sábado, 4 de julho de 2015

A quarta via!...


A nova Trindade

"A integração de Octávio Machado na entourage do Sporting, como terceiro vértice do triângulo da superestrutura, faz antever um clube, uma equipa e um discurso de sangue quente. Será interessante ver como lidam consigo próprios, com os adversários, com o público em geral e, sobretudo, uns com os outros, Bruno de Carvalho, Jesus e Octávio. Eu só vejo dois caminhos possíveis: ou não encontram uma linguagem, e nesse caso Manuel Fernandes vai ter muito trabalho de diplomacia a fazer; ou se tornam amigos, o que talvez adie os conflitos (apesar de tudo, se é que eu percebo alguma coisa da natureza humana, inevitáveis). Há um terceiro caminho, claro, mas esse não é possível. É apenas ideal: Bruno e Octávio perceberem que é - e que deve ser - o treinador a mandar. Os caminhos ideais não servem para nada a não ser para, no fim, percebermos o que devíamos ter feito e não fizemos..."
(Joel Neto, Opinião in O Jogo)

O conhecimento da natureza humana de braço dado com a força da lógica, obrigam-me a reconhecer que Joel Neto não estará de todo errado no quadro que, com a coragem só ao alcance de um sportinguista, pretendeu mostrar-nos.

Mas creio que terá faltado no edifício que ergueu, uma porta, um outro caminho, uma quarta via, que poderá resultar de um compromisso entre as três vias que admitiu, sem que nenhuma se anule, mas que minimamente se cumpram.

É possível que esta "tríade de sangue quente" seja capaz de encontrar um original "esperanto leonino", alicerçado e condimentado com a intervenção activa e com o fervor do nosso "grande capitão".

É possível que com surpresa o futuro nos mostre que do vinagre, do azeite e da pimenta pode resultar o melhor dos molhos de uma inusitada amizade.

É possível assistir a uma governação pacífica da nação pelo triunvirato, com cada um a ter a noção exacta do estado que governa e sem que lhes sobrem preconceitos hegemónicos: a deus o que é de deus, a césar o que é de césar, ao general o que é do general.

E surge a quarta via que defendo e que consolidará todos os anteriores caminhos:

O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL CAMPEÃO!...

Leoninamente,
Até à próxima

8 comentários:

  1. BOOOMMMMM ,mais outra bomba, eu bem te disse que nao ia haver sorteio de arbitros porque isto nao passava na FPF.

    ResponderEliminar
  2. No "O artista do dia:o futebol portugues" estao a dizer que eu te ameacei de morte,eu nao me lembro mas se o fiz foi mesmo estupido e peco-te desculpa.Mas volto a dizer que nao me lembro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A memória do caríssimo Férenc Meszaros estará bem mais apurada que a tua!...
      Porque será?!...

      Eliminar
  3. So tenho a dizer uma coisa, os lobos são todos de sangue quente, no entanto vivem e atacam em matilha.......
    Não vejo onde está o problema...

    O exercício poderia ser feito com leões, o único felino de matilha.

    ResponderEliminar
  4. Adoro o molho de azeite, vinagre (muito, mas sem exagero) e uma pitada de pimenta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E então eu, amigo Liondamaia?!... Olhe que até chego a fazer sopinhas com pão!...

      Eliminar
  5. Em meu entender será:

    VIA VERDE!!!

    Vamos a eles como Leões e Leoas que somos, e o resto são... "peaners"...

    SL

    ResponderEliminar