quarta-feira, 6 de março de 2013

Carta de alforria ou... mais do mesmo !...



"... Terá sempre que ser contratado um CFO. Não vou divulgar nomes porque vem do mercado, é alguém que não tem a ver com a situação...".
 
Pois é, ficamos a saber que depois de Guedes e Ricciardi, virá outro! Do mercado, evidentemente! Que o mesmo será dizer... da banca, naturalmente!...
Teremos então no Sporting, um trio de acessoria financeira no CD, a balizar a vida económica e financeira do Clube, mais um director financeiro (CFO), com os poderes que a função em si encerra, na Sporting, SAD e a procissão ainda vai no adro.
Bruno de Carvalho, mesmo engripado, já alertou para a multidão que poderá vir eventualmente a entrar no Sporting, sem que os sócios tenham elegido qualquer deles. Critiquei-o aqui e ainda aqui, mas terei de dar a mão à palmatória. O seu conhecimento da situação será incomparavel e naturalmente superior. Aqui está um caso em que a "trampa" continuaria a mesma, com as alterações a fixarem-se apenas nas moscas.
Nunca estará em causa o carácter e a pessoa de José Couceiro, que sempre colheu a minha simpatia. O que verdadeiramente estará em causa no momento actual que o Sporting atravessa, serão todas as poderosas envolvências que a sua candidatura inevitavelmente arrastará e as quase incontornáveis consequências que poderão vir a determinar, na tão desejada obtenção da "carta de alforria", que vive há tantos e tantos anos no coração de todo o admirável universo sportinguista.
 
Leoninamente,
Até à próxima 
 
 

14 comentários:

  1. excelente texto, há uns dias também no mural de um grande sportinguista apoiante de couceiro, eu falava de teatro de marionetas, onde a personalidade de Couceiro ou diogo matos não estava em causa,mas sim as "envolvências" que a cada hora que passa são maiores, de tal maneira que eu falaria em carta de alforria, não só para o clube, mas também impossível de conseguir para os bem intencionados, que os há , na lista de couceiro.num momento que se quer de ruptura no clube o meu voto vai ter um sentido presidencial, e couceiro não é um líder nem homem para fazer rupturas ou revoluções.S.L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge alv,

      Comungo inteira e exactamente o seu sentido de voto, respeitando o sentido que outros sportinguistas possam ter.

      SL

      Eliminar
  2. Um CFO, que vira seguramente de borla para a SAD, além das remunerações do ex treinador do Porto, do ex nadador do Benfica, do Mário, do Diogo, etc, etc.

    Paguem e não bufem.

    VERGONHA !!! Esta lista do Couceiro, é uma vergonha, iria ser governada de fora para dentro, através da assessoria financeira e não decidiria nada na SAD, uma vez que a responsabilidade seria da estrutura seria liderada por um CFO e uma Administração Executiva (remunerada, claro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha grande preocupação, para além de nomes e perfis, centra-se na subordinação ao sistema financeiro que o projecto de José Couceiro inequivocamente dá mostras de representar. À medida que vão sendo conhecidos mais pormenores, menos transparente e mais dependente me parece ser o rumo escolhido por Couceiro, pese embora todo o empenho com que pretende demonstrar o contrário...

      SL

      Eliminar
    2. Realmente é melhor a lista do Bruno Carvalho com uma estrutura para o futebol que não se sabe quem é, e que terá tb uma pessoa que não anunciou! Então como é? Não é a mesma situação do Couceiro?
      Então e o tonto do Vicente Moura...é um bom elemento agora, querem ver?

      Sim a lista do Couceiro tem alguns nomes que não gosto, mas não é tudo mau!

      outra coisa Álamo, o CFO tem de vir da banca porque??
      Isso eu não entendo. Um CFO é um director financeiro, e existem diversos com muita qualidade em empresas que não estão ligadas à banca...

      Eliminar
  3. Deixo também uma pergunta, quais vão ser as remunerações auferidas pelos elementos do CD?

    Quais serão as percentagens de venda das acções da SAD, propriedade do Sporting, uma vez que fala no programa da alienação da maioria d acções?

    Qual o encaixe com a venda dessas acções, e qual o destino desse dinheiro? Modalidades? Como os activos imobiliários passaram para a SAD, o dinheiro terá que vir para o Clube, certo?

    Como pensam restruturação a divida de curto prazo e qual a divida total do Clube sem a SAD?

    Estas perguntas sao mais difíceis de responder uma vez que teria que ser a assessoria financeira a responder, uma vez que na lista do Peyroteo, não vejo ninguém que perceba patavina de finanças (excepto as deles), mas pelo menos para irem para lá sabem quanto se propõem receber de ordenados e prémios .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desejaria poder responder às múltiplas questões que "Bentas forever" coloca, mas não conheço as respostas. Talvez os debates que inevitavelmente acontecerão nos venham a elucidar. Mas a questão central será sempre a mesma: "... carta de alforria ou... mais do mesmo?!...".

      SL

      Eliminar
  4. Caro Álamo,
    não só não concordo com a análise como com o processo de julgamento sumário de Couceiro.

    A ideia de alguém que seja competente nas suas áreas de intervenção deve ser cara a todos por isso ter um profissional competente em finanças é tão natural como procurar um técnico de futebol ou até alguém que cuide do relvado.

    Quanto ao julgamento sumário de Couceiro ele é bem evidente: tudo serve para o desqualificar o que me parece ser indicador de 2 coisas: falta de argumentos e receio.

    Depois os apoiantes de BdC (não sou apoiante de Couceiro) queixam-se de campanhas negras...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Leao,

      Não ponho em causa que devem ser os melhores à frente de cada departamento, o que me preocupa é o facto de no ultimo exercício ter havido um aumento nas remunerações de 12 milhões, com mais esta gente toda a mamar, acho que não estamos no bom caminho.

      Muito sinceramente acho que o BdC seja melhor opção, mais que não seja pelo facto de ser accionista da SAD e pelo facto de a sua estrutura no Clube não ser remunerada.

      Como muita gente diz nos fóruns, o que interessa é o projecto, mas depois não perdem tempo a lê

      Eliminar
    2. Caro Leão de Alvalade,

      Aceito com naturalidade e elegância, que discorde da análise que fiz. Já o mesmo não poderei dizer do processo que me atribui de "julgamento sumário de Couceiro". Lamento que assim o tenha entendido.
      Limitei-me a reproduzir intenções reveladas publicamente pelo próprio José Couceiro e a manifestar o meu receio, que reitero, sobre "... todas as poderosas envolvências que a sua candidatura inevitavelmente arrastará e as quase incontornáveis consequências que poderão vir a determinar...".
      E a primeira das envolvências que me preocupa, será aquela em que se virão a traduzir os custos para o Sporting, de todos esses "profissionais competentes em finanças" de que Couceiro se pretende rodear e se os mesmos serão compagináveis com a delicada situação do Clube/SAD. A título de exemplo, bastará reflectir sobre o montante anual que a Benfica,SAD, paga ao mesmo tipo de profissionais.
      A segunda envolvência a ser motivo da minha fundada preocupação, será naturalmente, porque a ingenuidade há muito me abandonou, das ligações que todos esses "profissionais competentes em finanças" possam ter e poucas dúvidas me restarão, com o garrote que tem estrangulado o Sporting.
      Se acha que esta minha opinião, é "uma campanha negra", num país livre e democrático, para destruir José Couceiro, nada mais poderei fazer para amenizar aquilo de que me acusa.
      Gostaria ainda de o corrigir quando insinua a minha intenção de desqualificar Couceiro: quem terá de apresentar argumentos, se os tiverem, serão os candidatos opositores, não eu, humilde e despretensioso sócio do Sporting, que uso esta pequena janela apenas para cumprir o lema que desde o início escrevi no cabeçalho. Sobre os receios que me assaltam, aí sim, acertou: receio muito pelo futuro do Sporting, face a tudo aquilo a que vou assistindo...

      Com estima, as minhas SL.

      Eliminar
  5. Bentas,

    Tem a certeza que BdC e respectiva equipa não vão ser remunerados? Eu não tenho a certeza. Mas isso para mim é uma falsa questão, desde que à remuneração corresponda competência.

    Caro Álamo

    No que ao "julgamento sumário" e outras questões dizia respeito o meu comentário era muito mais uma referência às enormidades que vou lendo sobre o candidato, do que uma acusação que lhe era dirigida a si pelo post. Peço desculpa pela falta de clareza.

    Directamente consigo e do post fica a minha discordância relativamente à interpretação dada às palavras de JC. Até porque me parece um juízo extemporâneo, fazendo fé na promessa do próprio em apresentar alguém que "é alguém que não tem a ver com a situação..." Veremos se é ou não e aí fará mais sentido uma condenação do que neste momento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Leão de Alvalade,

      Se o seu comentário,"... era muito mais uma referência às enormidades que vou lendo sobre o candidato, do que uma acusação que lhe era dirigida a si pelo post...", creia que me tranquilizou e esclareceu.
      Sobre o que a mim dizia respeito, saiba que a consideração que há muito me merece, me obriga a respeitar a sua discordância, mas infelizmente e face ao que tem sido o passado recente do dirigismo sportinguista, a minha fé dificilmente se aproximará da sua. E como eu e todos nós, sportinguistas, temos sofrido com isso! Mas haverá um pormenor que o caro Leão de Alvalade, não terá, salvo melhor opinião, tido na devida conta: com o Sporting a atravessar a maior crise financeira da sua história centenária, o que deverão pensar os sportinguistas dos objectivos de um candidato à presidência do Clube que, para além de si próprio, se apresenta a eleições com um CD composto por Mário Patrício (vice-presidente), Diogo Matos (vogal), Paulo Frischknecht (vogal) e Fernando Duarte (vogal), em que a vertente do "saber financeiro" terá sido completa e absolutamente descurada?! Quem de entre nós, o caro, eu, ou qualquer outro sportinguista anónimo, teria o arrojo, o desplante e a superficialidade de apresentar uma lista desta natureza, onde ninguém dominará a mais importante matéria da actualidade do Clube, nem sequer conseguirá organizar as centenas de "dossiers" que estarão em discussão dentro de breves dias, se não tivesse a certeza de apoios exteriores?!...
      Creia, caro leão de Alvalade, que o sentido crítico que me vem fazendo escrever críticas mais ou menos severas a José Couceiro, assenta fundamentalmente na desilusão que a estruturação do seu projecto me causou. Depois, como felizmente desde os bancos de escola, sempre fui matematicamente competente, bastou-me somar dois mais dois. Terei forçosamente que admitir, que o futuro poderá determinar uma alteração da base do cálculo e dois mais dois poderem levar-nos a um resultado diferente de quatro. Mas estamos a falar do Sporting e não de teoremas matemáticos, não é?! Até Carlos Severino não cometeu essa superficialidade! Ou estarei enganado e a diabolizar o mais perfeito dos deuses?!...
      Estarei de acordo consigo quando diz,"... Veremos se é ou não e aí fará mais sentido uma condenação do que neste momento.". Mas então eu gostaria que me dissesse, se que acha que a actual situação do Sporting, permitirá que esperemos para ver "se é ou não é"?! Ao que sei e o caro eventualmente ainda saberá melhor que eu, o Sporting estará numa situação mais dramática que aquela que levou a Fiorentina às divisões inferiores da Itália. Acha que essa situação permite tal voluntarismo e superficialidade?! Se acha, diga-me por favor, porque este pobre leão já vai tendo dificuldade de conciliar o sono. Chame-me fanático ou lírico, mas esta é a minha maneira de viver o Sporting!...

      Com estima, as minhas SL

      Eliminar
  6. Caro Álamo

    com toda a sinceridade lhe respondo que não conheço a equipa de JC, fico a saber pelo meu caro que não tem na sua lista para o CD alguém com formação na área de economia e finanças. Talvez por isso ele proponha um profissional em exclusivo para a SAD, o que me parece fazer todo o sentido, como lhe disse no meu 1º comentário.

    Não discordando na totalidade do que diz, contraponho que "a mais importante matéria da actualidade do Clube" terá que ser sempre a matéria desportiva
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Leão de Alvalade,

      Quem serei eu para o acusar do erro imperdoável de desconhecer a equipa de José Couceiro?! Penso que a sua inteligência, que reconheço e admiro, lhe dará a resposta.
      Sobre "a mais importante matéria da actualidade do Clube", já que eventualmente a apreciaremos sob prismas diferentes, gostaria de lhe colocar apenas esta questão simples e porventura suficientemente elucidativa, sobre o drama que ainda não há muitos anos assolou a região do Biafra: qual terá sido a matéria mais importante para resolver pelas instâncias internacionais naquela região africana, o sistema educacional biafrense, ou o combate à fome de centenas de milhares de crianças subnutridas e de ventres dilatados, cuja grande parte acabou por morrer, antes que o auxílio chegasse?!...
      Caro Leão de Alvalade, eu comungo consigo a convicção de que a mola real do Sporting será sempre a matéria desportiva. Sempre! Mas será que antes dela, não deveremos cuidar, com urgência e celeridade, da saúde do glorioso Sporting Clube de Portugal?!...

      Com estima e elevada consideração, as minhas melhores SL.

      Eliminar