quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Valem mais neste momento Adrien e Gelson "rebentados", que os outros dois fresquinhos que nem alfaces!...


CONTRA O DESTINO, NADA


«Em dez jogos em casa para início da Liga dos Campeões, o Real Madrid obteve dez vitórias. E isso aconteceu tanto a jogar bem como a não dar uma para a caixa, como ontem – ou como sucede, vendo bem as coisas, desde a última época de José Mourinho, quando os barões do balneário merengue se dedicaram, com pleno êxito, mais à intriga do que ao futebol. A esse peso estatístico chama-se destino e contra o destino, nada feito. Os leões ainda ousaram desafiá-lo até ao minuto 89, aquele em que Cristiano fez de ‘Talisca do Sporting’ para conseguir meter a bola na gaveta de Rui Patrício, regressando assim à quase esquecida condição de emérito marcador de livres. Foi o seu terceiro golo, em três jogos, frente ao emblema que o formou, outro desígnio do que tem de ser.

Síndrome. Jorge Jesus, aliás, lá estava, no Bernabéu, igualmente com o livro do destino debaixo do braço: mais uma vez expulso do banco por falta de autocontrolo emocional, uma pecha antiga, e atingido de novo pelo síndrome dos golos fatídicos dos últimos minutos, seu velho ‘compagnon de route’... 

Burguesia. Não havendo vitórias morais e tendo em conta os empates caseiros de Benfica e Porto, perante adversários menos cotados, a verdade é que o Sporting dispõe, neste começo de temporada, da melhor equipa portuguesa. Até saírem Gelson Martins – o próximo fenómeno a encher os cofres de Alvalade – e Adrien, os leões vulgarizaram a burguesia madrilena e só perderam a batalha contra o destino porque já não se encontrava Slimani no lugar de Bas Dost – um avançado sem profundidade de jogo – nas duas ocasiões, aos 34’ e aos 63’, em que o holandês falhou a entrada à bola após centros de Gelson.

Em 2007. A recente entrevista de Jesus ao Record fez com que lhe soltassem os cães ao caminho. Não tendo coragem para criticar Mourinho – viram como De Bruyne, que Mou não quis no Chelsea, moeu, no sábado, o MU? – mordem nas canelas de JJ. Em 2007, quando o Belenenses, liderado pelo mesmo Jesus, perdeu, por 1-0, com o Real Madrid, para o Teresa Herrera, o treinador disse no final que "não se notou grande diferença em termos de jogo", que "os jogadores do Belenenses foram melhores tacticamente" e que "anularam as referências do adversário". Nove anos decorridos, só não pode repetir essas palavras porque, "em termos de jogo", a diferença foi grande e a favor do Sporting. Entender de futebol e saber trabalhar também é um destino.»
(Alexandre Pais, Contracrónica do jogo RM-SCP, in Record)

Se eu fosse sub-director do jornal Record e tivesse sobre a pele, como Bernardo Ribeiro, a gloriosa camisola que ninguém desconhece, coraria de vergonha ao comparar a minha crónica sobre o jogo de Madrid, com as de Alexandre Pais e Pedro Santos Guerreiro! A menos que ficasse à espera para ver o que escreverá o lampião que lhe disputa a cadeira na rua da Luciana !...

É que mesmo usando da elegância que é seu apanágio e que a justiça e a isenção naturalmente lhe ditaramm, AP não abdicou de dizer algumas verdades que nos entraram ontem pelos olhos dentro: Jorge Jesus nunca mais aprende a controlar as emoções e há-de continuar pela vida fora a "ajoelhar depois da hora como aconteceu nas Antas e agora"; Gelson será o próximo fenómeno a encher os cofres de Alvalade; Bas Dost estará a concorrer para que as saudades de Slimani se acentuem e um dias destes arrisca-se a passar a Das Bosta; e "last but not least", só a ambliopia de certos benfas e tripas, não permitirá ver que "o Sporting dispõe neste começo de temporada, da melhor equipa portuguesa"!...

Claro que AP ao dizer ainda uma "meia verdade" - "até sairem Gelson e Adrien, os leões vulgarizaram a burguesia madrilena" - deveria ter dito, na minha modesta opinião e ao contrário do que disse JJ - "comigo no banco o Sporting não perdia" -, que mesmo na bancada, esteve na sua decisão de os substituir por Elias e Markovic a chave do colopso leonino naqueles minutos finais...

Valem mais neste momento Adrien e Gelson "rebentados", que os outros dois fresquinhos que nem alfaces!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. Alguns considerandos subliminares... com os quais, não concordo, caro amigo

    _'Talisca do Sporting'... WTF...!!! Se não fosse para rir... era para chorar... para não dizer estúpido... E no mínimo incongruente... (até porque não foi a primeira vez que cr7 nos marcou um golo...)
    _'Talisca do Sporting'... WTF...!!! (Querem portanto dizer que o carnide não mereceu ... empatar...)
    _'Talisca do Sporting'... WTF...!!!
    _Jesus ah e tal...!!! Sim ok... mas WTF...!!! O futebol é emoção, é ação..., é futebol... para alguns... era Madrid... era 0-1... (ah e cá...? não é a mesma coisa...? Pois..., sim..., claro... exato... obviamente... é a mesma coisa... é o sPORTING!!! - Parece que até o da Musgueira já aprendeu o que é a cor amarela... Estes alemães são tramados...)
    _Bas Dost...!!! WTF...!!! (Bolas, o homem está cá há quinze dias... O Sli, o GRANDE SLI..., até ele... só marcou ao 7º jogo e contra o... Alba... Ah e tal... Argélia vs Portugal... Pois... Portugal vs Alemanha em versão downgrade - aposto já, que vai marcar mais que os 10 golos do ano de estreia do Sli)
    _Gelson Martins - Até saírem... WTF...!!! (Queres ver que temos novo pacote/novela para vender/fazer já em Janeiro...? - Olha que Zahavi já foi...!!!)

    Agora que a azia vai assentando... lentamente, assentando... (o kompensan é, de fato, uma maravilha...) Não podemos crucificar ninguém..., i.e, não posso crucificar ninguém... Eu serei, demasiado fatalista, admito... mas bolas... Esteve tudo no sitio... Estávamos lá... Na Champions... em Madrid... no Bernabéu... (pois... parecia Alvalade eu ouvi... mas não... era mesmo o Bernabéu..., Estádio Santiago Bernabéu) Fizemos deles uma equipa 'banal'..., sem soluções... Há um ano e tal dizíamos o mesmo acerca dos joguetes aqui na rua... Dores de crescimento...!!! Sim..., há pois..., poderá ser... Agora que a juventude se foi e as borbulhas vão desaparecendo é preciso crescer mais um bocado... claro...!!! estamos sempre a crescer... (o que terão dito os de Munique naquela imortal final de 99 - ooppsss...!!! Final da Champions... Virar um jogo em 3 minutos - depois da hora - numa final da Champions...??? Não...!!! Impossível...!!! Not happened...!!! Ái happened..., happened...)

    Eu não vou em vitórias morais... ou melhor... eu, JÁ, não vou em vitórias morais... (dai os kompensans), o que por si só já denota alguma evolução da minha parte..., mas como já alguém disse, por ai, "...foi a primeira vez que
    o kompensan... me soube bem..." GRANDE SPORTING...!!!

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar