quinta-feira, 7 de julho de 2016

E que venha domingo!...


OUTRA FESTA

«Foi por causa de uma passagem da Bíblia que durante séculos a Igreja defendeu que o Sol andava à volta da Terra e não contrário: nela, Josué pede a Deus que pare o sol para que o dia seja mais longo e assim possa ganhar a batalha que perderá se anoitecer. E se o sol se manda parar, é porque se move. Certo? Errado: a ciência provaria que o sol está quedo, é a Terra que se move. Só que não. Porque ciência nenhuma explica como Ronaldo faz o que fez: correndo como chita, saltando como canguru, voando como garça, Cristiano sustêm-se no ar enquanto todos os outros caem no solo pela força da gravidade, ele é uma fotografia parada no ar, os outros são um filme em movimento descendente, e depois de todos arrostarem na queda, ele, parado nas alturas, cabeceia e marca golo. 1-0. A meia-final começou aí, nessa elevação-suspensão. Três minutos depois, 2-0, passe de Ronaldo, Nani escorrega para o desvio e estamos na final.

Ronaldo é o maior.

Como é que uma equipa tão frágil se faz tão forte? Como é que uma seleção que começa tão mal continua tão bem? Como é que tantos coxeantes não se revelam coxos? Porque um conjunto são 11 mas uma equipa é um, que se supera quando é humilde, paciente e confiante; e porque Fernando Santos joga com as fraquezas certas e não apenas com as forças incertas.

Fernando Santos é o maior.

Que pare o Sol e a Terra, que desande a França ou a Alemanha, pois Portugal está na final e se a euforia mais irracional nos exalta o sonho, não nos exagera o orgulho. Serão recebidos como heróis. Venha domingo.»


Não posso deixar de aqui homenagear um dos poucos benfiquistas capazes de falar com inteligente simplicidade de religão, sem invocar deuses e de astrologia, sem fazer dos cometas os "astros-reis da nossa galáxia"!...

E que venha domingo!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. É nestes momentos...
    Que eu "sinto uma dor de cotovelo tramada"...por Ronaldo "ter sido formado no cubo mágico" e não na nossa Academia de Excelencia...!!

    Bem ...estou convencido que os habitantes do Emirato não ficaram muito convencidos...talvez sim...os camelos...

    Mas "camelos"...oi, oi...isso é o que mais temos por cá...e "com penas"...!!

    SL

    ResponderEliminar