domingo, 5 de outubro de 2014

Marco Silva inventou o abre-latas !...


Marco Silva parece ter esgotado hoje a quota de paciência que heroicamente vinha poupando e nem sequer esperou pelos sacramentais 60 minutos de jogo para mudar radicalmente o sistema  e os intérpretes que, até àquela altura, apenas lhe tinham permitido manter um descoroçoante 0-0.

De uma assentada chamou ao banco William e André Martins, extraordinariamente lentos e previsíveis e com as entradas de Adrien e Montero, transformou o 4x3x3, num acutilante e demolidor 4x2x4, que nas suas palavras apenas existiu em situações de ataque. Porém, como a partir da alteração, o Sporting passou os restantes 30 minutos, quase a tempo inteiro no meio campo penafidelense, poucas rotinas terá ganho o 4x4x2, na medida em que muito raras foram as situações em que a equipa teve de defender.

Cada jogo é diferente de todos os que até agora foram disputados e sê-lo-à seguramente em relação aos que ainda teremos de disputar, mas o teste a que Marco Silva hoje procedeu na proveta do 25 de Abril, quase seguramente que voltará a repetir contra todas as equipas que utilizarem os autocarros que Rui Quinta hoje colocou à frente da sua baliza.

Islam Slimani, parece ter ficado como peixe na água, quando o ataque pôde beneficiar dos lançamentos de Adrien e da baralhação que Montero introduziu na zona central de defesa nortenha e o resultado foram os dois golos de rajada que conseguiu em apenas dois minutos, respondendo primeiro de cabeça a um cruzamento de Jefferson e logo depois correspondendo com os pés a um estupendo lançamento de meia distância de Cedric. 

Aos dois motores que trocou aos 56 minutos, o técnico leonino acrescentou aos 70 minutos um novo acelerador, trocando Carrillo por Capel, que acabaria por fazer a assistência que terminou com o jejum de Montero, que por sua vez, 3 minutos depois entregaria a bola a Nani, que concluiu a goleada com uma obra de arte, um golo de compêndio,  mais do que merecido.

Foi um regalo para os olhos, apreciar as tabelas entre Nani e Montero, provavelmente os expoentes máximos da técnica, nesta equipa do Sporting. Ficou a ideia de que sempre que Marco Silva precisar de abre-latas ou de canivete para furar os pneus de todos os autocarros possíveis e imaginários, não precisará de pensar muito, nem de proceder a mais testes: tem ali uma demolidora solução, sendo que Slimani, muitas vezes há-de olhar para o banco à espera dela e... claro, todos nós sportinguistas, também!

Paulo Oliveira cumpriu e o seu companheiro ao centro continua a sua fase de dolorosa e intempestiva aprendizagem, com dores de crescimento que ainda nos vão arrepiando. Nas laterais nem tudo esteve bem, mas quando proporcionam um golo cada, nós até perdoamos e esquecemos os deslizes. Rui Patrício, defendeu dois ou três cruzamentos pelo ar e assistiu tranquilamente ao desenrolar do encontro.

Marco Silva terá sido para mim... O HOMEM DO JOGO! Também ele vai melhorando em cada encontro. E venha o Marítimo...

Leoninamente,
Até á próxima

7 comentários:

  1. Neste momento André Martins está a tapar jogadores como Slachev ou mesmo Wallyson. Não traz nada de novo ao jogo e está numa fase em que já não há tempo para aprendizagem nem para rodagem, especialmente quando está a tapar jogadores que poderiam render muito mais do que ele em qualquer lugar do meio campo.

    Naby Saar já começa a ter percalços a mais para um jovem...

    Montero é craque e futebol pela relva e em tabelas é a sua praia.

    O próximo jogo é com a França e depois a Dinamarca, isto do ponto de vista de calendário :)
    Depois segue-se a visita ao país do fuso horário: menos três minutos.

    Phil Babb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Phil Babb, cada um estabelece o calendário consoante os eventos que mais aprecia!
      Por mim, ainda com os anti-corpos do Bentolas e apesar do Fernando Santos ser a pessoa decente e correcta que todos conhecemos, a selecção ainda me provoca urticária! nem sei se terei paciência para ver os jogos. Quanto ao jogo no país do fuso -3, já coloquei o meu coração ao largo, porque tal como aconteceu o ano passado no galinheiro, o meu Sporting estará condenado, a menos que caia a Torre dos Clérigos! Portanto, o próximo jogo a sério, que me interessa e que não perderei, será com... o MARÍTIMO!...

      Sobre o AM e Naby Sarr, recordo-lhe que não é Saar, mas SARR, teremos uma opinião muito próxima e sobre Montero, então nem dúvidas haverá!...

      SL

      Eliminar
  2. 4x2x4 p/ frente, à Real Madrid :D
    (Pronto, vou dormir, isto já passa :D :D)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu dormi como um anjo!...
      E ainda há quem não goste do SPORTING!!!...

      Eliminar
  3. Amigo Álamo, depois de uma noite bem dormida, amanheceu um domingo radioso, e o grande responsável por estas benesses, foi sem dúvida o nosso SPORTING, ainda não vi o jogo na íntegra, apenas vi a parte dos golos, e o que vi, deixou-me orgulhosa, de ser SPORTINGUISTA, quero partilhar esta felicidade, com todos os SPORTINGUISTAS, desejando-lhes um FELIZ domingo...

    Abraço e SL

    ResponderEliminar
  4. Realmente dormi melhor.
    Mas meus amigos, hoje calhou bem, acho que mais que Montero... Adrien veio acelerar o jogo na posição do William. E não foi por Montero ter baralhado que o Slimani marcou dois golos, foi porque finalmente o Jeff fez um centro de jeito, depois de varias tentativas, assim como Nani e Carrilo também não acertaram um centro, uma vergonha, centros para trás da baliza e balões foi só contar uma data deles. O outro foi um bom lançamento de Cedric em que os centrais estavam lá e não apertaram o argelino, quem sabe, por confiarem em demasia na sua "tosquice", a verdade é que ia falhando... os outros dois golos foram na realidade influência das substituições. Ainda assim, espero que Montero tenha acordado para a vida. Em vários blogues falam do Paulo Oliveira e na realidade correspondeu bem, mas não esquecer que o adversário era o Penafiel. Cheira-me que em Janeiro teremos que ir buscar um André Cruz, quem e onde... não sei.
    William está é a precisar, muito, de banco, intensidade nula, pressão sobre o adversário nula, sair a jogar mal... recuperar posição mal... que se passa com o miúdo, presidente assim não vale os 45M €, nem 10M €.

    ResponderEliminar
  5. Caro Álamo,
    Hoje estou como gosto, poder tecer os meus comentários, alguns negativos, após o Sporting ter ganho, porque é esse o momento ideal de o fazer já que quando as coisas correm menos bem já sabemos que temos um rol de analistas a criticar.
    Começo pela nossa defesa, penso ter sido um jogo de poucos sustos, recordo-me de um só que derivou de mais um erro, mas no global foram “certinhos” e deram poucas chances aos rápidos avançados do Penafiel. PO fez um jogo concentrado e tranquilo que era o que se lhe pedia. Já do ponto visto ofensivo continuamos a ter problemas na 1 fase de construção, a bola não entra nos médios com qualidade e o Penafiel apostou nisso subindo os alas e obrigando o médio a descer à zona dos centrais para começar a construir obrigando a ficarmos em inferioridade numérica nessa zona do terreno. Na zona média é preciso acelerar mais o jogo para criar os desequilíbrios necessários, WC tem de ser menos molenga e sair a jogar mais rápido e também mais pressionante aos adversários, AM sem rotação.. Com o campo estreito AC sente dificuldades e só conseguiu desequilibrar em movimentos diagonais, foi se apagando ao longo do jogo.
    O que mais me irritou ontem foram os alas, quando o jogo entra por esses domínios tem pouco a saber..a referencia aérea é Slimani, ponham a bola na cabeça dele e ele trata do resto!
    Por ultimo algo que me vai preocupando pois a patologia não mostra melhoras, o Sporting não faz golos de cantos e de livres laterais ou frontais. Senhores mais trabalho especifico, please…
    Carrega Sporting!!

    SL

    ResponderEliminar