quarta-feira, 9 de setembro de 2015

SPORTING: os melhores resultados operacionais da sua história!...


Em comunicado enviado à CMVM [LINK], a Sporting SAD revela ter registado no último exercício, os melhores resultados operacionais da sua história.

Eis o teor da notícia difundida pela agência LUSA, pouco antes das 23:00 horas de ontem:

«"Na época desportiva 2014/15 a Sporting SAD apurou os melhores resultados operacionais da sua história, no valor de 23.463 milhares de euros. No mesmo período, a Sociedade apresenta um resultado líquido positivo em 19.333 milhares de euros", pode ler-se na nota enviada à CMVM.

Na base destes resultados, a SAD 'leonina' refere que a variação nos resultados líquidos face ao exercício anterior (368 milhares de euros) encontra suporte, essencialmente, "no forte aumento de rendimentos (proveitos e outros) em quase 13 milhões de euros, bem como por uma mais eficiente gestão das transações com passes dos atletas, que permitiram gerar um rendimento líquido superior a 17,1 milhões de euros (10,8 no exercício económico anterior)".

Já ao nível dos rendimentos, a SAD 'verde e branca' refere que o aumento verificado, superior a 23 milhões de euros, é justificado, sobretudo, pelo efeito combinado de aumento das receitas provenientes da participação na Liga dos Campeões e Liga Europa, no incremento das receitas com bilhética e no aumento das receitas com publicidade e patrocínios.

No âmbito dos gastos, a Sporting SAD revela ter havido no exercício de 2014/15 um aumento, em valor absoluto, dos gastos totais incorridos.

"Não ocorreu, contudo, qualquer inversão na política de contenção de gastos, mas, antes sim, uma aposta numa maior dinâmica da atividade, tendo em vista posicionar a Sporting SAD, de forma permanente, entre as melhores equipas portuguesas, da qual decorreu a assumpção de maiores encargos", lê-se na nota.

O Sporting acrescenta que na época desportiva 2014/15 manteve uma forte política de contenção em matéria de encargos com o pessoal, que representam 48% da estrutura de gastos operacionais (59% em 2013/14).

"Realce-se, contudo, que os custos com o pessoal - cujo valor absoluto permanece inalterado face ao verificado na época desportiva que lhe precedeu - incorporam uma diminuição de 40% face aos gastos da mesma natureza incorridos em 2012/13", acrescenta.

Deste modo, segundo o Sporting, os capitais próprios sofreram um incremento superior a 125 milhões de euros, os quais se apresentam como positivos em 30 de Junho de 2015 no montante de 7.043 milhares de euros (eram negativos em 118.030 milhares de euros, em 30 de J
unho de 2014), "o que acontece pela primeira vez em largos anos".

A SAD 'leonina' sublinha que o exercício económico 2014/15 fica marcado pela continuidade do plano de reestruturação financeiro e organizativo da Sporting SAD, implementado inicialmente no exercício económico anterior.

"Foi com enorme satisfação que o conselho de administração da Sporting SAD viu, em Maio de 2015, reconhecido pelo Comité de Controlo Financeiro dos clubes da UEFA, entidade que fiscaliza o cumprimento das regras de 'fair play' financeiro, o trabalho desenvolvido nestes últimos dois anos pelo actual conselho de administração, que, herdando um processo daquela instituição face aos prejuízos acumulados pela anterior administração na ordem dos 85 milhões de euros em duas épocas, conseguiu uma recuperação financeira que de imediato suspendeu o risco de sanções mais gravosas e que poderiam levar à suspensão da participação pela Sporting SAD em competições europeias e demais possíveis sanções pecuniárias e disciplinares", sublinhou.

A finalizar, a nota destaca que em 30 de Junho de 2015 o passivo total da Sporting SAD ascendia a 228,4 milhões de euros, inferior em 36,2 milhões de euros face ao verificado no mesmo dia de 2014, o que representa uma diminuição de 14%.»

Ainda a quente e gerindo com dificuldade a satisfação que a divulgação de tão espectaculares resultados trazem a este humilde adepto sportinguista, apenas me apraz acrescentar...

Os cães ladram e a caravana passa!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. A venda do Rojo está neste Relatório e Contas? Hmmmm....a poucas semanas da resolução do caso nao seria prudente esperar pela decisão do TAS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Pereira, penso que uma equipa que consegue alcançar resultados desta natureza, terá ponderado devidamente essa possibilidade...

      Eliminar
  2. Há cães que ladram para avisar que há uma enorme vala na estrada onde a caravana pode ficar atolada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas esta caravana tem os seus batedores e operacionais, e quando chegar à vala, já terão sido tomadas as providências necessárias para que prossiga sem sobressaltos...

      O tempo em que a programação do caminho da caravana era feita em cima do joelho... JÁ ERA!...

      Eliminar