quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Está tudo dito!...


FAIR PLAY E BOA-FÉ

«O empate não teria sido apenas o resultado mais justo no jogo entre o Sporting e o Borussia Dortmund. Usando critérios de razoabilidade, sabendo que foi o guarda-redes a procurar o contacto com Dost, o empate foi o resultado. Um golo mal anulado não é, ao contrário de uma grande penalidade que ficou por marcar, uma mera interferência num possível resultado. É uma alteração do resultado.

Mas mesmo tendo sido beneficiados, os jogadores do Borussia queixaram-se da falta de fair play do Sporting, que não devolveu a bola depois de o guarda redes a ter chutado para fora para garantir assistência a um defesa lesionado. O fair play exige boa-fé, caso contrário transforma-se num engodo. Os jogadores do Sporting não continuaram a jogar por falta de desportivismo. Continuaram a jogar porque nos últimos 15 ou 20 minutos da partida deu-se um súbito mal-estar colectivo no Dortmund, com quatro ou cinco jogadores, à vez, caídos no chão, todos a precisarem de assistência médica, alguns a chamar a maca. E todos, acabada a descarada rábula que contou com a vergonhosa cumplicidade do árbitro, eram salvos por igualmente súbitas recuperações. Jorge Jesus disse que, ao ganharem tempo e ao cortarem o ímpeto ofensivo da equipa adversária, fizeram o que tinham de fazer e que isto é uma lição para o Sporting. Permitam-me discordar. Se eu quisesse ver gente deitada no relvado ia a festivais de Verão, não a estádios. Prefiro jogos que se ganham a jogar, não destruindo a própria razão de ser no futebol. Equipas que usam este tipo de expediente não merecem ser respeitadas. Podem, de facto, fazê-lo e serão tão mais eficazes quanto pior for a arbitragem. Não podem é exigir colaboração activa do prejudicado. O fair play é para cavalheiros, não para chicos-espertos.»

Está tudo dito!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. É um orgulho ter sportinguistas da estirpe do jornalista e comentador - Daniel Oliveira.
    bem haja, também, ao sportinguista Álamo, por dar a conhecer as crónicas deste lúcido sportinguista que tem o dom de nos iluminar a realidade, aparentemente, escondida na sombra.

    ResponderEliminar
  2. Perfeitamente de acordo...
    Não se pode querer exigir fair-play quando se não é sério nas acções e a equipa alemã foi tudo menos séria na sua acção de jogar...
    Se os jogadores do Sporting "teimassem" em fazer de "bonzinhos" assumiriam sim era o papel de parvos...
    Mas está visto que "isto" está bom é para os vigaristas...
    SL

    ResponderEliminar
  3. Não tinha lido esta crónica, mas acabei de fazer um comentário na Tasca do Cherba, em reposta a um infiltrado carnidense (que também os há por lá, embora procurem não dar nas vistas), no mesmo sentido. Só se devolve a bola a equipas dignas. O Borussia não foi digno.

    ResponderEliminar
  4. O fair play é uma treta !
    É uma treta que se usa e deita fora, depois de usada quando deu jeito- tal como o papel higiénico, afinal.
    À excelente crónica de DO terá faltado repisar que o árbitro, também numa manifestação de fair play, manteve os normalíssimos 3 minutos de compensação, não tendo considerado, portanto, o tempo das várias paragens no final do jogo.

    ResponderEliminar