sábado, 15 de outubro de 2016

É por estas e por outras que Jorge Jesus não dorme de noite!...


O que disse o jogo da Taça em Famalicão e as dificuldades que se antevêem no próximo jogo em Alvalade, contra o Borussia de Dortmund para a Liga dos Campeões, mesmo tendo em conta o último resultado conseguido em casa e a suposta e estranhamente muito divulgada onda de lesões que por lá grassa com quase meio plantel de baixa, não hão-de concorrer muito para que as próximas três noites de Jorge Jesus sejam dormidas com a tranquilidade que ele desejaria. Julgo mesmo que não será tolice da minha parte adivinhar-lhe uma boa meia dúzia alargada de dores de cabeça que muito dificilmente lhe permitirão conciliar o sono. Senão tomem nota:

1 - Douglas e Paulo Oliveira formaram uma dupla ainda demasiado desarticulada no controle da profundidade e do fora de jogo. Julgo que não constituirá problema qualquer deles ser chamado a substituir Coates ou Semedo, mas como dupla ter-se-à revelado demasiado crua.

2 - Jefferson já deixou de ser problema de JJ. Julgo que de jogo para jogo estará a virar pesadelo: em vez de aprender parece estar a desaprender, em vez de defender abre alas aos extremos, em vez de centrar agora descentra. Difícil de descortinar o seu futuro.

3 - Meli e Castaignos talvez estivessem nas cogitações de JJ para o segundo tempo de Famalicão, mas o desenvolvimento da partida haveria de deixar de novo essas estrelas(?) sem minutos e nem ele próprio saberá o que fazer desses dois emplastros. E a Taça da Liga ainda vem tão longe!...

4 - Petrovic, para cúmulo agora de baixa, apesar da defesa intransigente do seu técnico, parece bem lançado para se revelar o "flop" da época e levar JJ a praguejar em surdina, baixinho e só para ele.

5- Elias, bem, o moço tem vindo a subir de produção de jogo para jogo, mas aquelas perninhas ainda tremem demasiado para um rapaz da idade dele e até parece que a bola queima quando lhe chega aos pés. Com o bafo de William nas costas, espevitou qualquer coisinha, mas será que algum dia se atreverá a fazer metade do trabalho de Adrien?!

6 - Markovic com os dois golitos que já marcou, vai salvando as aparências, mas que chegou com a "psico" pior que o chapéu de um pobre, todos temos visto. Julgo que se irá ver da cor dos melros para chegar ao que já o vimos outrora fazer por cá.

7 - Alan Ruiz terá que se ir preparando para lá pelo Natal abrir os cordões à bolsa e oferecer um bolo-rei ao padrinho JJ. Não fora a teimosia do amadorense, ainda estaria na equipa do Meli e do Castaignos.

8 - Campbell, bem, se este é o Campbell que eu vi no Brasil, então terei que despedir o meu oftalmologista! Deve-se ter enganado na receita da porra dos óculos! E uma coisa que me vem intrigando é o facto de JJ ainda não ter dito com quantos quilos a mais é que ele terá chegado a Alvalade e que, pelos vistos, ainda não perdeu. Lá está, deve ser dos meus óculos!...

9 - André, pois, André parece ainda não ter "aterrado" em Alvalade e continuar lá pelo seu Brasil, brincando na areia. Talvez lá pelo Ano Novo já tenha percebido que por cá na Europa nenhum defesa lhe dá tempo de pensar! Pode ser que quando abrir a época das castanhas, quentinhas e boas a estalarem cinzentas na caçarola, se entusiasme e resolva fazer lembrar o Liedson. Com o devido respeito por tudo aquilo que esse matador "resolveu".

10 - Schelotto, enfim, não sei de o doutor Frederico Varandas lhe estará a tratar daquela amnésia intermitente que por vezes o apoquenta. Mas enquanto a cura não chegar, quem vai ficando amnésico é o Jorge Jesus.

11 - Zeegelaar será um "case study" muito complicado. O homem ainda não dominará suficientemente o português e depois de JJ lhe dizer que deveria ser mais agressivo a defender, não é que com cada adversário que lhe surge pela frente comete uma falta?! Oh homem, que raio de exagero é esse? Será que JJ lhe dá a volta ou o Jonathan Silva terá de regressar em Janeiro?!...

Depois deste desfiar de rosário, sabem quantos sobram? Isso mesmo, dezassete!...

É por estas e por outras que Jorge Jesus não dorme de noite!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Ora bem:

    1 - Douglas e Paulo Oliveira: de acordo. Isso mesmo!

    2 - Jefferson: em cheio, Álamo. Um lateral inseguro e que centra ridiculamente mal...Algo me diz (e não estou a brincar) que ele tem um problema de profundidade de visão (Percepção de Profundidade.

    3 - Meli e Castaignos: "emplastros"? Pelos Céus, não. Por alguma razão, JJ não lhes dá oportunidades. Ele é que sabe...

    4 - Petrovic: erro de casting. Infelizmente.

    5 - Elias: pode crescer. Não é o Adrien, nem poderá substituí-lo alguma vez. Prefiro um Bruno Paulista amadurecido, mas Elias pode ajudar se for mais assertivo. Espanta-me que, ao lado do "monstro" William (maravilha!), não se sinta guardado, protegido, com as costas quentes.

    6 - Markovic: pois. O caro Álamo parece ter gostado do que viu dele noutros tempos. Eu não. Sempre o achei um flop. Markovic não é jogador para o Sporting - a menos que se torne um leão, um lutador, um daqueles que, à semelhança de Slimani, DÁ SEMPRE TUDO. Duvido...

    7 - Alan Ruiz: remata forte. E mais nada. E aquela entrevista inepta lança duvidas sobre a sua inteligência.

    8 - Campbell: um brinca na areia, talvez? Parece desmotivado...o que me espanta.

    9 - André: qualquer semelhança com o Liedson é...miragem. Prefiro o jovem Castaignos ao André.

    10 - Schelotto: parece-me um jogador potencialmente portentoso. Mas não decide bem, nem mede bem o esforço.

    11 - Zeegelaar: prefiro o Jonathan Silva a este rapaz. Mas não é mau. É jeitoso. Só que é também irregular e tem uma capacidade de concentração baixa.

    No meio de tudo isto, salva-se e bem o Beto e o Bas Dost, já que Meli e Castaignos são, por força das circunstancias, incógnitas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com este comentário do caro Chronus, sinto-me mais confortado e menos sozinho! Pode ser que JJ ainda venha a fazer leões de todos este "gatinhos"! A minha esperança está nele, se conseguir debelar a tempo as dores de cabeça!...

      Eliminar