sábado, 19 de setembro de 2015

Enterrar a cabeça na areia nunca foi inteligente!...


Encruzilhada no Sporting

«A estrutura do Sporting — que ainda não existe e tenta adaptar-se aos efeitos do turbilhão que constituiu a entrada de Jorge Jesus em Alvalade — está cheia de nós e, para os desatar, vai ser necessário um trabalho de muita paciência e, como se sabe, paciência é uma coisa que, historicamente, em termos de consolidação de estruturas e meios, não abunda em Alvalade desde os tempos de João Rocha.

Com quatro jornadas da Liga realizadas e três jogos disputados fora de ‘casa’, o Sporting encontra-se no topo da classificação e, no final da jornada 5, considerando que existem três candidatos ao título e um FC Porto-Benfica este domingo no Dragão, a situação desportiva dos ‘leões’ até pode ficar ainda mais desanuviada. Mas, para isso, necessita de vencer na segunda-feira o Nacional e, como aconteceu na época passada com Marco Silva, o calcanhar de Aquiles deste Sporting de Jorge Jesus começa a revelar-se: os jogos disputados em Alvalade, entre os quais se destacam, precisamente, os dois pontos perdidos para o Paços de Ferreira e esta derrota com o Lokomotiv Moscovo, no arranque da Liga Europa, depois do desaire (duríssimo) que constituiu o falhanço da entrada na fase de grupos da Champions. É, pois, preciso perceber por que razão o Sporting não consegue aproveitar o ‘factor-casa’…

Quer isto dizer que as ondas de choque provocadas pelas alterações organizacionais promovidas em Alvalade, com a decisão de Bruno de Carvalho em contratar Jorge Jesus para ser não apenas o treinador da equipa principal mas o ‘cérebro’ do futebol sportinguista, não conhecerão impacto negativo e ambiente de pré-ruptura enquanto o Sporting se mantiver no comando do campeonato. Se isso deixar de acontecer e se porventura a equipa e o plantel começarem a dar sinais de que não são capazes de suportar a concorrência de Benfica e Porto, cada qual também com os seus problemas internos, o Sporting entrará num corredor escuro, cuja travessia poderá ter consequências absolutamente dramáticas…

Como sempre, no futebol, os resultados mandam. E se o Sporting não conseguir resultados, principalmente no campeonato, o projecto é posto em causa, serão Bruno de Carvalho e Jorge Jesus na berlinda… ‘e tudo o vento levou’.

É só nesse plano que se pode entender a obsessão de Jorge Jesus em capitalizar todos os recursos do plantel para o campeonato. Já era assim no Benfica. É assim, também, no Sporting, com a agravante de — em Alvalade — se estar a lutar por um título que foge aos leões há 14 temporadas. A decisão voluntária de reduzir, desportivamente, a importância da estreia do Sporting na presente edição da Liga Europa teve consequências brutais neste jogo de quinta-feira com o Lokomotiv Moscovo, que não passa de uma equipa razoável e não é, definitivamente, um papão. A escolha do onze e o próprio reconhecimento público de Jesus de que as alterações profundas na equipa-base 'foram a pensar no campeonato' já podiam explicar muito do que (não) se viu sobre o relvado de Alvalade. Mas se acrescentarmos os efeitos decorrentes da forma como o Sporting geriu o caso Carrillo — assumindo a sua exclusão — mais se percebe a ideia de fragilidade que os leões deixaram passar ao longo de quase todo o jogo. E a conclusão principal, para além da forma quase desleixada como a equipa e o treinador abordaram o embate com os russos, quase dizendo "ganhem lá isso que a gente não se importa", é que o Sporting, depois de tantas tentativas, ainda não resolveu o seu problema central: a defesa. Tem bons médios e avançados, mas a defesa continua a ser medíocre, como atesta a profusão de golos sofridos pela equipa leonina – consequência das debilidades do processo colectivo, mas também das insuficiências individuais dos jogadores do sector mais recuado. Quando se capta a sensação de que o melhor central do plantel é Ewerton… parece estar tudo dito.

Parece evidente que a decisão de Jorge Jesus em deixar Carrillo de fora, no meio (ou no fim?!) de uma negociação difícil com o seu representante, entronca na desvalorização assumida deste jogo com o Lokomotiv. Se na quinta-feira o calendário indicasse, por absurdo, um Sporting-Benfica ou um Sporting-FC Porto para o campeonato, a decisão seria a mesma?… As declarações de Jorge Jesus, no final do jogo, sobre a exclusão do peruano causaram alguma polémica, mas ao dizer que se tratou de uma decisão exclusivamente desportiva não estaria ele a querer dizer que a decisão foi dele e só dele, independentemente daquilo que for o sentimento e o desfecho ditado pela Administração?…
(Rui Santos, Pressão Alta, in Record)


Penso que valerá a pena aos sportinguistas que o hábito ou o acaso trouxerem a este cantinho de leoninidade, debruçarem-se com atenção sobre este texto de Rui Santos, sem sofismas e sem nele pretenderem ver fantasmas ou objectivos inconfessáveis. Este jornalista será o que todos dele conhecemos e mais aquilo que cada um possa pensar, mas é um profundo conhecedor do futebol português e será um grave erro desprezar ou menorizar a sua opinião.

Concorde-se ou não com aquilo que de uma forma geral explana nesta sua crónica, penso que constituirá uma contribuição importante para a compreensão da actualidade do Sporting Clube de Portugal....

Enterrar a cabeça na areia nunca foi inteligente!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Mas que crédito merece o Rui Santos para alguém se debruçar sobre o que diz? Por ser sportinguista? O crédito de alguém obtém-se quando esse alguém é consequente nas suas opiniões. E o RS não o é. Na época passada o que ele dizia do Jesus. O gozo que fazia do "pretoguês" do JJ. Portanto, o que diz ou escreve o Rui Santos vale o que vale.
    Fora do contexto: - Uns dias atrás alguém aqui comentava que a contratação do argentino Cervi, foi uma jogada de mestre de Bruno de Carvalho, para inflacionar o valor da transferência para o Benfica, já que o Sporting nunca esteve interessado no jogador. Ontem o Expresso online mostrou o documento que mostra o contrário. O Sporting até ofereceu 6 milhões já depois do jogador estar apalavrado com os lampiões. Isto serviu sim para o Carrillo assinar brevemente, já que assim o clube tem mais 6 milhões a acrescentar àquilo que estava disposto a pagar pela renovação do peruano. Valha-nos isso. Há por aqui muitos opinadores a idolatrarem o BC. Vamos lá ver onde ele vai conduzir o Sporting. O clube não tinha dinheiro, despediram-se trabalhadores. reduziram-se vencimentos, venderam-se jogadores e por aí adiante. Agora aparecem milhões. Sabe-se que não são de fundos, porque o presidente é contra os fundos, (vamos lá ver o que vai dar o processo com a Doylen), e que quando acordarmos ou o Bruno der às de Vila Diogo vamos dar conta que o clube afinal já não é dos sócios.

    ResponderEliminar
  2. ""A direção do Sporting vai pedir aos associados, na assembleia geral (AG) de dia 27, autorização para contrair um empréstimo de 77,1 milhões de euros,""

    Fico preocupado

    ResponderEliminar