domingo, 30 de outubro de 2016

Estaria a trabalhar para a "nota artística"?!...


Porto alivia carga a Jesus

Os dois pontos perdidos em Setúbal são mais graves do que os dois pontos perdidos em Tondela


«1 - Um campeonato de futebol é, com frequência, como uma peça de teatro. Os momentos psicológicos marcam o guião e, depois, as equipas estão condenadas a seguir o que fica escrito, até as de arbitragem. Ontem, o Porto falhou o seu momento psicológico (e o árbitro João Pinheiro também). Os dois pontos perdidos em Setúbal são mais graves do que os dois pontos perdidos em Tondela, porque atraiçoam o clássico da semana que vem com o Benfica e, pior, põem a equipa de Nuno Espírito Santo no mesmo saco em que está o Sporting, aliviando-o do azedume dos críticos. A poucos dias de jogar em Dortmund, Jesus agradece que desviem dele as atenções ou até que se relativize o colapso sportinguista, à luz da trajectória do Porto. Foi uma bênção. Por outro lado, o Benfica está dispensado de jogar na roleta. Ter sorte no Dragão significará esticar para oito pontos o colchão de penas em que o primeiro lugar já parece instalado; ter azar não trará nada de irremediável. Este momento psicológico é só para o Porto. Se provar que o Benfica sangra como toda a gente, será mais fácil acreditar quando lhe estiver nos calcanhares, a partir da semana seguinte. 

2 - Antes do Nacional-Sporting, William Carvalho contava dois penáltis convertidos em quatro tentativas. Bas Dost tem sete em sete e Bryan Ruiz dez em doze. Ambos estavam no relvado, anteontem, quando Jesus mandou o capitão chutar o quinto penálti. Às vezes, a estatística não é só uma lista de números aborrecidos que distorcem os factos e beliscam a experiência das velhas ratazanas de balneário. Jesus saberia qual é a taxa de Bas Dost (100%) ou decidiu a "olhómetro", como costuma dizer? Adrien nunca seria fácil de substituir, nem de fotocopiar, mas o Sporting comprou três médios neste defeso para se pôr a salvo de uma dependência que já era bem evidente na época passada. A mesma estatística que desaconselharia optar por William para marcar um penálti em pleno terramoto também diria, a tempo, que Elias é tão parecido com Adrien como Jesus com António Guterres.»
(José Manuel Ribeiro, Opinião, in O Jogo)

Às vezes esquecemo-nos do guarda-chuva em casa e, se chove, outro remédio não teremos que apanhar a chuva com as costas. Deve ter sido isso que aconteceu, simultaneamente, tanto a NES quanto a JJ!...

Claro que quando nos acontece apanhar a chuva com as costas, quem ficará a ganhar imediatamente a seguir, será a loja chinesa mais próxima. Na última jornada da Liga, a "loja dos chineses" que colheu o benefício fica por ali, bem próxima daquela outra loja onde partiram os dentes a um gajo qualquer de que já nem me lembro o nome.

Mas bem pior do que Jorge Jesus ter regressado da Madeira todo encharcadinho, será o facto de os adeptos sportinguistas não terem culpa nenhuma do esquecimento dele e terem ficado "mais amarrotados que o chapéu de um pobre"!...

Na realidade, só JJ para ir ao fundo da escala dos marcadores dos penáltis e escolher o último que todos nós escolheríamos! Até parece que não queria aquele golo tão cedo!...

Estaria a trabalhar para a "nota artística"?!...

Leoninamente,
Até sempre, Sporting Sempre!...

2 comentários:

  1. Porra! é bem verdade. Não faltava a falha grave do árbitro, ao não marcar 2.ª penalidade, do tamanho de uma catedral, ainda apareceu JJ a inventar um marcador de penaltis. A nota artística, espero bem que apareça 4.ª feira. Também acho que o FC Porto contribui um pouco para diminuir a minha azia.

    ResponderEliminar
  2. Não acho graça nenhuma a esssas excentricidades de Jesus. Para mim é incompetência, que deveria ser penalizada no seu salário. Se quer ser original e casmurro, que o seja na sua casa. Não me conformo... Em cinco jornadas perdeu nove pontos para Rui Vitória. E o outro é que não é treinador! A fé é mesmo uma coisa irracional! Ainda acreditam que o SCP vai obter um bom resultado em Dortmund... A realidade é que o SCP não joga nada: infelizmente. No campeonato, para o primeiro lugar, já não temos qualquer hipótese. Duvido muito que o Benfas perca sete pontos até ao fim da liga. Eles, nos jogos com os pequenos, não dão qualquer hipótese: a verdade é esta, por muito que nos doa. O Benfas tem tudo a ajudar, incluindo, a performance desastrosa da nossa equipa.

    ResponderEliminar