quinta-feira, 4 de maio de 2017

Pode ser o começo do fim dos DDT's!...




Tudo aponta para o fim da "Liga Salazar", também conhecida por "Liga Mickey Mouse" e que conduziu à "Liga da Treta" a que os beneficiados desejarão e eventualmente virão a colocar o pomposo nome de "Liga do Tetra"!...

A introdução da tecnologia do vídeo-árbitro (VAR)  já na próxima época, obviamente que de modo algum resolverá todos os problemas da arbitragem em Portugal. Mas é um caminho que muito provavelmente valerá mais do que todas as putativas alterações regulamentares, que por aí se adivinham em marcha acelerada, juntas!...

Pode ser o começo do fim dos DDT's!...
Leoninamente,
Até à próxima



9 comentários:

  1. E agora Bruno...!!! De que te acusarão agora...??? De populista a técnico audio-visual... De comentarista a utópico... Outros já teriam a sua estátua em pro de um futebol, simplesmente, justo e imparcial... (coisa frívola...!!!) mas enfim... como a ti..., a mim, isso pouco interessa...

    Resta saber quem vai fazer a gestão do sistema...??? Será a btv...??? Era o máximo... Obviamente que não... (este obviamente tem algumas, senão muitas, reservas...) mas vou gostar da cartilha em que as imagens da btv contradirão as do sistema oficial certificado... (Posso já começar a rir...???)

    Enfim... uma boa novela para ver os próximos episódios... Até lá, regozijamos com o fato de o "penta" estar, apesar de tudo (e não sendo tão criativos como os ddt's), um pedacito mais longe...!!!

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  2. Caro Álamo:

    Que bom esse seu optimismo.
    Lamento não dele partilhar.
    Eu vou fazer umas perguntas inocentes:
    - quem vão ser os video-árbitros? Antigos árbitros? Uma lista de pessoas que nem vamos saber quem são?
    -video-árbitro em todos os jogos? Isso implica cobertura adequada por parte do operador televisivo com muito mais câmaras? Então e os jogos da Pravda TV (vulgo benfas TV)?
    - as pessoas no Estádio, como sucede no rugby e no futebol americano, por exemplo, vão ter acesso audio em tempo real, através do sistema de som do estádio, à conversa entre o árbitro local e o VAR? E vão ver as repetições, nos ecrãs, como sucede também nesses sérios desportos?

    Só com tudo isto muito esclarecidinho acreditarei no VAR, senão tudo será mais da mesma treta, tipo:
    "- Ó leirós, foi penalty do Eliseu?
    - Ó Artur, ser foi, mas vamos dizer que não, contra o benfas sabes que temos instrucções de que não há grande área!"

    Um grande Abraço,

    José Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Erros não vão acabar, mas neste momento um jogador empurra outro antes de marcar um golo e o arbitro nao marca porque "não viu". Um defesa corta a bola com a cabeça e o arbitro marca penalty porque "viu mal e é muito rápido".
      Com o video árbitro, isso já nao é possível. O arbitro nao marcava penalty no jogo com o Schalke e nós tinhamos o jogo em Guimarães. Se assim não fosse era admitir que erraram por querer.

      Eliminar
  3. Isto parece-me tudo muito bem, mas tendo em conta que a decisão cabe sempre ao árbitro principal, as imagens não se podem tornar irrelevantes no decorrer do jogo se o árbitro decidir contrariamente ao que as imagens mostram?
    Se sim, vamos ficar na mesma... digo eu.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas nessa situação é mais dificil...
      "Esconder" a possivel má fé...

      SL

      Eliminar
    2. Nessa situação mais vale mostrar logo o cheque e certificam-se as contas... Pelo menos os impostos são cobrados... Já não se perde tudo... :-)

      SAUDAÇÕES LEONINAS

      Eliminar
  4. O fim dos DDT's...?
    Eu não deitaria ainda foguetes...

    Não me convenço que " os donos da verdade" aceitem " sem estrebuxar" que finalmente "a moral" também possa fazer parte da "verdade desportiva"...

    Vai ser mais dificil "tapar o sol com a peneira"...mas eles não vão "entregar" de mão beijada ...tudo o "que conseguiram nestes anos..."

    Mas há mais coisas a terem de ser mudadas, ou " desinfectadas"...

    Pois nada pode travar...a nossa esperança na mudança para melhor...

    Confiemos... O sol nasce para todos...e o seu calor, não pode "acariciar" sempre os mesmos...
    Antes é para todos e sem primazias...
    SL

    ResponderEliminar
  5. Esta notícia sobre a implementação do VAR a partir da próxima época só me chegou à hora tardia em que hoje abri o computador mas não deixou de ser para mim uma agradável notícia. Confesso que não sei quem foi o inventor dessa aplicação que já é de utilização corrente em vários desportos mas sei que não foi Bruno de Carvalho. Penso que a ele só lhe cabe o mérito da insistência para tal implementação. Da mesma maneira só merecem o demérito aqueles que a ela se opuseram.
    Mesmo antes dessa implementação já lhe estou a ver bastantes dificuldades que têm obrigatoriamente de ser resolvidas para que seja um sucesso.
    Não terei o tempo de as enumerar todas mas começo já por me perguntar quem será informado dos VAR's com antecipação. Admitindo que o monopólio da Sporttv continue vão haver jogos isolados (às sextas e segundas) em que só uma equipa de VAR's estará convocada o que pode ser grave. Para os poucos jogos a serem transmitidos em simultâneo eu proporia que os VAR's fossem sorteados somente uns minutos antes do jogo começar. Proporia também que a totalidade desses vídeos pudesse ser visionada no site da FPF durante todo o restante da época já que isso se resume a uma meia dúzia de terabytes. Havendo razões mais justificativas para tal os jogos a ser transmitidos pela BFV não poderiam fugir a essa regra fundamental.
    Sobre muitas outras dificuldades pronunciar-me-ei se achar necessário.
    Para terminar e só para ri acho que o FCP nunca mais poderá faler dos 30 penalties sonegados.

    ResponderEliminar