sexta-feira, 17 de julho de 2015

A vertigem bélica de tão leoninos "generais"!...



Boas notícias para Jesus

"Depois de duas perdas traumáticas, que levaram o técnico a olhar para o defeso de outra forma - Ewerton e William Carvalho -, eis que a SAD do Sporting consegue dois reforços para Jorge Jesus: Teo Gutierrez e Naldo. O colombiano a primeira escolha do treinador para o ataque, o que obrigou Bruno de Carvalho a abrir os cordões à bolsa, o segundo já longe disso, mas ainda assim um dos centrais brasileiros indicados pelo homem que o leão foi resgatar ao rival da Luz para ser campeão.

Longe de ter o plantel completo e com duas lesões que o impedem de apresentar o melhor onze, Jesus segue para a África do Sul mais descansado. Teo não deve seguir viagem, mas em Lisboa trabalhará já o físico conforme as ideias de Jesus e estando em plena temporada, o colombiano precisará apenas de ganhar rotinas para se integrar no ataque leonino.

Tendo já nas fileiras Slimani, Montero e Tanaka, vendo chegar Teo e seguindo no mercado à procura de mais um ponta, parece claro que um dos homens da frente sairá. Mais, dificilmente o Sporting contratará apenas 3 a 5 jogadores. É conhecido o apetite voraz do treinador por reforços e como na Luz eles chegavam em catadupa. Terá de ser o presidente a travar esta ambição desmedida. Sob pena de se cometerem erros já vistos.



Facto é que a política de contratações do Sporting mudou. Chega experiência. Há menos apostas arriscadas e até agora não chegou nenhum flop como Rabia ou Shikabala. Gasta-se, talvez por isso, mais dinheiro. Mas se a ideia é ser campeão só assim essa meta poderá tornar-se realidade. Acertar neste mercado faria toda a diferença. Veja-se a época passada. Bruno de Carvalho e Jesus têm a palavra. São eles hoje os homens do futebol em Alvalade. Ou seja, 2015/16 será à imagem deles.



A excelente crónica de Bernardo Ribeiro, creio que traduzirá o sentimento generalizado do universo Sportinguista. É um facto que o Sporting se estará a apetrechar de um modo que agradará à grande maioria: "se a ideia é ser campeão só assim essa meta poderá tornar-se realidade"!

Porém, no meio da vertigem que parece ter-se apoderado dos homens fortes do futebol leonino, já me custa decidir entre os dois ditados populares que estabelecem uma aparentemente contraditória dicotomia: se o "o bom é inimigo do óptimo", ou se será o "óptimo que é inimigo do bom"!...

A virtude costuma estar a meio caminho entre o oito e o oitenta mas, aparentemente, recolhe-se a ideia de que em Alvalade o "cavalo terá tomado o freio nos dentes" e talvez seja hora de alguém lhe saltar para o lombo e puxar violentamente pelas rédeas para que o bicho se acalme! Talvez  Octávio Machado, com o seu saber, experiência e equilíbrio, possa ser o factor moderador, quiçá catalizador,  dessa vertigem bélica que parece ter tomado conta de tão leoninos "generais"!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. "É conhecido o apetite voraz do treinador por reforços e como na Luz eles chegavam em catadupa. Terá de ser o presidente a travar esta ambição desmedida. Sob pena de se cometerem erros já vistos."

    Parei de ler aqui.

    Aquelas patilhas...

    ResponderEliminar