sábado, 16 de julho de 2016

Preocupados, muito preocupados!...



E o Sporting começa a encarar, nesta estranha e tristonha pré-época, a "chapa quatro" como a coisa mais natural do mundo! De facto, esta equipa parece ter deixado a dinâmica, a circulação de bola, a consistência defensiva e a reacção à perda de bola reveladas na época passada, em Lisboa e terá partido para a Suíça ainda com restos de férias na bagagem.

Presume-se que JJ não deverá ter deixado de o fazer notar aos principais responsáveis, mas o que vimos hoje terá sido o "copy and past" do sumário das lições anteriores...

Particularizando, Azbe Jug terá descido ainda mais na fraca cotação alcançada no primeiro ensaio; a defesa, idem, idem, aspas, aspas; Petrovic ainda não sentirá as pernas de tanta tareia a que nunca na sua vida de atleta terá sido submetido; Bryan Ruiz talvez venha a terminar a carreira antes de conseguir desempenhar um papel parecido com o do campeão europeu Adrien Silva; Alan Ruiz apareceu ainda cansado da primeira parte contra a equipa de Jardim; Barcos ainda não se terá decidido para onde vai; e os outros, com a honrosa excepção de Gelson Martins, lá têm andado a fazer pela vida, mas continuam pobres e sem pecúlio amealhado.

Os jogos da pré-época, naturalmente, nunca hão-de decidir coisa nenhuma, mas julgo que as noites de JJ poderão ser tudo menos calmas e tranquilas. 

Os adeptos por cá, vão referendando o que vêem: uns magnânimos e tolerantes, outros, como eu...

Preocupados, muito preocupados!...

Leoninamente,
Até à próxima

8 comentários:

  1. Não estou preocupado, sinceramente. 13-14-16,três dias, três jogos, dois deles com equipas mais soltas, em fase mais adiantada de preparação (mais 3 semanas, creio, e estarão a disputar uma pré-eliminatória da Champions).
    Ora, como não há milagres, vou-me agarrando ao que de bom já vou vendo- o Gelson, por exemplo, mostra claramente que cuidou bem do físico antes do reinício dos trabalhos (mais solto e mais resistente que os colegas).
    Por outro lado, pedir aos jogadores, nesta fase dos trabalhos, que pressionem logo que perdem a posse de bola, é "estourá-los" em 10-15 minutos...
    De qualquer modo, pôde observar-se que a equipa já fez mais coisas boas do que contra o Mónaco, fizemos um bom golo (grande jogada do Gelson, o puto partiu o Criscito por 2-3 vezes!) e também foi possível ver, mas ver claramente visto, que a frente da defesa é um buraco, com os centrais a ajudar...
    Sem crise, amigo Álamo, vá por mim!

    ResponderEliminar
  2. absolutamente nada preocupado... o único jogo que eu vejo como mais a sério é o de apresentação com o Lyon e o 5 violinos com o Wolfsburgo. Até lá é tudo treino.

    Faltam PSV, Lyon, Villareal, Wolfsburgo, Betis e por fim Nice.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Liondamaia, obrigado pelo ânimo e creia que vou por si, mas continuarei preocupado até que os "nossos" campeões europeus regressem de férias e recuperem depois a sua condição física! Eu sei que ser campeão europeu é muito bonito, quando acontece à custa do Sporting e do Real Madrid e com benfas e andrades a aparecerem apenas nas celebrações. Eu também celebrei, mas sempre com a certeza de que um dia destes apareceria a factura. E ela aí está! Sei que não haverá crise, mas não sou capaz de evitar a preocupação: dentro de um mês começa o nosso "fadário" e de pouco valerão estes argumentos!...

    Só haverá uma coisa que me vai dando algum conforto! A tranquilidade de JJ! Defrontar este três tubarões da Champions no espaço de uma semana terá sido estratégico para o balneário?! Se o futuro o vier a confirmar, render-me-ei definitivamente a Jorge Jesus!...

    Grande abraço e SL

    ResponderEliminar
  4. Caro Álamo, estamos a enfrentar equipas de champions com muitos mais jogos nas pernas. Acho que (ainda) não há motivos para preocupações.
    SL

    ResponderEliminar
  5. Por estranho que possa parecer eu, que já estou farto de futebol, assisti (por livestreaming, claro) a boa parte dos 3 jogos! Contra o Monaco só se ouviam os espectadores e os seus palavrões já não sendo verdade contra o Nyon e o Zenith! Não estou muito preocupado se não é pelo GR já que ambos me pareceram muito inseguros. Creio que por duas vezes tive que ouvir os comentários de uma senhora (ou menina) que suponho pertencer aos quadros da Sporttv e que estaria por entre os eleitores dos melhores da época passada. Como é que ela se chama? Pergunto porque recebo muitos convites no Skype, onde tenho fotografia, e não gostaria aceitar dar-lhe paleio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimado amigo Aboim Serodio, acho que fará muito bem em não dar paleio à "catedrática" que tem feito os comentários da SportTV. Chama-se Helena Costa a "presumida iluminada", benfas até à medula e é alguém cujo "desamor" ao Sporting já teve a "delicadeza" de manifestar por diversas vezes e os seus comentários não surpreendem nenhum sportinguista atento. Parece que o único que não terá andado atento terá sido Bruno de Carvalho que teve o "deslize" de a convidar para treinar a equipa feminina com que o Sporting participará esta época pela primeira vez na competição máxima da modalidade. Ela declinou o convite! Os deuses terão entendido salvar o Presidente, da embrulhada em que a sua precipitação e ausência de ponderação o iriam meter...

      Abraço e SL

      Eliminar
  6. Dos dois extremos do ano passado, João Mário era o que fechava mais no meio, havendo jogos como contra o Porto em que praticamente jogávamos com três médios centro, ficando o Ruiz mais solto. Este ano o plano do Jesus será fazer do Ruiz o extremo mais central, dando o lado mais aberto a, parece-me, Gelson. Daí o Ruiz andar a treinar de Adrien. Acho que é isto :) (ou seja, a venda de JMario está a ser precavida)

    ResponderEliminar
  7. O Azb tem que ser emprestado a uma equipa da primeira divisao para jogar e ser titular..por isso temos que contratar um guarda redes para ser alternativa ao R.Patricio.
    Convem tambem despaxar o teo.Temos varios jogadores para essa posicao:Alan Ruiz,Bryan,Joao Mario,Podence e Iuri Medeiros.
    Ps:Nao entendo como podemos contratar o Petrovic tendo o Palhinha e o Bruno Paulista no plantel..
    SL

    ResponderEliminar