quarta-feira, 18 de maio de 2016

Agora resta-nos esperar pela superação dos atletas!...



De um modo geral concordo com a convocatória de Fernando Santos. As únicas reticências que eventualmente pudesse colocar, situar-se-iam em torno de um único jogador, mas entre Renato Sanches e Pizzi, acho que o seleccionador esteve bem: este último terminou o campeonato de muletas e sobre muletas não valerá a pena falar, depois da dolorosa vacina que nos foi inoculada no Brasil!...

Poder-se-ia ainda acrecentar à discussão o nome de Éderzito, nome próprio cuja essência revelará a dimensão do nosso ponta de lança. Mas Pauleta já arrumou as botas há muito tempo e Fernando Santos não tem culpa da cegueira que desde Riade e Lisboa grassa no futebol português, tanto na formação dos principais clubes, quanto nas estruturas federativas, seja a nível organizativo e legislativo, com os reflexos daí decorrentes no plano competitivo e de produção de talentos para determinadas zonas específicas no terreno de jogo.

Para os mais distraídos ou convictamente amblíopes Fernando Santos confirmou a tese sobre a maior potência desportiva nacional: "perto de metade dos jogadores convocados para o Euro'2016 foram formados pelo Sporting, sendo que dos 23 convocados pelo selecionador, há 10 futebolistas que passaram pelas camadas jovens dos leões e quatro deles ainda vestem de verde e branco". Isto são factos, incontornáveis e elucidativos...

Metade do trabalho está feito. Creio que razoavelmente bem feito, se tivermos em conta a desgraça que Fernando Santos encontrou...

Agora resta-nos esperar pela superação dos atletas!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Concordo que a convocatória não seja escandalosa como acontecia quando Paulo ahhhhh Bento era ahhhh nosso ahhhh seleccionador.

    Contudo penso que estes seriam os 23 convovdos:

    R. Patrício, A. Lopes, Beto, Cédric, Vieirinha, Pepe, J. Fonte, D. Carriço, R. Semedo, R. Guerreiro, Antunes, W. Carvalho, Danilo, Adrien, J. Moutinho, J. Mário, R. Sanches, Rafa, G. Martins, Nani, Quaresma, Ronaldo, Bruno Moreira

    11 titular: R. Patrício, Cédric, J. Fonte, Pepe, R. Guerreiro, W. Carvalho, Adrien, J. Mário, Nani, Quaresma, Ronaldo.

    SL

    José Eduardo

    ResponderEliminar
  2. Amigo Álamo, fico feliz por RP, WC,AS e JM, será apenas por eles que verei os jogos do Euro2016, desde que a selecção passou a ser um negócio de interesses obscuros, o meu interesse foi enfraquecendo, só mesmo os nossos leões me arrastarão para a frente do televisor, mas fico sempre com o receio que fiquem lesionados para começarem a nova época, e isso para mim é o mais importante....
    SL

    ResponderEliminar
  3. Desde o 'fatídico' ano de 2004... que a minha relação com a selecção foi esmorecendo ao longo do tempo... Por me ter envolvido (na mesma medida que o resto do país) e nos terem pregado aquela horrenda partida... Uma, e a única, desilusão que se poderá assemelhar..., às sentidas, tantas e tantas vezes pelo 'nosso' SPORTING...

    O estado de afastamento chegou ao ponto de, para além de indiferente, desejar mesmo a derrota (e a não convocação dos nossos jogadores) por via da vergonha em que se tem transformado este país futebolístico (que as outras áreas não são para aqui chamadas... - ainda que, se calhar, devessem...)...

    Chegados aqui... talvez seja o ano em que, desde 2004, me sinta novamente, um pouco mais próximo da selecção... (nunca confundir com BANDEIRA - que foi coisa que esta canalha tem andado a fazer...)

    Esquecendo o 'trip da Musgueira'... e confessando o meu desconhecimento pelo que Ricardo Carvalho e Bruno Alves têm andado a fazer... (O Semedo eu sei... o que tem feito) acho, também, que já tivemos bem pior e talvez... talvez as minhas azias se possam estender um bocadito mais... (ainda à consideração...)

    Não vou sentir falta se não ganharmos (até porque nunca ganhamos...), ainda não irei, daqui ali, só para ligar a televisão... Não trocaria título nenhum do SPORTING (mas isso... nem hoje, nem ontem...nem amanhã...) mas vou acompanhar... Vou ver o que o engº nos tem para dar... e vou torcer por NÓS...!!!

    p.s aguardo para ver é o primeiro 11 oficial... Se e 'trip' lá estiver... então RETIRO TUDO O QUE DISSE...!!!

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não sou um doido pela selecção! Mas eu tenho uma atenuante: eu viajo dentro e fora da Europa com títulos de viagem e identidade não portugueses. Posso acrescentar que vivi quase 30 anos afastado do futebol em geral e do portugués em particular e lembro-me que não foram os piores da minha vida. Nesse tempo trabalhava para passar o tempo...

      Eliminar