sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Pois que nunca vos doam as mãos por obra tão meritória!...


«Caros Amigos Leitores e Seguidores de 'Leoninamente'!

Devolveu-me, o criador deste espaço de leoninidade, o nosso querido Álamo, o desafio que lhe fizera de dar corpo a uma ideia que lhe propusera.

Há dias, numa troca de comentários com o amigo Basco "O Leão", descobrimos que nascemos na mesma Clínica! Daí, surgiu-me a ideia de que, se somos amigos todos aqui, e temos em comum o acrisolado amor ao Clube do Leão Rampante, na maioria sem nunca nos termos visto nem mais magros nem mais gordos (e acreditem que me une enorme amizade ao Álamo sem nunca nos termos encontrado, ele explicará como), porque não marcarmos um encontro, um almoço, algures no centro geométrico dos nossos diferentes covis ( Aboim Serôdio, não dá para irmos todos até aí, mas podemos tentar marcar para quando vier ao torrão natal), para finalmente, pelo menos os mais assíduos, como o Max, o Basco, a Leoa Maria, o Aboim Serôdio, o LiondaMaia, o "8", o Álamo, eu e outros que queiram, se possam finalmente conhecer em pessoa, dar uns abraços, e na boa companhia de um repasto, falar do amor que a todos une? O que dizem? Não se marca data para já, lanço " o réptil", como diz um querido amigo. A data vem depois, bem como o local.

Fica o Álamo, que bem mereçe esta alegria pela sua dedicação e amor ao blogue e ao Sporting, à espera de ver esta família de rija juba ( perdão, amiga Leoa Maria, no seu caso decerto sedosa juba), reunir-se para devidamente homenagear o criador deste "bando de irmãos" que nasceu por obra e graça de "Leoninamente".

Um Abraço enorme a todos,
José Lopes»
(Texto de José Lopes, leitor assíduo e Amigo de Leoninamente)

Pois que nunca vos doam as mãos por obra tão meritória!...

Leoninamente,
Até à próxima

23 comentários:

  1. Mal comecei a ler rasgou-se-me um sorriso de orelha a orelha!
    Quando acabei de ler só pensava na palavra, Presente!
    Lá estarei onde for melhor para todos. Vivo no oeste, zona a norte de Lisboa, mas até Coimbra, Bairrada, Aveiro ou mesmo ao Porto vou ter convosco.
    Digo isto sinceramente, basta combinar o dia e hora com uma antecedência razoável e lá estarei.
    Muito obrigado pela convocatória. Saudações Leoninas.
    Basco "O Leão"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Basco

      vivo em Lisboa(alta de Lisboa), se pretender boleia terei todo o gosto em levá-lo.

      um abraço

      p.s- cabem mais 3 com jeitinho, quem quiser que avise o Álamo que tenho a certeza que ele me fará chegar a informação.

      Eliminar
    2. Boa tarde.
      Aceito a boleia com todo o gosto, desde que possamos dividir as despesas de portagens e gasolina/gasóleo porque a vida custa a todos.
      Abraço
      Basco "O Leão"

      Eliminar
    3. Caro Basco,

      como fui eu que convidei fazemos um negocio à lá vouchers, ou seja, pagamos metade/metade, mas a minha metade fica mais cara que a sua pode ser?

      depois para acertarmos contas o amigo Basco paga-me uma loira, daquelas bem fresquinhas;)

      Eliminar
    4. +1
      (e mais não digo, que a foto deixou-me o estômago aos saltos).

      Eliminar
    5. Tá feito!
      Venham de lá essas loiras...
      SL
      Basco "O Leão"

      Eliminar
  2. José Lopes
    Eu aceito o réptil, mas que me lembre nunca comi e penso que não gosto de répteis, pois prefiro um roncante como o da feliz imagem escolhida pelo Alamo.
    Infelizmente as minhas disponibilidades de tempo não são muitas (o Álamo sabe a minha vida) mas marcada a data com uma certa antecedência, tudo farei para acertar com a minha agenda.
    SL

    ResponderEliminar
  3. Bom dia. Acho uma excelente ideia.
    Terá a palavra o anfitrião!
    SL

    P.S.-Também o meu filho nasceu nessa clínica.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,

    eu gostava muito que isso acontecesse.

    seria um prazer encontrar-me com alguns dos meus familiares de clube.

    abraço a todos

    ResponderEliminar
  5. É claro que eu gostaria de lá estar...

    Tenho no entanto necessidade de marcação com algum prazo, pois sobretudo os fins de semana "são terríveis para mim" (Só Deus abe a ginástica que muitas vezes tenho de fazer para estar em Alvalade)...

    É claro que se houver possibilidade de juntar amigos em vez de cada um ter de ir em transporte próprio...isso ainda seria melhor

    (Se possível, "candidato-me desde já a uma boleia" por exemplo do amigo Francisco...ou outro...)...

    Este espaço é um espaço "civilizado" (mesmo "a convivência" às vezes com animais de penas ou um ou outro palermoide que por aqui aparece...faz parte da "abertura" do homem civilizado...as todas as criaturas do Universo ...mesmo as que rastejam...!)...

    Uma coisa eu prometo...: se me não for de todo possível estar presente, farei tudo para que uma garrafita de ginja de Óbidos "esteja presente" nesse encontro...!!

    Abraço e SL

    ResponderEliminar
  6. Excelente ideia. Parece que eu sou o que estou mais a sul! Veremos para onde fazem a marcação. Eu, se fôr, irei obviamente acompanhado do meu parceiro de jornada, o Uolly.

    ResponderEliminar
  7. Acho uma brilhante ideia, seria para mim um prazer poder conviver alguns momentos, com pessoas que tal como eu, comungam dos ideais leoninos, mas a verdade é que tenho responsabilidades de ordem familiar, das quais não posso fugir e não me deixam disponibilidade, tornando impossível essa participação.
    No entanto quero deixar aqui a minha gratidão ao amigo José Lopes, por se ter lembrado de mim, e desejo com toda a força que esse convívio seja concretizado, e aí garanto que estarei presente em espírito...

    Abraço e SL

    ResponderEliminar
  8. Caríssimos:
    Isto começa a ser mesmo uma família:
    - o Basco( que nasceu no mesmo sítio que eu) vive no Oeste; eu tenho uma casita perto do Cadaval!
    - o Maximino manda uma ginja de Óbidos. Outro do Oeste! Amigo Max: se fôr a do Ibn Arrik Rex, onde se come o melhor chouriço assado de Óbidos, acompanhado de ginja, ainda melhor!
    Isto compõe-se!
    Nota final para o amigo 8: essa do lançar o réptil é só um trocadilho. Eu cá nem de réptil nem de ciclóstomo ( leia-se lampreia) gosto, se me desculpam a embirração.
    Então vamos lá: ainda este ano ou para o próximo, o quepreferem?
    Abraço grande
    José Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Lopes
      Eu também nem répteis nem ciclóstomos. Já crustáceos não enjeito. Mas qualquer bitoque será suficiente para justificar a reunião.
      Só o dono da loja, pacientemente a não levar as nossas mensagens à guilhotina, ainda não se pronunciou....

      Eliminar
    2. Alto aí Amigo "8", eu devolvi o "réptil" ao Amigo José Lopes, por entender atribuir a mim próprio um mero "papel de espectador", ainda que muito interessado. E até acho que com a imagem que publiquei, acabei por emitir uma opinião de que já recebi aplausos entre os leões amigos! Portanto, Amigo "8", eu irei até ao fim do mundo com os meus amigos, mas agora o testemunho está na mão do Amigo José Lopes! Quem tem de correr é ele, eu apenas aplaudirei, faça ele a corrida que lhe der na gana! Leoninamente, farei apenas aquilo que me "mandarem"!...

      SL para todos, com um grande abraço

      Eliminar
  9. Amigo José Lopes, sou de Óbidos e moro a cerca de 2 Km da Vila...

    A do Ibn Errik Rex é boa mas a que eu normalmente levo para os encontros de sportinguistas não lhe fica atrás...

    Não sei se o amigo conhecia o Ibn do tempo do seu fundador o saudoso Montez, um bom contador d histórias e um "maravilhosos mentiroso"...

    O Montez tinha também uma casa de antiguidades e nesta... duas caveiras em lugares diferentes do estabelecimento...
    Na sua "maneira de mentir" o Montez dizia um dia a uns turistas que aquela caveira era de Napoleão (ele nunca fazia por menos...) e na sua maneira extraordinária de "enfiar o barrete" aos seus clientes, dizia aquilocom tal de veracidade que se não acreditavam...pelo menos parecia...

    Pois dando a volta às diversas antiguidades da casa, chegaram junto da caveira mais pequena e alguém perguntou...: e esta ...de quem é...?
    E o Montez "quase distraidamente" foi dizendo...: ahhh essa...era do Napoleão...!!
    Alguém mais atento perguntou...: mas então como é isso...não disse que aquela ali atrás era do Napoleão...?
    A sim, pois disse...esta era do Napoleão quando ele era criança...e aquela era de quando ele era adulto...!!

    Isto é preciso ..."é saber vender"...!!

    Pois vamos lá então ver, como finalmente se arranjará maneira de juntar um óptimo grupo de sportinguistas...!

    Abr e SL

    ResponderEliminar
  10. Caríssimos Amigos sportinguistas,
    Lembro-me que, quando estudava Matemáticas Gerais na Universidade do Porto, eu detestava determinantes. Por estranho que pareça eu sou o menos determinante de todos porque só lá chegaria de avião! O nosso grande Amigo Alamo conhece pormenores da minha vida no que é o único por entre nós! Eu reparto os 12 meses do ano entre dois países sendo que é a partir do mais longínquo de Portugal que eu levo menos tempo a chegar seja ao Porto seja a Lisboa! Como só vou a Portugal quando me apetece nada me impede de me apetecer no período do "tal" encontro! Com isto quero dizer que, se informado a tempo e horas, eu organize as minhas apetências em função disso! Costumo alugar um carro quando vou a Portugal e tanto me dá colocar o meu TomTom para sul do Porto como para Norte de Lisboa! Mantenham-me informado é tudo o que peço!
    Até lá vários meses vão por certo decorrer! Creio que o e-mail do Leoninamente vai ser a base das nossas rotas e eu estou vaidoso de o conhecer e já o ter utilizado!

    SL de somewhere in the middle of nowhere

    ResponderEliminar
  11. Caro Max:
    Claro que a minha estima pelo Ibn Arrik Rex vem do tempo do Montez. É famoso o episódio das caveiras do Napoleão e outro também, qu decerto conhece, de uma imagem de Nossa Senhora que, quando um visitante mais afoito lhe perguntou de quando era, ele respondeu: "É uma Nossa Senhora de Fátima do século XVII!"
    Fico contente também de o nosso Embaixador do Leoninamente nas terras das "moules" e da boa cerveja ( Rochefort, Westmalle e Chimay, ou seja as trapistas mais comerciais têm a minha preferência), aceite o nosso desafio.
    Creio que o melhor será, num próximo post, colocarmos à votação duas ou três datas e locais, se calhar pedindo aos que se quiserem inscrever para enviarem mail ao Álamo, nosso líder do encontro.
    Grande Abraço a todos,
    José Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bela sugestão das 2 ou 3 datas à votação, seguida de mail para o amigo Álamo.
      Em Novembro entre o dia 6 e o dia 22, há dois fins de semana em que o nosso amor não joga. Dias 12/13 e 19/20 não há compromissos futebolísticos do nosso clube.
      Se quiserem marcar para um jogo em que o Sporting se desloque, também poderá ser interessante... almoçar e ver a bola entre companheiros de "sofrimento".
      SL
      Basco "O Leão"

      Eliminar
  12. Amigo José Lopes, no "casao" da Sª de Fátima do Séc. XVII, parece que os contornos finais foram mais complicados...

    O comprador parece que era um diplomata brasileiro...
    Quando "mostrou" a precisosa joia de uma imagem do Sec. XVII de uma Aparição no sec. XX...parece que foi gosado por se ter deixado enganar...

    O Montez, ao que se dizia, teve de devolver o dinheiro e pedir desculpas da "brincadeira"...
    Mas o Montez era mesmo assim...

    À porta do Ibn ele tinha um fogão em ferro fundido com uma placa a indicar "Bar", um dia disse-lhe...: tem aqui uma peça bonita e logo ele rematou...: uma peça do sec XVIII...ao que eu retorqui...:
    Meu amigo...vai ter de limpar esta gravação aqui no tampo que diz "Fábrica Oliva" é que nesse século a Oliva ainda não existia...

    (Era um "grande ponto" o Montez...e um "bom" aldrabão...
    Não "tão perigoso" porém...como os aldrabões lampiões...!!)

    Mas tinha uma boa ginja...uns bons petiscos...e bom vinho do Porto (para quem lhe caia nas graças...)...

    Abraço e SL

    ResponderEliminar
  13. Caro amigo Àlamo
    Pena que, sendo da Fogueira, não tenha ilustrado a foto com um espumante da sua terra , Quinta das Bageiras, por ex
    LT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estará a ser injusto comigo ou então será leitor muito recente de Leoninamente!...

      Já faz tempo que aqui publiquei um post, exclusivamente dedicado ao meu amigo Mário Sérgio Nuno e aos "néctares dos deuses" que a sua arte e dedicação nos dão o privilégio de poder sentir o aroma e o sabor!...

      A foto que agora publiquei obtive-a com tempo limitado para aprofundar a busca e fazer uma selecção a preceito. Apenas isso e nunca descortesia para com a qualidade produzida na Quinta das Bageiras, onde já tenho o privilégio de ir tantas vezes...

      De qualquer modo, entendo como justo o seu reparo.

      SL

      Eliminar
  14. Caro amigo
    Nao entenda o meu comentario como critica.
    Apesar de visitar o seu/nosso blog diariamente só ontem comentei , pois como ainda tenho uma costela bairradina( o meu sogro é da vizinha Ancas) nao podia deixar de fazer esse reparo.
    SL e continue o excelente trabalho em prol do Sportinguismo que nos une

    ResponderEliminar