terça-feira, 22 de setembro de 2015

Ironicamente, do mal de uns sempre resultará o bem de outros!...


Segurem essa cobra
GELSON FOI DIFÍCIL DE PARAR

«Destaque do Sporting: GELSON (nota 3/5)
Idade 20 # Jogos 3 # golos 0

Tem uma característica que partilha com Carrillo – quer a bola para si, para procurar desequilíbrios e servir os companheiros mais adiantados. Nem sempre as coisas lhe saem bem, como ontem quando tentou uma bicicleta (12’), após passe teleguiado de João Mário, ou rematou cruzado (15’), após passe de Slimani. Mas os adeptos perdoam-lhe. É jovem e tem um potencial imenso.»

Considero um erro tremendo estabelecer compararações entre as actuais valias de dois jogadores em tão diferentes estágios de evolução, como serão os casos de André Carrillo, 24 anos e a cumprir a sua 5ª época no plantel principal do Sporting e Gelson Martins, 20 anos, chegado há poucos meses a esse mesmo patamar do futebol leonino.

Será da mais elementar justiça recorrer a um fácil exercício de memória e recordar o desempenho da primeira época da esperança peruana depois de chegar ao Sporting, para ser treinado, primeiro por Domingos Paciência e depois por Ricardo Sá Pinto, com os primeiros passos de Gelson Martins sob o comando de Jorge Jesus, para se perceber com alguma verdade e imparcialidade, diferenças, semelhanças e créditos. E nesta condição, sem que minimamente se pretendam colocar em causa os atributos técnicos de qualquer deles, parece-me que o internacional português levará vantagem sobre o peruano, reflexo da excelência da formação que ao longo de quase cinco anos teve possibilidade de receber no Sporting.

Gelson Martins acaba de ser lançado na primeira equipa do Sporting, depois de quase completamente assimilados os princípios do jogo, o sentido colectivo, a solidariedade, a abnegação e a mística leonina, que André Carrillo, chegado virgem em todas estas matérias, só teve oportunidade de assimilar no plantel principal, ao fim das mesmas épocas que Gelson passou na formação leonina. É essa "décalage" que dá uma vantagem que ninguém poderá menosprezar, à jovem promessa que a Cidade da Praia viu nascer.

O futuro, sempre imprevisível, será o melhor avaliador. E só ele nos dará a resposta sobre a evolução de Gelson Martins nas próximas seis temporadas do contrato que o vincula ao Sporting até 2021 e a confirmação ou não da carreira de André Carrillo, que os "deuses" parecem pretender, apressadamente, afastar para longe de Alvalade, sem se compadecerem com os interesses do homem e do atleta!...

Ironicamente, do mal de uns sempre resultará o bem de outros!...

Leoninamente,
Até à próxima

7 comentários:

  1. eu devo viver num mundo à parte!!!!

    há coisas que por mais que me expliquem, por mais que eu peça para me explicarem como se eu tivesse 10 anos, depois como se tivesse 6 e por fim, como se tivesse 2 aninhos, em nenhuma delas consigo perceber esta fixação pelo Carrillo.

    em pleno Santiago Bernabeu, o melhor jogador do mundo, se fica 3 jogos sem marcar um golo já o assobiam, já o querem dali para fora o sustento em termos de golos duma equipa à anos e anos seguidos.

    nós Sportinguistas, ai que medo que o Carrillo se vá embora...ai que problema porque o carrillo é (supostamente) o nosso melhor jogador...foda-se já cansa!!!!

    o fcp ficou sem hulk, falcao, lucho e ganharam
    o slb ficou sem aimar, di maria, enzo, Witsel e ganhou

    nós Sportinguistas, perdendo um unico jogador já é o fim, já não ganhamos nada, JJ nao presta, Presidente não presta, tadinho do Marco Silva, bla bla bla pardais ao ninho!!!

    já chega pessoal....vamos mas é apoiar independentemente de concordarmos ou não.

    com a vossa família acredito que vocês não concordado com uma atitude por parte deles vocês não se comportam assim, por isso, com a família Sportinguista comportem-se de igual modo.

    não levem este comentário como uma lição de moral, é apenas preocupação com a minha família Sportinguista

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao caro "Tomaláesta Scpfcpslb" eu direi que o seu comentário não é uma lição de moral, será, quando muito, a voz da razão, que subscrevo com todo o sportinguismo que há em mim!...

      SL

      Eliminar
  2. Lembro-me de na 2ª e 3ª época do Carrillo no Sporting eu ainda escrever aqui pela blogosfera que se tratava de um eterno junior prometedor mas que nunca mais parecia confirmar-se como valor seguro, por óbvia falta de eficácia e constância. Na 4ª época (com Marco Silva) finalmente comecei a achar que era capaz de dar jogador, que é coisa bem diferente de ser um hábil executante. Acho que Gelson vai mais adiantado. É ainda inconstante, por vezes compreensivelmente inseguro nas acções (dribles para o lado errado, cruzamentos precipitados, e remates sem convicção) mas está num patamar que Carrillo não atingira há 2 épocas atrás. Vai ser melhor jogador que Carrillo embora não venha a ter nunca tanta capacidade de jogo aéreo como aquele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu estimado Amigo Vitor Cruz, acredita na minha satisfação pela sintonia da nossa apreciação em relação a André Carrillo e Gelson Martins, até na capacidade máxima que poderá ser atribuída a um e a outro na singular vertente do jogo aéreo, dado o facto incontornável das diferenças físicas serem favoráveis ao peruano: altura 1.80/1.73 e peso 73/66. Mas como a faceta do futebol aéreo representará sempre uma reduzida expressão na função de um extremo, tanto encostado à linha como quando avança em diagonais para o miolo, nunca serão esses 7 centímetros que impedirão Gelson de se afirmar no futuro como um jogador de craveira superior, como ambos lhe prognosticamos.

      Grande abraço e fortes desejos de que a tua recuperação já tenha entrado em regime de cruzeiro.

      Eliminar
  3. E a maior diferença é que Carrilho termina o contrato no próximo ano e Gelson só o termina em 2021... Por isso para quê investir e valorizar um jogador que irá para outro clube?! Será muito melhor valorizar um jogador que no futuro nos possa dar mais valias desportivas (e já no presente)e financeiras. E se Carrilho continuasse a jogar, sem renovar contrato, no futuro, as situações similares iriam repetir-se sempre.

    ResponderEliminar
  4. O problema carrilho chama-se ele sair a custo zero.
    vai para outro clube de borla. Passado um ano esse clube vende por uma pipa de dlnheiro e é tudo lucro, lucro que poderia ser do scp. Abrimos tarde de mais os olhos. Ele ja esta seguro por um clube português

    ResponderEliminar
  5. Até poderá já ter acordo com alguém! Mas não jogar até maio do próximo ano ainda poderá fazê-lo mudar de ideias. O que não aconteceria caso continuasse a jogar. Se continuasse a jogar ainda chegaria em melhores condições a esse tal clube.
    Mas Carrilho não é o jogador que querem, principalmente agora, fazer crer.

    ResponderEliminar