quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Tenho saudades de Júlio Machado Vaz!...


Descredibilizar a liga não é o caminho

«Cedo se percebeu no defeso que a época seria complicada. Da mudança de Jesus do Benfica para o Sporting a novo e enorme investimento dos dragões, foram muitos os milhões gastos para que se chegue a títulos nos três grandes. Daí às constantes guerras dos departamentos de comunicação, das informações passadas aos comentadores engajados e tentativas de desestabilização do adversário... um ápice. Nada de novo, diga-se, mas que esta temporada parece atingir novos limites. Algo que dificulta o nosso trabalho, o do leitor e, claro, de quem no meio disto tenta seguir um caminho ditado pela sua cabeça.

Aos dirigentes pede-se contenção e capacidade para perceberem o impacto das suas palavras. O recente confronto de Rui Gomes da Silva com o ‘Dragões Diário’ insere-se no pior que nos pode ser servido. Para além de apelarem aos instintos mais básicos dos adeptos, os argumentos utilizados são demasiado rasteiros.

Custa-me entender o que se pensa conquistar com o constante rebaixamento dos rivais. O Benfica é muito grande, com uma história imensa, mas não existe sozinho. A rivalidade com FC Porto e Sporting torna-o ainda maior. Acusar uma equipa de jogar dopada porque ganhou o clássico é minar a credibilidade da liga por um capricho. Felizmente, na sua longa e bonita caminhada, o clube teve líderes que fizeram dele um emblema respeitado.

Não sou cliente de programas em que os comentadores defendem os clubes para além da inteligência. No futebol, como na política, há demasiada gente a opinar de camisola vestida. Vale dinheiro. Clube, como partido, temos todos. Mas que isso não nos torne cegos.»
(Bernardo Ribeiro, Entrada em Campo, in Record)

Ainda não atingi o estágio que Bernardo Ribeiro confessa sem rebuço: ainda vou assistindo aos vários programas em que alguns "paineleiros" defendem os clubes com a camisola vestida para além da inteligência.

Mas confesso que quando chega o momento de ouvir "a morsa" no Prolongamento e o "paralítico mental" no Dia Seguinte, não resisto e, por insuportáveis, mudo de canal e volto mais tarde, logo que esgotado o tempo que já me habituei a projectar como habitual nas suas dementes exposições! Na impossibilidade de contribuir para a alteração da linha editorial de tais programas, que vivem de sangue, peixeiradas e chamadas de valor acrescentado, não me resta alternativa, sempre à espera de um dia assistir que às palavras se sucedam os actos e esses dois energúmenos desapareçam de vez dos programas...

Tenho saudades de Júlio Machado Vaz!...

Leoninamente,
Até à próxima

10 comentários:

  1. Estava eu sentadinho a começar a ler o post que retrata o que dizia este senhor e..... eis senão quando... !!!!...PUMBA...!!! (Saiu-lhe.... mas já está....!!! Não há volta a dar... Fugiu-lhe a 'caneta' para a verdade....)

    "Algo que dificulta o nosso trabalho, o do leitor e, claro, de quem no meio disto tenta seguir um caminho ditado pela sua cabeça."

    ESTÁ TUDO DITO...!!! A distinção entre eles, os que os leem e os outros (os que pensam pela sua cabeça é muito elucidativa....) E como sempre disse... Mais vale um mau desonesto... mas assumido...!!! Que um bom honesto... hipócrita, falso e vendido...!!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O amigo ZE que me perdoe, mas não entendi onde pretendeu chegar!...

      SL

      Eliminar
    2. Comungo do seu sentir, amigo Álamo e, receio bem, o amigo Zé equivocou-se.

      Eliminar
    3. Só queria ressalvar que.... eu, mesmo enquanto leitor, serei SEMPRE um "pensador pela minha cabeça"... (talvez por isso os critique tanto......, e esteja sempre de pé atrás com essa classe que, permanentemente, tenta manipular a opinião dos outros... - e mais..., tem a presunção que o consegue... - 'Levo com eles' todos os dias... sei do que estou a falar... )

      Que um jornalista faça a destrinça entre eles... os que os leem.. e ainda aqueles que pensam pela sua própria cabeça... é que me deixou alerta... ou melhor... deixou-me... 'convencido'...

      Talvez seja uma questão interpretativa, em que o português é tão fértil... Também, cada qual lê aquilo que quer ler... eu..., li-o assim....!!!

      Quiçá me tenha equivocado... quiçá esteja a sobrevalorizar uma frase em detrimento de um conteúdo... quiçá..., ou quiçá ... não....!!!

      SPORTING SEMPRE

      SL

      Eliminar
  2. isso da xaropada parece que correm muitos boatos por aí

    ResponderEliminar
  3. Caro Álamo,

    ainda no outro dia fiz referência a esse benfiquista (não lampião) no blog "és a nossa fé"

    tentou-se defender o Seara e o Simões que estão longe, muito longe do Júlio Machado Vaz.

    Mesmo que o Seara e o Simões, aparentemente façam o papel de gente de bem, que até querem que o SPORTING ganhe nas competições europeias, são lobos com pele de cordeiro.

    a mim não me enganam, e até acabam por ser piores que o guerra e o gomes da silva, porque esses ao menos sabemos ao que vão!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Piores não direi, por ser impossível! Mas terão nuances muito semelhantes!...

      SL

      Eliminar
    2. O que é facto é que o lã-piurso RGS admite, quase que expressamente, que os jogadores do seu clube recorrem a ...auxílios extra.
      Ora bem e veneno por veneno: será que os fruteiros injectaram alguns "suplementos vitamínicos" na fruta, cientes de que as galinhas o iam fazer no ...milho?
      Às tantas... sabe-se lá! ...Certo, certo, é que, aí a partir dos 60 mnt, as galinhas perderam "pedalada", já não havia galo que as arrebitasse e "as raposas", ainda que sem eira nem beira, andaram por terrenos do galinheiro a enfiar as bichas no ninho.
      Será que...
      Será que, como diz o Dragões Diário, a Porta 18 fechou e os "suplementos vitamínicos" chegam por outra porta e outra via e não são da mesma qualidade?

      Dos factos, nós, os comuns mortais e comuns(e ignorantes) assistentes nada sabemos. Mas vamos ouvindo e tentando perceber o que andarão a tentar esconder por detrás de tanto alarido. Elas andam doidas, doidas! e não me parece que seja apenas e só porque entraram leões e dragões no galinheiro. Deve haver mais qualquer coisa - às tantas a porta 18 era a da frente e havia outra, na retaguarda.

      Parece-me muito curto pensar que Carcela não serve para coisa nenhuma, pois por ali nada sai; que Tabarato (ou lá o que é ou foi) está a ficar muito caro em comida e em dietistas; que o Guedes (CS dixit) está tapado pelo Carcela ( ou será pelo Tarabato?).
      Será que a "estrutura" que mandou os jogadores de férias na pré-época e, agora, o Nuninho ( o rapaz está mesmo uma fofura!) prá Formação (?), receia que "os salpicos" de tanta competência abram os olhos aos benfas?

      Na 1ª pág da bíblia lampiónica de hoje, escreve-se no título de um artigo de RGS que "O Sporting, g é instrumento do FCPorto".
      Pois eu digo que as galinhas andam doidas, doidas, doidas que elas andam - mas
      ao que parece, RGS ensandeceu. De vez !

      Eliminar
    3. Ora aqui está um comentário que eu subscrevo sem pestanejar! Bem haja amigo Liondamaia!...

      SL

      Eliminar