quinta-feira, 14 de julho de 2016

"Suficientemente mau para que façamos de conta que tudo está bem!..."


Muito provavelmente será tão natural a (des)sintonia entre o que hoje terá sido escolhido para as capas dos três desportivos cá da praça, sobre o desenrolar do primeiro amigável que o Sporting disputou ontem em Lausane com o Mónaco, como uma outra (des)sintonia que por aqui verifiquei entre uma franja significativa de adeptos sportinguistas e a minha própria opinião, que poderá traduzir-se numa clara dicotomia entre:

1 - "Demasiado mau para que façamos de conta que tudo está bem!...", ou,

2 - "Demasiado bom para que façamos de conta que tudo está mal!..."

Se nos pudéssemos centrar apenas nas impressões que alegadamente Jorge Jesus terá transmitido aos "media" no final do "treino", até seríamos confrontados com uma "terceira via":

a) - JJ admite que "defesa não teve andamento".
b) - JJ "satisfeito com a primeira parte".
c) - JJ afirma que "é o habitual nas minhas pré-épocas".

Ora entre toda uma panóplia de opiniões, qualquer delas a pedir meças às outras, julgo que qualquer delas sempre há-de depender do grau de exigência com que cada um partir para a sua análise. Aí residirá a eventual diferença que as separa!...

Por mim, sustentado em dois factos incontornáveis que ninguém conseguirá fazer-me varrer da cabeça e que todos terão que me permitir alinhar:

i) - O Sporting perdeu o título da época passada por ter "facilitado" no grau de exigência em alguns momentos que se viriam a revelar cruciais.

ii) - O Sporting não alcançará de novo esse desígnio na próxima temporada, se porventura persistir em manter o grau de exigência que se revelou dramaticamente nefasto.

Nesta condição e na exacta medida em que terá de ser sempre "de pequenino que se torce o pepino", permitam-me que continue a defender que o aconteceu ontem em Lausane, terá sido, com uma ligeira alteração de forma:

"Suficientemente mau para que façamos de conta que tudo está bem!..."

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Cada qual com a sua...
    O jogo de ontem para mim morreu. Hoje há outro.
    Isto é pré época no início => nada mais!

    Eu acho ridículo isto ser notícia, mas estamos no defeso e ter 3 jornais desportivos diários, é como ter 18, ou 20 equipas na Primeira Liga: um exagero.
    Desta forma, há que se inventar interesse, onde ele não existe.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Vc passa-se?
    Ontem foi o primeiro jogo da pré-época contra uma equipa que já levava 4 jogos de preparação...
    A cara de alguns jogadores parecia que precisavam de uma botija de oxigénio... Mesmo a má avaliação que eu fiz sobre Jug e Petrovic ainda vai ter de esperar alguns jogos para ser definitiva...

    Precipitações ? no! esperemos para tirar as ilações daqui a mais 1 semana ou duas.

    ResponderEliminar
  3. O Sporting não perdeu o título da época passada por ter "facilitado" no grau de exigência,como dá para perceber pela entrada no Top 3 de pontuação do Campeonato nacional.
    O Sporting perdeu o titulo, porque houve um outro clube que fez mais ainda, fez uma segunda volta do campeonato "completamente anormal" batendo todos os recordes de pontuação.
    SL

    ResponderEliminar
  4. Amigo Álamo, a equipa monegasca começa a competir na Champions! (pré-eliminatória) dentro de 3 semanas, salvo erro, pelo que estão numa fase muito mais adiantada da sua preparação (mais resistência, mais força, mais velocidade).

    Mesmo assim, não podemos ignorar alguns bons apontamentos na 1ª parte, com alguns bons envolvimentos. Só que, contra a força (e velocidade!)...
    Estou convencido que, lá para meados de Agosto, já com o AS Mónaco com ritmo de competição e nós a entrarmos nesse ritmo, ganharíamos.

    ResponderEliminar