domingo, 17 de março de 2013

Cacharolete de sentimentos, ou estados de espírito?!...


 
Não me lembro de uma supremacia tão evidente e esmagadora do Sporting! Nem os "cinco violinos" nos conseguiram apresentar, assim, inusitadamente e de rompante, a melodia que hoje nos oferece esta fabulosa equipa leonina de futsal !...
E não me venham dizer que o que está a acontecer no futsal do Sporting é apenas e tão só, fruto de uma equipa que reune os mais fabulosos jogadores de futsal que campeiam nesta lusa terra. Isso poderá constituir uma boa parte da verdade. Mas a outra meus amigos, chama-se Nuno Sérgio dos Santos Dias, 39 anos, insuspeito e português, que depois das promessas que deixou suspensas na equipa do Instituto D. João V e no CSKS Moskva, está a demonstrar ser um treinador de outra galáxia. Que ninguém mexa no que está bem. Nem ao de leve...
Fico-me por aqui, porque não quero bulir minimamente com a tranquilidade, a mística, a rota que esta equipa fabulosa persegue. Hoje foi preciso mudar de mão para contar os golos com que a rapaziada de Nuno Dias despachou uns outros leões, os de Porto Salvo, que não serão nenhuma pêra doce.

Ontem vi jogar o Sporting em Alvalade. Foi "à rasquinha", mas podia ter sido uma goleada das antigas. Paguem os ordenados em atraso a esta gente, e verão o que acontece. Até os comemos!!!..

Tenho zurzido no Professor, por se arriscar a perder um grande central. Mas face ao que o Eric Dier vai fazendo, já estou como o outro: ponham-lhe uma venda nos olhos, obriguem-no a jogar descalço, ponham-lhe pimenta na camisola, que até sem ver o que se passa à sua volta, com os pés a sangrar e entre espirros, este menino conseguirá colocar em risco a carreira de Rui Patrício e Wolfswinkel, se o Professor se lembrar de o colocar entre postes ou a voar entre os centrais adversários.

Já o tempo me foi varrendo da memória o que vi fazer a Futre, Figo e Cristiano Ronaldo, nas alas do velhinho e do novo Alvalade. E de repente, aparece em pézinhos de lã ou algodão, já nem sei, como que nascendo da "bruma" que havia de trazer o "d. sebastião" de todos os nossos desencantos, mais uma nova pérola que, ao contrário de outros que usando chuteiras de chumbo anunciam aos quatro ventos a sua recusa em voar sobre Alvalade, diz querer até não sei quando, ostentar o leão no peito: Bruma!... Simples e curto, como simples e curtas serão as maldades que faz aos adversários.

Agora começo a perceber porque o PSV usou de todos e tantos estratagemas para impedi-lo de vir para Alvalade. Tinha que haver uma razão. A princípio a adaptação não foi fácil. Aqui os defesas dão no osso e os árbitros estendem ambas as mãos e mandam jogar mesmo nas entradas assassinas. O "miúdo" foi apreciando e aprendendo e ontem fez chegar aos nossos ouvidos um dos mais belos hinos que os nossos ouvidos ouviram esta época. O remate final foi ao poste?! Pois foi, mas a melodia que ele nos mostrou ainda ecoa nos meus ouvidos. Depois confirmou o que o Professor já nos tinha dito: é o número um para a marcação dos penalties. Chama-se Labyad e precisa de tempo. Mas tenho poucas dúvidas que há-de fazer levantar muitas vezes as bancadas de Alvalade.

O Porto deixou hoje o título no Funchal. Na verdade, nem o treinador nem os atletas merecem ser campeões. A coisa está preta. Com tantas mudanças "papais", será que haverá mais alguma no horizonte próximo?! Ou a coisa resolver-se-à com mais uma "divina comédia" entre águias e dragões?! Não sei! Parece que quem saberá o desfecho da história, nem à paredes confessa. Havia de me rir, se o vencedor da contenda ainda estivesse para ser eleito.

Vimos assistindo nesta nossa pobre Liga, a uma sucessiva queda de mitos. Depois de Paulo Fonseca e Marco Silva, foi hoje a vez de Rui Vitória. Caiu o mito e nasceu o campeão. É assim, os mitos só vivem encanto o mundo não acorda para a realidade. E de realidade, ou se preferirem de realismo, vive o futebol. Jorge Jesus não é um mito. É um grande treinador!...

Leoninamente,
Até á próxima


 

Sem comentários:

Enviar um comentário