sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Bruno César: talento, inteligência, profissionalismo, humildade e integridade de carácter!...



O "JOKER" DE JORGE JESUS


Já foram feitos todos os elogios e mais alguns ao "partidazo" de Gelson no Bernabéu. Apesar do bom início de época, era difícl imaginar que o extremo leonino pudesse jogar a este nível num palco desta dimensão. Não é habitual ver um jovem com estas características revelar tanto acerto ao nível das decisões. Foi para cima quando podia, soltou quando devia.

Além de Gelson que vai sendo a grande figura do Sporting, não se pode ignorar o que Bruno César vai dando à equipa leonina. Chegou com rótulo de contratação duvidosa, mas já não há dúvidas de que é uma mais valia indiscutível no plantel.

O brasileiro tem sido o "joker" de Jorge Jesus nos grandes encontros e, depois de ter sido um dos melhores em campo frente ao Porto, voltou a ser determinante na partida com o Real Madrid. Em duelos mais exigentes, dificilmente não fará parte das opções iniciais de JJ.

Na recepção aos azuis e brancos foi a sua passagem para o corredor central que permitiu ao Sporting passar a controlar as operações no meio campo. Frente ao Real desempenhou funções semelhantes e teve novamente muita preponderância na estratégia leonina, mostrando a sua versatilidade e inteligência táctica.

Sem bola, jogando ao lado de Adrien, foi incansável e revelou muita competência na ocupação de espaços. Quando o Sporting tinha a bola foi sempre um porto seguro, jogando com critério e fazendo valer a sua capacidade de pensar e executar com rapidez.

Apesar da alcunha de "chuta-chuta", Bruno César não é um jogador que coloque a glória individual acima do colectivo. Talvez por isso não seja valorizado como outros. Ainda assim, o conhecimento que tem do modelo de Jorge Jesus e a forma como consegue cumprir as exigências do treinador, dão-lhe um crédito bastante largo junto de quem mais importa.

Pela polivalência que lhe permite actuar em diversas posições com qualidade será uma presença assídua no onze titular. Previa-se que com a chegada de reforços de peso, o brasileiro perdesse o seu lugar na equipa rapidamente. Tal como Gelson. Mas Jesus já o disse:

Quem leva mais tempo de trabalho está à frente. Os outros que corram atrás!...
( leitor T. Cunha, in Visão de Mercado)


Surpreendeu-me este texto de T. Cunha, publicado no blog Visão de Mercado. Era uma ideia que trazia na mente desde a concludente e insofismável vitória sobre o Porto em Alvalade, dedicar a Bruno César a atenção e a homenagem que tem vindo a fazer por merecer.

O espectacular jogo de Madrid e a acção preponderante desenvolvida por Bruno César ao longo de todo o encontro, culminada com a obtençao do golo que poderia ter lançado o Sporting para um retumbante êxito, não fossem aqueles dramáticos e infelizes cinco minutos finais, mais aceleraram essa minha intenção. Mas manda a justiça reconhecer que alguém se antecipou e perante este texto, não me restava outro caminho que não fosse prestar a minha homenagem ao autor e publicar o seu texto, com a rigorosa menção da sua origem.

E afirmar a minha admiração pelo exemplar cumprimento, de forma humilde, abnegada, sempre discreta e de bem rara e inteligente elevação por parte de Bruno César, do glorioso lema do Sporting Clube de Portugal: Esforço, Dedicação e Devoção!...

Bem hajas Bruno César, obrigado por tudo quanto nos ofereces...

Talento, inteligência, profissionalismo, humildade e integridade de carácter!...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. Num tempo, já distante, enganei-me redondamente ao prever o futuro de um jogador: Luís Figo. Felicito-me hoje ao ser daqueles (não muitos) que acharam que Bruno César era uma grande contratação.
    SL

    ResponderEliminar
  2. O silencioso carregador de vários instrumentos.

    ResponderEliminar
  3. Boas Álamo!Ainda estou a espera do Micro-ondas ou da bicicleta como prémio por ter acertado hehe :)

    http://leoninamente.blogspot.pt/2016/09/quem-domina-os-segredos-do-futebol.html#comment-form

    Brincadeiras àparte..
    Em relação ao jogo propriamente dito,foi muito ingrato,mas foi uma lição que os nossos jogadores(e treinador!) teriam que ter mais tarde ou mais cedo nestas andanças.. e mais vale ser agora do que mais tarde..
    As hipóteses de passarmos de grupo continuam escassas,não vale a pena embandeirar em arco so por causa da exibição do SCP.No final do dia,ficamos com 0 pontos.
    Isto nao quer dizer que eu não acredito na passagem do SCP aos oitavos,apenas quer dizer que se passarmos de grupo será muito mérito do grupo de trabalho-e porque não dize-lo dos adeptos que apoiam o SCP em qualquer parte do mundo!Ainda me lembro o ano passado do jogo CSKA-SCP em que se ouvia canticos do SCP..e a Russia fica bem longe!
    Na 4f foi mais um festival dos nossos adeptos,espero bem que contra o Real Madrid em casa o estádio esteja cheio pois não será facil ganhar ao Real Madrid.
    Mas antes,ainda temos muitos jogos ate Novembro e nao vale a pena pensar mais no Real Madrid!
    Domingo em Vila do Conde será mais um jogo de grau de dificuldade alta,o Rio Ave é uma das boas equipas da primeira liga.Temos que encarar o jogo com humildade e seriedade se queremos atingir os nossos objectivos pois nenhum jogo está ganho ou perdido à partida.
    SL

    ResponderEliminar