segunda-feira, 16 de maio de 2016

Nada esteve certo na estratégia comunicacional do Sporting!...



FUTEBOL NO SEU MELHOR


«Terminou ontem o campeonato, campeonato que foi cozinhado com todos os condimentos que permitiram saborear todo um futebol no seu melhor. Emoção até ao último jogo e adeptos dos dois clubes sempre crentes no sucesso e no título de campeão. Foi bonito de ver.
O Benfica conquistou pontos que lhe garantiram o primeiro lugar e ficou na Luz um muito importante tri, um marco de enorme relevância na medida em que saca ao FC Porto a hegemonia do futebol português. Não foi o campeão uma grande equipa a jogar à bola, mas teve algum colinho, muita sorte e os méritos de equipa abnegada, solidária, unida e batalhadora. Às vezes resulta.

O Sporting foi, nesta época, um conjunto de belos fogachos e nesses fogachos praticou portentoso futebol, hinos ao jogo da bola. Em alguns momentos fraquejou sem explicação e demonstrou não ter ainda estirpe de campeão. Nas últimas jornadas, a forma como encheu os campos de vibrante e belo futebol leva a sentir uma incubação, para um futuro próximo, de grande brilhantismo. Está tudo lá, uma competente equipa técnica e um plantel recheado de qualidade. Um grupo fantástico.
Mas, será bom que os responsáveis do Sporting meditem no que se passou nesta época, sobretudo na área da comunicação. Foi levantada muita poeira, houve discursos com tiros em todas as direcções e o leão, na minha opinião, nada ganhou com isso. O que fica é a percepção de grande falta de estilo, de entradas de leão e saídas de sendeiro. O Sporting não ganhou nada.»
(Alberto do Rosário, Bilhar Grande, in Record)

Bem que gostaria de imitar a "azeda e cruel elegância" com Alberto do Rosário privilegiou o vizinho do outro lado da rua! Mas não sou capaz de exibir a sua magnanimidade, porventura decorrente de um "fair play" bebido dentro dos relvados onde o verdadeiro futebol acontece e podem brotar os sentimentos nobres que deixa transparecer.  O título alcançado esta época pelo celebrado campeão, será sempre uma fraude para mim...

Mas estou de alma e coração com tudo aquilo que o último parágrafo da sua crónica deixa transparecer, acredito que com muita mágoa. Uma mágoa quase coincidente com a minha e não andarei muito longe da verdade se admitir que ela viverá latente na alma da grande maioria dos sportinguistas, convictos de que fomos nós os maiores responsáveis pelo acréscimo motivacional que permitiu aos nossos rivais alcançar o título!...

Nada, mas mesmo nada, esteve certo na estratégia comunicacional do Sporting!...

Leoninamente,
Até à próxima

9 comentários:

  1. Fazer 86 pontos no campeonato e dizer que o SCP nao tem estirpe de campeao so pode ser gozo..
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fez 86 pontos mas não chegou para ser campeão... e isso se queremos ganhar é que interessa. Isto tem de ser ao pormenor.

      Eliminar
    2. Ao pormenor?Tipo controlar a APAF e conselho de arbitragem?Controlar a comunicacao social?Agora fiquei na duvida,uma equipa que lidera o campeonato durante 15 ou 16 jornadas,que ganha 5 dos 6 classicos em que participou apenas nao foi campeao gracas a APAF e ao colinho do slbatota.O colinho foi evidente,desde a 1 jornada ate a ultima e depois para tentar esconder as coisas(so os tapados e que foram na conversa) ainda vimos expulsoes e penaltis fora da hora e com o resultado em 5-0 porque senao dava muito nas vistas.

      SL

      Eliminar
    3. Impedir e denunciar a corrupção que se pratica não seria mal pensado.

      Eliminar
  2. As pessoas dizem tudo e o seu contrário. Já não querendo falar da óbvia influência que vem do extra relvado, basta dizer que a sorte fez toda a diferença. Mas como as pessoas não gostam de escudar-se na sorte, ou seja, no acaso (e depois essas mesmas pessoas são super religiosas!) tentam construir as mais elaboradas teses para justificar o campeão e o que perdeu. Não há nada a justificar: ganhou quem foi mais feliz. Basta lembrarmo-nos do jogo, com o Carnide, aquele de Alvalade. A sorte tem grande influência no futebol Por exemplo, no campeonato do Kelvin, o Carnide merecia ganhar, tinha sido a melhor equipa, o jogo estava equilibrado, nada suporia que o Porco vencesse, e caiu um golo e um campeonato do céu. É assim o jogo da bola... O importante é estar nas decisões, porque a sorte não nos será sempre madrasta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato. Isto é futebol, e na minha modesta opinião, Bruno de Carvalho errou ao arriscar tudo na expetativa de vencer este ano. Agora temos o que temos. Há que ir á luta. Um clube como o Sporting tem todas as condições para voltar a ser Campeão Nacional. Mas precisamos sempre de sorte numa maratona como é o campeonato. Não vale a pena refugiar nos erros de arbitragem. Agora é olhar para a frente.

      Eliminar
    2. Eu até acho que foi muito para além da sorte. Foi "bruxaria" mesmo, basta ver o jogo Boifica/Braga e aquele lance do nosso espetacular Bryan Ruiz que nos dava o empate. Não terá existido ali "macumba"? No campeonato do Kelvin aconteceu o mesmo. Foi mesmo coisa de "bruxos".
      Quanto ao resto, queriam-nos "caladinhos" e bem "comportadinhos"? Eu não.

      Eliminar
    3. Se tivessemos ficado "calados" e "comportadinhos" provavelmente o desfecho seria outro.

      Eliminar
  3. Dizer que fomos nós Sportinguistas que motivamos os nossos rivais para a conquista do campeonato, desculpe lá mas estou em profundo desacordo consigo. O que dizer de Pinto da Costa que andou anos e anos a motivar o SLB para a conquista de alguns poucos campeonatos e ainda dos 11 anos de jejum do SLB sem ganhar campeonato nenhum. Por Amor de Deus, se o SLB hoje tem uma equipa que ganha títulos muito deve isso a Jorge Jesus é só pensar o que era aquele clube antes do JORGE Jesus lá entrar. Só os Milhões de Euros que lá entraram à custa do trabalho de Jorge Jesus, se eles hoje festejam títulos é porque houve alguém que financeiramente contribuiu muito para a actual estrutura do SLB ganhar títulos no Futebol. Eu pergunto será que o SLB ao atacar sistematicamente Bruno de Carvalho não lhe está a facilitar a vida de certa forma unindo a grande maioria dos Adeptos do Sporting em torno do Presidente do Sporting e faço mais uma pergunta quanto valia este Plantel do Sporting no inicio da época e quanto vale hoje com Jorge Jesus a valorizar muitos dos jogadores que compõem o actual Plantel

    ResponderEliminar