quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Talvez não fosse preciso mais nada até Março!!!...



SILÊNCIO ENSURDECEDOR

«Respeito muito o estilo das pessoas, mas há estilos que podem acabar por revelar-se nocivos à própria função.

Explico melhor.

Sempre discordei que o Presidente fosse, no final dos jogos, com a equipa e o treinador, agradecer, em pleno campo, aos sócios; por uma razão elementar, as vitórias são dos jogadores e da equipa técnica, eles é que são as estrelas e a eles é que são devidos os encómios.

O Presidente não tem que ir a reboque de uma celebração que não é a sua, assumindo os louros de um protagonismo que não é, nesse caso – noutros será com certeza – merecido, nem justificado.

Os sucessos são dos jogadores; nos insucessos e nos momentos difíceis, quem tem de dar o peito às balas é o Presidente e só ele, as vezes que for preciso.

Não faz sentido ir recolher, mesmo que por tabela, os aplausos dos sócios e adeptos, quando as coisas correm bem, e, quando correm mal, guardar silêncio, condescender que outros arquem com o embaraço da explicação, ou pior, desabafar no facebook.

O empate com o Tondela em Alvalade, provocou uma legítima desilusão dos sócios, concretizada numa assobiadela, como há muito não se via; no ano anterior verificou-se igual resultado, mas não houve essa reacção.

A explicação é simples: o primeiro empate caiu do céu ao Tondela, nos últimos minutos de um jogo, mal arbitrado, em que o Sporting tinha, com muito empenho, dado a volta ao marcador; neste empate, em minha opinião, não se viu esse empenho, daí o compreensível desagrado.

Ora, com tantos canais de comunicação que o clube tem, em nenhum deles o Presidente se acha devedor de uma palavra, de um gesto que serene a ansiedade, que, como se sabe, nesta emoção colectiva que é o futebol, facilmente assenta arraiais? Será que os sócios têm de digerir estas frustrações sozinhos?

A qualidade dos dirigentes vê-se sobretudo quando as coisas não correm bem.»
(Carlos Barbosa da Cruz, O canto do Morais, in Record)

Com o natural aplauso, da justa excepção daquela insignificante franja melada verde lima, que a grande maioria dos sportinguistas, de forma tolerante, indulgente e contemporizadora, remeteram para o desprezível gueto de párias da grande nação leonina, Carlos Barbosa da Cruz não necessitaria de vir a terreiro vomitar o ódio, a azia ou mesmo o asco que o novo poder em Alvalade lhe provoca.

Há quase quatro longos anos que todos aprendemos a conhecê-lo. Não passará de um insignificante e reles esporo de cogumelo venenoso que o vento arrasta pelos ares, sempre à espera que a "mãe natureza" lhe proporcione as condições ideiais para germinar, reproduzir-se e... desaparecer.

"A qualidade da oposição dentro de qualquer instituição, vê-se sobretudo quando as coisas correm mal"!...

Mas, porém, todavia, contudo, os termos em que a sua pretensiosa crónica foi colocada, terão tido o condão de reforçar a sensação que me ficou no final do último jogo em Alvalade: teria preferido ver Bruno de Carvalho a enfrentar sózinho a "curva sul", depois de ordenar o regresso de técnicos e jogadores ao balneário!...

Talvez os apupos e assobios se  tivessem transformado, quiçá "milagrosamente"... em aplausos!...

Talvez não fosse preciso mais nada até Março!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

5 comentários:

  1. Se o Bruno de Carvalho tivesse dito alguma coisa diziam que ele era um incendiário e que estava a desestabilizar o Sporting. Como nada disse malham, na mesma. O que este Barbosa quer é o lugar do Bruno de Carvalho...

    Nestas alturas em que está toda a gente muito irritada e ansiosa, mais vale não dizer nada. O que tem de ser dito é lá dentro, dando mais confiança aos jogadores e alertando para que a equipa tem de melhorar os seus resultados.

    Note-se que há ali jogadores que nada sabem sobre o futebol português e sobre a necessidade do Sporting perder poucos pontos ao longo do campeonato. A reacção do Campbell ao seu golo frente ao Tondela espelha isso.

    A resposta tem de ser dada dentro do campo e os Barbosas que se lixem.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo Aboim Serodio, vejo-me pela primeira vez confrontado com esta "questão". Nesta resposta, tentarei descobrir consequências, sendo certo que dela não virá qualquer mal ao mundo. Esteja tranquilo.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabo de ensaiar o "erro" do meu amigo e concluí que a partir do seu clic em "notificar-me", todos os seus comentários seguirão para o meu endereço electrónico, até que o meu amigo anule a ordem. Julgo que bastará "ensaiar" novo comentário, voltar a clicar em "notificar-me" e desfazer a ordem segundo as instruções da janela que aparece.

      Esteja tranquilo, que eu estarei atento e nada de mal acontecerá a qualquer de nós, informáticos humildes...

      Eliminar
    2. Caríssimo Álamo, já lhe estou a dar trabalho a mais e, até porque escrevi "inadvertidamente" com um "v" em vez do "d" vou apagar o meu comentário até porque tenho que ouvir o LFV que está para os benfiquistas como o Marcelo para os portugueses! E logo eu que não sou nem uma coisa nem a outra (oficialmente, ça va de soi!).

      Abraço

      Eliminar