segunda-feira, 6 de outubro de 2014

AG do Sporting, a LUSA desvenda alguns pormenores !...


AG do Sporting autoriza processos a ex-dirigentes

"A Assembleia Geral do Sporting autorizou hoje o Conselho Directivo a avançar com uma ação cível e criminal contra os ex-dirigentes Godinho Lopes, Luís Duque, Nobre Guedes e Carlos Freitas por alegados actos praticados no exercício dos cargos.

A proposta foi aprovada com 91 por cento dos votos, sendo a única votada em urna, enquanto os restantes pontos, nomeadamente sobre o Relatório e Contas, bem como a construção do novo pavilhão, foram votados de braços no ar.

Não ganhou vencimento a tese defendida por alguns sócios no sentido de que tal recurso a Tribunal só deveria avançar depois do Conselho Fiscal (CF) proceder a uma averiguação dos factos de que são acusados os ex-dirigentes, que teriam assim o direito de se defender dentro do clube e exercer os seus direitos, antes de se optar pela via judicial.

O presidente do CF, Bacelar Gouveia, esclareceu os sócios que o órgão a que preside irá exercer as suas competências disciplinares e fiscalizadoras, independentemente do caso seguir para Tribunal, dando o direito de defesa e do contraditório aos acusados para apurar se estes zelaram ou não pelos melhores interesses do clube, como mandam os estatutos.

Mesmo que os acusados venham a ser condenados civilmente em Tribunal, Bacelar Gouveia explicou que a sua expulsão só poderia ocorrer depois do CF dar o seu parecer e depois de marcada nova AG que votasse nesse sentido.

O facto da decisão de se avançar para Tribunal ter sido tomada pela Assembleia Geral do clube salvaguarda os actuais membros do Conselho Directivo de serem responsabilizados judicialmente por Godinho Lopes, Luís Duque, Nobre Guedes e Carlos Freitas, no caso de estes virem a ser ilibados pelo Tribunal das acusações que sobre eles impendem.

A grande novidade da AG foi dada pelo presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, quando leu um texto da auditoria às contas do mandato de Godinho Lopes, no qual deu conta da existência de uma carta assinada pelo ex-presidente e entregue ao FC Porto, em que o clube “leonino” prescinde de receber a cláusula de solidariedade no valor de um milhão de euros numa futura venda de João Moutinho, referente a direitos de formação.

Novidades não foram alguns dos números revelados por Bruno de Carvalho porque constam do Relatório e Contas respectivo, nomeadamente acerca do aumento significativo de custos com pessoal, da sobreposição de funções desempenhadas por funcionários contratados, na aquisição de jogadores e no pagamento de quase 10 milhões de euros em comissões, durante o mandato de Godinho Lopes.

O actual presidente aludiu ao orçamento para o futebol na gerência de Godinho Lopes, que ascendeu a 42 milhões de euros e que se traduziu num sétimo lugar, o pior da história, em comparação com os 25 milhões investidos por Bruno de Carvalho, cujo retorno desportivo foi o segundo lugar no campeonato.

O relatório e contas no exercício 2013/14 – que constava do ponto 1 da ordem de trabalhos - foi aprovado por unanimidade pelos 348 sócios presentes, sendo que a construção do novo pavilhão das modalidades também recebeu um parecer positivo, só se registando dois votos contra."
(SAPO Desporto c/Lusa # 06-10-2014 00:08)


Ao que até ao momento consegui apurar, a notícia que publico integralmente acima, será a primeira, verdadeiramente elucidativa, sobre tudo o que se terá passado na Assembleia Geral do Sporting, realizada na tarde de ontem em Alvalade.

Parecem assim não se terem confirmado, nem os maus presságios que apontavam para a imediata expulsão dos dirigentes a quem vão ser movidas acções civeis, nem a pretensão de alguns associados de que a matéria fosse primeiro tratada internamente, antes de o Clube avançar para as hoje sufragadas acções nos tribunais.

O cabal esclarecimento de todas as matérias abordadas na AG, segundo informa o site oficial do Sporting, apenas será possível, na próxima edição do Jornal do Sporting, no seguimento de uma linha que julgo correcta, por parte do Sporting Clube de Portugal. A menos que sejamos surpreendidos pelas proverbiais fugas de informações para os jornais do costume. Aguardemos.

Leoninamente,
Até à próxima 

1 comentário: