quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Eles não sabem nem sonham o valor da nossa força!...




O meu direito à opinião está a ser censurado

«A maior parte das pessoas que gosta de acompanhar blogs e outras redes sociais sobre o nosso futebol desconhece a "caça" ao conteúdo que Tv´s como a RTP, TVI24 ou a SportTv andam a fazer nesses mesmos espaços. E não deviam. Deve ser um assunto debatido e aberto à opinião de todas as partes. Pela minha parte considero um sinal de despotismo dos canais quererem ter muita audiência, quererem ver repercussão do conteúdo que transmitem na opinião pública, mas não estando dispostos a que “outros” façam a escolha do que deve ser partilhado. A todos os níveis é uma forma de censura e eu julgo que não podemos de deixar de lutar por qualquer que seja a liberdade de opinião, a nossa Democracia depende totalmente disso.

O processo é bastante simples. Um qualquer canal denuncia um conteúdo no facebook por infração aos direitos de autor e esta rede social é automaticamente obrigada a retirar o conteúdo, ameaçando fechar o espaço se existirem posteriores denúncias semelhantes. É preciso que fique bem claro que o debate sobre até onde deve ir o direito autoral, especialmente de conteúdos informativos está bastante avançado noutros países que consideram uma ameaça ao direito de opinião o acto de limitar ou proibir o acesso e a difusão livre de qualquer conteúdo.

A verdade é que, no dia em que forem os grupos económicos (e as TVs são parte dos mesmos) a “controlar” o que se diz e o que se pensa no nosso dia-a-dia, as nossas sociedades estão severamente ameaçadas nos seus direitos fundamentais e na manutenção de uma opinião pública protegida de propaganda, censura ou outro tipo de comportamento ditatorial. Não tenhamos ilusões, o poder financeiro, o dinheiro, o liberalismo sem respeito pelos princípios da democracia…é bem capaz de ser a parte mais visível da anunciada queda do paradigma das sociedades ocidentais. 

Recentemente vi dois vídeos retirados desta página de facebook, tão pouco é relevante o tipo de conteúdo que exibiam, mas é absurdamente relevante que a minha vontade de “falar sobre eles” ou usá-los para fundamentar uma opinião me tenha sido negada, tão somente porque a TVI24 achou um atropelo ao seu direito de autor do programa “Prolongamento”. Acho ridículo e ofensivo que as leis do meu país, a constituição que regula o meu dia-a-dia não proteja o meu uso de um conteúdo informativo já difundido e não defenda o meu direito a emitir opinião. Que o senhor Zuckerberg cumpra as leis da Irlanda quanto aos direitos de autor até compreendo, o que já acho estranho é a atitude da TVI (neste caso) que entendo como uma péssima falta de respeito pela minha cidadania. 

Posso até garantir-vos que a censura aos conteúdos realizada pelos vários canais de tv estão a incidir particularmente sobre quem critica negativamente a qualidade e utilidade de alguns dos seus programas e de alguns dos conteúdos que exibem. Posso garantir-vos também que os adeptos sportinguistas, responsáveis por páginas semelhantes a esta, estão a ser alvo de uma perseguição online a este tipo de vídeos, usando o argumento dos “direitos de autor” para calarem a desmontagem da propaganda mascarada de informação e debate, uma das ferramentas mais funcionais e estratégicas usadas pelo “cartel de paineleiros” benfiquista. 

Se isto não é o suficiente para cidadãos, como eu sou, se juntarem para defenderem os seus direitos fundamentais, constitucionais, livres e democráticos, então não sei para que exerço o meu direito de voto, pois os meus governantes preferem os direitos de autor de 10 segundos do senhor Pedro Guerra a injuriar um responsável do meu clube à minha liberdade de o criticar. No caso da RTP o caso será ainda mais grave, pois o serviço público pelos vistos não acolhe a liberdade de um contribuinte poder usar conteúdos que pagou para serem produzidos. 

Façam o favor de usar a caixa de comentários para emitirem a vossa opinião e sobretudo reflectir nos passos que podemos e devemos dar para lutar contra esta “ditadura”. Convido-vos também a partilhar o post, para que a minha mensagem e convite possa chegar ao maior número de possas, não só Sportinguistas, pois hoje somos nós, amanhã podem ser quaisquer outros cidadãos que se atrevam a manifestar-se contra o tal “sagrado conteúdo” televisivo


Leoninamente só pode dizer presente ao apelo de Javardeiro, na convicção de que esta será muito provavelmente a primeira medida e simultaneamente a primeira prova, da estratégia concertada muito recentemente - as provas fotográficas difundidas pela blogosfera leonina são iniludíveis e irrefutáveis! - pela "central de propaganda goebbelsiana vermelha"!...


Outras medidas como por exemplo a invasão de "anónimos vermelhos" que entope as caixas de comentários da blogosfera leonina e a permissividade exibida por todos, repito todos, os orgãos de CS com edições online, nas caixas de comentários "edificantes" às crónicas e artigos que publicam, pela mesma "seita anónima vermelha", em flagrante contraste com a "dureza do lápis azul" usada para com comentadores leoninos!...

Deixemo-nos de ser ingénuos e perguntemos quantas páginas do "facebook" da imensa "legião vermelha" já foram apagadas e os respectivos autores sujeitos a represálias?! Serão apenas os adeptos leoninos o exemplo paradigmático da sordidez e do insulto barato?! Não creio que o senhor Zuckerberg seja benfiquista ou que tenha necessidade de se preocupar com o grau de civilidade da ridícula pequenez das páginas portuguesas. Mas não duvido que alguém por ele, nas margens deste nojento "pântano do futebol português", também estará a alinhar com a "estratégia dos "DDTs"?!...

O ataque é concertado, generalizado e sério! E da resposta inteligente e em profunda união da blogosfera leonina, dependerá a derrota que merece!...

Eles não sabem nem sonham o valor da nossa força!...

Leoninamente,
Até à próxima

11 comentários:

  1. É triste, Álamo.

    E há muito que venho avisando os meus irmãos Sportinguistas de que os elementos da máquina de intoxicação e propaganda encarnada estavam a desenvolver um ataque concertado ao Sporting para impedir que se descubra a Verdade.

    E há muito que digo que há dois grupos de comunicação social que fazem parte desse ataque.

    E, infelizmente, há supostos sportinguistas que defendem um desses grupos, não hesitando em destacar primeiro, e atacar depois, Sportinguistas que denunciam o que esse Grupo anda a fazer. Isso sucedeu comigo há semanas.

    Assim, sem união, e permitindo que interesses, conhecimentos e amizades interfiram nos interesses do Sporting, o clube da propaganda mafiosa e vergonhosa ganha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela minha parte eu (que até oficialmente já não sou português) tenho "alertado" com frequência para essa verdade mas, por razões que são minhas, tenho-me limitado à RTP já que das outras eu nem sequer as vejo!

      Tendo copiado parte do meu comentário do IE (questão de hábito) e por causa dos acentos agudos, isto não constitui uma "resposta" ao meu caro Chronus mas, com essa transferência de texto, desapareceu-me a janela dos comentários!
      SL

      Eliminar
  2. Agora já encontro a tal janela de comentários...Isto de informática está longe de ser a minha praia mas...felizmente que sou teimoso!

    ResponderEliminar
  3. Para já o que deveria acontecer era "cortar" o "mal" pela raiz...
    Qualquer comentário que "cheirasse" a lamparina...
    Era pura e simplesmente cortado...
    Já lhes basta terem na mão a CS...
    Usarem ainda por cima espaços sportinguistas...
    NÃO...!!!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo amigo Max, recordar-se-à de um post recente que aqui publiquei, apontando nesse preciso sentido. Agora apenas publico comentários de benfas, quando cobertos de ridículo! Nós, sportinguistas, também precisamos de rir e se for à custa dos lampiões, seria um crime vedar esse gozo a todos os meus amigos!...
      SL

      Eliminar
  4. Caro Aboim,

    se me permitir uma sugestão, tente usar o Mozilla Firefox (se ainda não o usa). Tente mantê-lo up-to-date tanto quanto possível. O IE integra bem com o Operating System, mas traz alguns problemas.

    Se precisar de ajuda, quer eu quer o Álamo podemos ajudar via email. Sportinguistas ajudam-se sempre, digo eu.

    Sistemas operativos, software, firewalls, etc - tudo isto parece desnecessariamente complicado, mas é o mundo em que vivemos. Persistindo, domina-se bem este meio (como eles dizem nos USofA, no need for a computer store or a computer nerd).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Face à gentileza da disponibilidade de Chronus, aqui fica, amigo Aboim, a manifestação incondicional da minha. Em jeito de confirmação do conselho de Chronus, direi ao amigo Aboim Serodio, que no dia em que abandonei o IE, reduzi quase a zero problemas semelhantes que também sentia. Hoje utilizo o Google Chrome, mas amigos meus já me teceram boas referências ao Mozilla Firefox...

      Eliminar
  5. Eu quero agradecer a ambos, Chronus e Álamo, a disponibilade de me ajudarem nos meus problemas informáticos, mas creio que já atingi (ou ultrapassei) a idade de ter capcidades para aprender coisas novas mesmo contando com a minha teimosia! Desde já dou a autorização ao Álamo de comunicar o(s) meu(s) endereço(s) electrónicos ao Chronus e de, at the same time, me comunicar a do Chronus com a sua (dele) autorização também! No meu iPhone tenho Safari e numa tablette que adquiri há menos de um mês estou a tentar aprender algo de Android mesmo se este nada (ou pouco) tenha a ver com os outros navegadores. Por outra palavras começa a ser areia a mais para a minha carroça!
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será o que farei, logo que o Chronus faça rolar a página até ao limite inferior e envie para o endereço que aparece à esquerda, o seu endereço, já que a autorização ficará implícita. E se a minha capacidade dedutiva estiver certa, creio que não encontraria melhor monitor para o curso intensivo que se seguirá, caríssimo amigo Aboim Serodio.

      Um enorme abraço meus amigos, na certeza de jamais haverá "idades com limites de capacidade para aprender coisas novas". Ora essa!!!...

      Eliminar
    2. ...Entre Sportinguistas, ergam-se pontes.

      Boa noite a ambos, caros leões.

      Eliminar
  6. Isto só muda com vitórias no futebol senior. Enquanto isso não suceder, vamos andar sempre nesta lamúria (com razão).

    ResponderEliminar