esta edição da Liga NOS (qualquer campeão tem sempre mérito), mas olhando para o plantel portista, só um grande demérito dos azuis e brancos os impedirá de chegar ao título. No Dragão foi evidente que nem a má abordagem inicial de Lopetegui impediu a equipa de bater o Benfica. Porque na hora de olhar para o banco o espanhol tinha muitas e boas alternativas para corrigir erros (como corrigiu) enquanto Rui Vitória só podia deitar mão de Talisca para dar à equipa algo de novo, dentro de um quadro de equilíbrio.


Dir-me-ão que há um ano o melhor grupo de jogadores também estava sediado no Porto. Certo. Mas não é mentira que a pontuação conseguida pela equipa de Lopetegui (82) chegava para ser campeã em quase todas as Ligas de 34 jornadas deste século (a comparação com provas de 30 jornadas não pode ser feita, mas cabe aqui sublinhar que Villas-Boas somou 84 pontos em 30 jogos!). O espanhol teve o azar de lidar com a "melhor obra de Jesus", a qual ficou a um ponto do máximo conseguido (FC Porto 02/03 fez 86 com José Mourinho). Ora, por aquilo que até agora se viu, nem Benfica nem Sporting parecem ter argumentos sólidos para atingirem pontuações ao nível da dos dragões em 14/15. O Benfica, por exemplo, perdeu apenas 3 jogos há um ano (e empatou 4) e agora já leva duas derrotas. O Sporting, por seu lado, está a par do FC Porto ao fim de 5 jogos (mais 4 pontos que há um ano), mas vai de vitória sofrida em vitória sofrida, espremendo o que há para espremer de um plantel curto em qualidade.

Cada um dos candidatos tem jogadores de alta qualidade, todos são capazes de apresentar um onze muito bom. Mas enquanto Lopetegui possui soluções de peso para compensar cansaço, castigos e lesões, Rui Vitória e Jorge Jesus sabem que vários jogadores do grupo servem para pouco mais que fazer número e que quanto menos forem utilizados, mais ficam as equipas a ganhar. No início não, mas na segunda metade da temporada esta realidade fará muita diferença.»
(José Ribeiro, Contas Feitas, in Record)


Será muito difícil de rebater a sólida e ponderada tese de José Ribeiro. Contudo, é minha plena convicção de que nem ele próprio alguma vez a conseguirá ver como absoluta e inexorável. É nisso que residirá a beleza do futebol.

Na época passada ao azar de Lopetegui chamou ele a "melhor obra de Jesus". Ao encomendar as faixas ao dragão, na temporada que ainda agora arrancou, parece ter esquecido que Jesus ainda por cá anda e que mora em Alvalade.

E creio ser pacífico acrescentar um rosário de outros argumentos, de que destacarei apenas um, por me parecer suficientemente elucidativo: o trio que chegou a Alvalade no primeiro mês deste milénio - André Cruz, César Prates e Mbo Mpenza - terá sido o portador das faixas do imprevisto campeão!...

Nesta condição, creio que nem Jorge Nuno estará tão seguro quanto José Ribeiro se arriscou a ser na sua tão bem construída e lógica quanto extemporânea crónica.

Lá para Maio haveremos de fazer o balanço e dar razão a quem a tiver!...

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Mas segundo voces falta algo para serem campeoes,o colinho.Mas esse colinho temos nos em qualquer estadio do mundo e com isso podemos sonhar que mesmo sem o cerebro e um plantel maravilha vamos ganhar o Tri.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem o Pinto da Costa exibe tal jactância! É um predicado só vosso e, naturalmente, a maior do mundo!
      Lá para Maio haveremos de fazer o balanço e dar razão a quem a tiver!...

      Eliminar
  2. Comentário sobre o que escrever o José Ribeiro: "O Sporting vai de vitória sofrida em vitória sofrida..."

    Então e o porto? Parece que é só grandes jogos e goleadas, até os jogos com resultados mais fáceis foram sofridos... E o Sporting tem sofrido pelo constante encostanço arbitral e não por estar à beira de perder os jogos e ser um suplício defensivo...

    ResponderEliminar
  3. Se há jogo que não serve para tirar estas ilações peremptórias, foi o Porco-Carnide! O Porco na primeira parte foi uma nulidade e na segunda foi um pouco menos mau, e isso graças ao mini-Benfica. Mas existe esta mania de supervalorizar os jogadores que custam muito e ganham muito. E vamos ver se este André ao quadrado não passa de um fogo-fátuo, tipo Josué ou Licá. Acho que este FC Doen é uma equipa com um perfil para ter muitas dificuldades quando joga fora.

    ResponderEliminar
  4. Moreira 2- FC Doen. Esta é agrande equipa...

    ResponderEliminar