sábado, 3 de setembro de 2016

O compromisso dos sportinguistas terá sempre de ser... com o Sporting!...


Adrien e a braçadeira

A continuidade de Adrien como capitão de equipa poderia estar posta em causa pelos recentes episódios neste fecho de mercado mas felizmente que nada mudará a este respeito. Embora considere que Adrien errou e foi infeliz ao trazer para os jornais algo que deveria ter resolvido de forma recatada, retirar-lhe a braçadeira equivaleria a uma punição que só se justificaria caso o jogador adoptasse uma posição de confrontação com o clube.

A tomada de posição pública de ontem, onde o jogador reafirma o seu compromisso com o clube encerra da melhor forma o caso. Do erro cometido já Adrien foi suficientemente penalizado ao ser-lhe vedada a possibilidade de assumir um novo projecto onde beneficiaria de condições - financeiras e desportivas - que infelizmente o Sporting não lhe pode proporcionar. Acredito até que em condições de igualdade o jogador preferiria sempre continuar no clube em que cresceu, mas não é esse o caso.

Desta forma o Sporting, tendo em conta as circunstâncias acima descritas, revela também bom senso e equilíbrio na decisão, preservando assim o bom ambiente no balneário, onde o foco, depois deste período diabólico de transferências, deve voltar a estar nos jogos difíceis que aí vêm.
(José Duarte, in A Norte de Alvalade)


Grande é o homem que demonsta ser capaz de ouvir a voz pura da sua cosnciência!...

Creio ter sido o sociólogo polaco  Zygmunt Bauman a afirmar que  "Conversar com pessoas parecidas conosco é fácil, elas estão preparadas para aplaudir o que dizemos, são agradáveis e, antes de a conversa começar, elas já nos entendem. Mas discutir assuntos com pessoas que possuem diferentes pontos de vista, dos quais não gostamos, negociar algum tipo de acordo e de compromisso, um modus vivendi com essas outras pessoas, isso é uma habilidade"! Eu atrever-me-ia a reforçar este pensamento dizendo que essa habilidade resulta do uso da inteligência!...

José Duarte é um dos autores do blog "A Norte de Alvalade" que há longo tempo sigo pela inteligência, qualidade  e  sportinguismo que exibe. Mas, nem sempre terá havido sintonia entre as teses que por vezes assume e defende  e o meu pensamento, nomeadamente naquilo que concerne ao novo poder que os sportinguistas impuseram através do voto. Legítimo, natural e pacífico, se acaso José Duarte não tivesse vindo a confundir o fundamental com o acessório.

Trouxe aqui hoje, com satisfação, o último texto que publicou, na medida em que me pareceu descortinar a preocupação de aplicar uma nova camada no verniz que de outras vezes terá, a meu ver, deixado estalar sem qualquer necessidade. Mas exactamente pelos mesmos motivos que ele próprio aduz para o perdão que Adrien Silva merece, o coloco agora como merecedor da minha compreensão, com a qual talvez muitos outros sportinguistas também concordem.

O compromisso dos sportinguistas terá sempre de ser... com o Sporting!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário