terça-feira, 25 de outubro de 2016

Continuo a apreciar a "Bancada de Sócios" do Record!...


HORTA/PIZZI, REFORÇOS LEONINOS E AULA DE NUNO

«1. Deve Rui Vitória manter Pizzi na posição 8 quando André Horta estiver em condições de voltar ao onze?

Leonor Pinhão: «Tão simples»

Um dos méritos de Rui Vitória é saber trabalhar com coerência e pragmatismo estas situações de entradas e saídas no onze titular. O resultado é que todos os jogadores se sentem olhados da mesma maneira pelo treinador e cada oportunidade é encarada não como um teste ou uma experiência mas como a expressão da mais alta confiança. A posição 8 não escapa à regra. Horta regressará à equipa quando for conveniente para ele, para Rui Vitória e para a própria equipa. Tão simples.

Rui Calafate: «Pizzi e mais dez»

Pizzi é o Adrien do Benfica e tem sido o seu melhor jogador neste início de temporada. André Horta é um jovem que foi promovido a melhor jogador do Mundo pelos do costume, mas ainda tem tudo para provar. Pizzi é um dínamo da equipa, Horta é um jovem com talento. Com tantas opções para as alas, Pizzi será uma opção segura para a posição 8. Rui Vitoria pode dizer que o Benfica neste momento é Pizzi e mais dez.

Nuno Encarnação: «Horta não provou»

André Horta, a meu ver, ainda não provou que é indiscutível no reforço do meio-campo benfiquista. Pizzi é um jogador maduro, irreverente e um criativo consequente. É preferível ter alguém assim do que ‘assado’. Não creio que Rui Vitória possa cometer erros à ‘Júlio César’ como em Nápoles, numa zona do terreno fundamental para qualquer equipa. 

2. Os reforços do Sporting têm sido muito criticados. É Jorge Jesus que não tem sabido potenciá-los ou os jogadores em causa nada acrescentam ao plantel?

LP: «Falsa questão»
Quando os resultados não são os pré-anunciados por algum lado tem de começar a embirração mas a questão é falsa. Bas Dost já resolveu jogos, Markovic já assegurou uma passagem de eliminatória na Taça, Elias já marcou um golo em Guimarães que foi muito útil e Campbell, no último sábado, marcou um golo que assegurou mais 1 ponto evitando males maiores. No entanto, a maior estrela e a mais produtiva entre os reforços tem sido o novo director de comunicação. Não se pode ter tudo. 

RC: «Escasso esforço»
O que vemos é que, com a excepção de Bas Dost, os reforços têm reforçado pouco. Face ao esforço do investimento realizado, todos os sportinguistas esperavam mais. A mim Elias e André não convencem e não gostei que Joel Campbell festejasse o golo do empate com o Tondela como se tivesse resolvido a Champions. Para lá de algum cansaço, há a percepção de que alguns reforços ainda não perceberam a grandeza do Sporting. Isso tem de ser corrigido. 

NE: «Existe mal-estar»
Não tenho a menor dúvida de que existe um mal-estar instalado dentro do balneário do Sporting. É natural que assim seja fruto das recorrentes declarações de Jesus sobre a capacidade e competência do próprio plantel. Jesus cavou um buraco em Alvalade e com sinceridade não sei como irá sair dele. Talvez Bruno de Carvalho lhe dê a mão... 

3. Nuno Espírito Santo explicou como se constrói um jogador à FC Porto. Foi uma oportuna lição de mestre ou um desnecessário exercício de vaidade?

LP: «Só alergia»
Nuno Espírito Santo é uma figura cordata e, só por isso, merece a estima até dos adversários. Para ‘mestre’, no entanto, ainda lhe falta um longo caminho como ele próprio reconhecerá sem esforço. Quanto à ‘vaidade’ não parece ser atributo seu. O momento que protagonizou na conferência de imprensa – e que, para o bem ou para o mal, muito vai render aos humoristas ao longo da época – nasceu da alegria de ver a sua equipa bater o Arouca e encarreirar para a discussão do título. 

RC: «Momento Kodak»
Foi no mínimo uma situação inusitada e ficou a sensação de que NES é melhor treinador que artista plástico. Não acho que ele tenha dado uma lição de mestre porque ele não é mestre, é um treinador em construção; mas também não me pareceu vaidade, pois a sua comunicação tem por base a discrição no discurso, um ‘brand’ pessoal de baixo perfil e a diluição do ‘eu’ na força do grupo. Foi um momento Kodak, para mais tarde recordar. 

NE: «Porto é diferente»
Foi uma lição sincera de quem conhece a casa e de quem jogou naquele clube. Quem é do Porto sente o que é jogar à Porto. Jogar à Porto não é jogar à Jesus ou à Vitória. Jogar à Porto é ter atitude, determinação e perceber que aquelas bancadas no Dragão não facilitam ao menor erro. É assim que se joga no nosso estádio. Quem não estiver preparado para esta pressão, pode rumar a Lisboa.»

(Bancada de Sócios, in Record)

Mais um momento "engraçade" proporcionado pela Bancada de Sócios, que me diverte e, também, me impõe uma certa reflexão.

No caso especial da rubrica de hoje, destacaria os lugares comuns a que a verve de Leonor Pinhão já nos habituou, e que passam e hão-de passar até ao fim do seu campeonato, pela presunção de que o universo gira em torno do seu delicado umbigo. Nada de novo e nada a fazer, sendo grande o meu esforço para levar até ao fim a leitura das suas lérias.

Vincar de seguida que do discurso de Nuno Encarnação retirei a impressão de que as vitórias alcançadas na Bélgica e sobre o Arouca o terão feito encaminhar-se para o ambiente que há mais de quatro décadas tive o privilégio de descobrir no Mercado do Bulhão. Até agora tinha vindo a reparar no cuidado da sua oratória, mas os pírricos três pontos na LC, mai-los três secos ao pobre do Lito Vidigal, devem-lhe ter feito estalar o verniz e se ainda não comprou a banca para vender o seu peixe, desconfio que estará em negociações. Talvez a conclusão do negócio esteja dependente do resultado que a décima jornada ditar. Veremos...

Finalmente, em Rui Calafate, o que há muito conheço e nele admiro, para além do privilégio da sua amizade: o inteligente equilibrio, a conhecida lucidez e a clara recusa de estereótipos comuns aos seus colegas de painel, resultado do superior patamar comunicacional que manifestamente o distingue deles.

Continuo a apreciar a "Bancada de Sócios" do Record!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário