quinta-feira, 14 de março de 2013

Às vezes a "cegueira" impede-nos de ser justos !!!...


 
Tenho assistido com um profundo arrepio da minha sensibilidade, à exconjuração dos jogadores profissionais de futebol do Sporting, pelo simples facto de, divulgados que foram os cadernos eleitorais, a sua quase totalidade estar com quotas em atraso e, por via disso, não poder votar nas próximas eleições.
Sempre fui muito crítico em relação a posições tomadas por esses profissionais, em outras e diferentes matérias, sempre que com a sua incontinência verbal, a repetição insuportável de chavões "futeboleiros" de que não conseguem libertar-se nem ninguém da estrutura dos clubes acautelará ou influenciará, até às inconveniências comunicacionais que lhes determinam as suas compreensíveis imaturidade e deficiências culturais. Mas uma coisa será ser crítico acerca de determinados comportamentos mais ou menos politicamente correctos e outra coisa será apelidá-los de caloteiros ou, no mínimo de incumpridores como sócios do Sporting, ou de qualquer outro clube onde militem. 
Se analizarmos com algum afastamento e isenção, a condição hoje muito em voga nos principais clubes nacionais e não só, que recai sobre cada atleta profissional, de passar a ser quase obrigatóriamente associado do clube que passará a representar, não será abusivo pensar que cada um deles estabelecerá com o clube o compromisso de que aos seus vencimentos mensais seja deduzida a respectiva quotização, que reverterá para o clube. Haverá porventura alguns que optem pelo débito directo da quotização nas suas contas bancárias. Outros desejarão fazê-lo pessoalmente. Não se discute o processo, desde que os fins sejam atingidos.
Ora face  aos substanciais e criticáveis atrasos no pagamento dos salários dos atletas, seja qual for a modalidade de pagamento que cada um deles tenha escolhido, como se pode alguma vez criticar um atleta por estar em dívida para com o respectivo clube no que respeita a quotizações, quando esse mesmo clube lhe deve o salário de um, dois ou mais meses?!...
Quantas vezes a "cegueira" nos impede de ser justos !!!...
 
Leoninamente,
Até á próxima

3 comentários:

  1. E quando esses profissionais não dão tudo o que podem em campo, apesar de o clube, com maior ou menor dificuldade lhes paga o ordenado? E quando esse menor empenho em campo coloca o clube a lutar por posições nada honrosas? Afastado de todas as competições com todos os prejuízos de bilheteira, merchandising, transmissões televisivas? O que acha, caro Álamo? A quota mensal é de 12,00! 12,00! E nem sei se será esse o valor para atletas. A sério que acha bem eles deixarem de pagar as quotas porque o clube se atrasa a pagar-lhes milhares de euros pela miséria que produzem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Ana,

      Eles não deixam de pagar, por querer!
      O que acontece é que as quotas sao pagas por desconto no vencimento! Logo se não recebem vencimento...

      Eliminar
    2. Caríssima Ana,

      Em primeiríssimo lugar, permita a minha respeitosa e profunda homenagem, pela forma emocionada e sportinguista com que fez o seu comentário. Não a conheço de hoje e sei há muito como vive e sente o "nosso" Sporting. Eu próprio sou um poço de emoções e compreendo-a muito bem. Oh, se compreendo!...
      Mas neste caso particular, atrever-me-ia a recordar-lhe que a emoção há-de sempre toldar a razão. Pensa que ao escrever o texto que agora comenta, não me passaram pela cabeça os mesmos pensamentos? Pois creia que passaram. Mas fugi-lhes, porque sobrepus a razão à emoção.
      O caso de salários em atraso é muito grave. Mexe com a vida e a racionalidade das pessoas. Veja o que ainda há minutos foi noticiado sobre a predisposição para a greve dos jogadores da Naval 1º de Maio. Será que o Sporting se quer comparar à Naval?! Não tem comparação, não é?! Mas neste caso específico está exactamente no mesmo plano: tem os salárioa em atraso!
      Godinho Lopes foi mais pressuroso a pagar as cadeiras incendiadas da Luz - 340 mil euros - que a pagar aos atletas profissionais do Sporting. E depois todos os sportinguistas se lamentam da triste e infeliz carreira da equipa. Pois a razão principal está mesmo nos salários em atraso, que já vem de há largos e consideráveis meses. Um clube como o Sporting não pode jamais ter este comportamento. Porque ele, não sendo compatível com a grandeza do Sporting, deixa a porta aberta para a retaliação dos atletas, que é notória em campo e... porventura na revolta que os leva a não pagarem as quotas. Culpados? Apenas o Sporting e Godinho Lopes.
      Todos sabemos que grande parte dos profissionais do Sporting auferem salários de príncipes! Mas nenhum deles apontou uma pistola a Godinho Lopes para os contratualizar. Estão no seu pleno direito de exigir o pagamento atempado e ninguém terá o direito moral de os condenar na praça pública por um crime a que são alheios.
      Esta perspectiva, racional e com a emoção bem controlada, é que me levou a escrever aquilo que a sua emoção condena. Compreendo-a, mas espero que me compreenda a mim também.
      Estimo-a e envio-lhe calorosas Saudações Leoninas.

      Eliminar