sexta-feira, 13 de maio de 2016

Bryan Ruiz poderá mesmo ter sido decisivo esta época!...


BRYAN RUIZ

«Quando uma prova de 34 jogos só se resolve na última jornada, deve concluir-se que o título foi decidido por um lance fortuito: um falhanço clamoroso, um golo feliz, um penalti não assinalado, um frango do guarda-redes. Tendo em conta a diferença de 2 pontos entre Benfica e Sporting, teria bastado um golo dos leões no dérbi de Alvalade para as posições na tabela estarem hoje invertidas. E isso faz da incrível perdida de Bryan Ruiz nesse jogo, falhando à boca das redes um golo certo, o lance capital deste campeonato.

Mas não foi só por esse lance desastrado que Bryan Ruiz se distinguiu. Ele tornou-se um símbolo do "novo Sporting", que este ano se transfigurou, apostando na contratação de estrangeiros experientes – como Teo Gutiérrez, Schelotto, Coates, Bruno César ou o próprio Ruiz --, que tornaram o plantel mais adulto e possibilitaram a luta pelo título até ao fim. O Sporting deixou de ser uma equipa jeitosa de miúdos para ser uma equipa experiente e temida. 
Ora, Bryan Ruiz foi um dos rostos dessa mudança. Talvez o principal. Jogador fino e elegante, com uma técnica requintada, trouxe espectáculo e qualidade ao campeonato português. O seu pé esquerdo ajudou o Sporting em vários momentos, fez centros preciosos para golo, mas também falhou oportunidades incríveis -- como essa em pleno Estádio de Alvalade, para desespero dos adeptos leoninos.

Decisivo a entregar o título ao Benfica, decisivo na mudança do Sporting para melhor, Ruiz foi uma das figuras-chave desta Liga
(José António Saraiva, Futebol à Portuguesa, in Record)


José António Saraiva continua, incorrigível, com a mania que é bruxo! Já acertou na "mouche" muitas vezes mas, se procurar bem lá no fundo do seu baú, encontrará muitos despojos de derrotas clamorosas. Desta vez, no seu lugar, não teria vestido o casaco encarnado e reservaria a minha opinião para tempo mais adequado. O que não invalida a racionalidade daquilo que expressou na sua crónica apressada.

Mas Bryan Ruiz poderá mesmo ter sido decisivo esta época!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Factos são factos... Pena é que só os nossos factos..., sejam factos...

    Tão redutor como as aves gostam... É que uma andorinha não faz a primavera... ou faz?

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É certo que uma andorinha não faz a Primavera, mas os factos das galinhas ainda menos! Eu quero que eles, todos eles, desçam aos infernos! Reduzidos ou aumentados, que vão todos para o quinto dos infernos!...

      SL

      Eliminar
    2. Quinto, sexto, sábado e principalmente no domingo...
      Basco "O Leão"

      Eliminar
  2. Este senhor todas as semanas diz uma... na última crónica era Jesus e Bruno de Carvalho que picaram os jogadores benfas e que isso os motivou pelo orgulho ferido... agora Ruiz... na próxima será outra coisa qualquer e assim se ganham uns cobres e se mantém o nome na praça... interessa é aparecer.
    O que se diz interessa? Qual quê... palavras leva-as vento... é a arte do efémero ad nauseam.
    Abraço. Saudações Leoninas amigo Álamo.
    Basco "O Leão"

    ResponderEliminar