quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Oxalá ainda tenha tempo para ir a tempo !!!...


"... Mourinho não deixará nunca de ser metódico e detalhista, porque é no treino que ele é verdadeiramente melhor do que os outros. Continuará a ser pragmático, como quando baixou um pouco mais as linhas em Manchester com o City. Mas a diferença é que o seu futebol voltou a trazer felicidade aos adeptos, mesmo aos do Sporting., satisfeitos pela galhardia e coragem com que a sua remediada equipa se bateu com tantas estrelas e uma das melhores ideias de jogo do futebol atual. Mourinho mudou – voltou a querer jogar.".
(Bruno Prata, Ludopédio in Record)

"... O Sporting vive esta sina estranha; anda a dispersar, sem grande proveito, defesas da sua formação, por essa Europa fora (Tiago Illori, Pedro Mendes, Nuno Reis, Rúben Semedo, Eric Dier, Daniel Carriço, mesmo o próprio José Fonte), e depois, claro, vê-se compelido a escalonar, na sua primeira equipa em jogos cruciais, outros de menos qualidade. Dizia o Artur Jorge que as equipas se constroem de trás para a frente e o Mourinho, bem avisado, não prescindiu do Terry, do Ivanovic e do Cahill, que são a espinha dorsal da equipa, a sua reserva de segurança, que faz com que o Chelsea possa não ganhar, mas não perca.

Este Sporting é construído da frente para trás; joga normalmente bem – às vezes até muito bem –, mas os resultados não condizem nem refletem a qualidade das exibições. É por vezes doloroso ver tanto talento e empenho atraiçoado pelo défice qualitativo da defesa e o estado de sobressalto que permanentemente provoca. O Sporting tem um problema e tem de resolvê-lo a tempo; tal como estão as coisas, não adianta proclamar que o Sporting é candidato, porque infelizmente não é.


Bruno Prata não estará muito longe da verdade quando escreve sobre a satisfação dos adeptos do Sporting, "pela galhardia e coragem com que a sua remediada equipa se bateu com tantas estrelas e uma das melhores ideias de jogo do futebol actual.". 

Mas essa satisfação não invalida que o ilustre sportinguista Carlos Barbosa da Cruz, na sua excelente crónica hoje publicada no Record, convide com justificadas razões, a uma reflexão séria sobre o facto de a actual equipa do Sporting se assemelhar a um "queijo gruyère": qualidade, talento, galhardia e coragem, coexistem dramaticamente com os buracos da sua organização defensiva.

Nenhuma dúvida sobre o merecimento da singular homenagem de José Mourinho a Rui Patrício! A todos aqueles que o consideram um guarda-redes mediano com um obnóxio jogo de pés, o melhor jogador a actuar em Portugal na sua posição e dono incontestado da baliza da selecção nacional portuguesa, respondeu com a melhor exibição da sua curta carreira!

Mas a sublime prestaçao que protagonizou em Alvalade na última terça-feira à noite, só foi possível porque em vez de um suculento e compacto queijo da serra, o Sporting apresenta nas suas linhas recuadas, uma horrenda réplica dos buracos do famoso queijo suiço.

Também ninguém discutirá a voluntariedade e a dedicação de Maurício, as enormes potencialidades de Sarr, a abnegação de Cedric, o diamante em bruto que representará Jonathan, a classe e omnipresença de William Carvalho, a raça e a devoção de Adrien e os rodos de talento de João Mário, mas Marco Silva parece ter começado a construir a sua equipa da frente para trás e estará a demorar demasiado tempo a reduzir e eliminar, os "colossais buracos" da organização defensiva do Sporting.

Claro que todos sabemos da capacidade de Marco Silva para responder à tarefa ciclópica que se lhe apresenta. Já o demonstrou no passado, construindo, obviamente com menos talento, a inexpugnabilidade que ainda não conseguiu no Sporting. Mas a "colcha do tempo" é curta! Se a puxa, como notoriamente o vem tentando, para a "cabeça" da eficácia atacante, acaba por descobrir "os pés" da fragilidade defensiva!

Oxalá ainda tenha tempo para ir a tempo!!!... 

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Terá tempo, seguramente..., a valia mostra-a a cada dia que passa pelo que faz..., pelo que fala e principalmente da forma como o faz...

    Cabe-lhe a ele... evoluir da melhor forma... para colmatar algumas das lacunas que a equipa, e ele próprio, apresentam... e cabe-nos a nós apoiá-lo(s) e dar-lhe(s) o berço de que ele(s) precisa(m) para conseguir(em)... evoluir...!!!

    Por mim tem """todo""" o tempo que achar necessário... Sei-o... porque é isso que ele me demonstra... por é isso que sinto... Porque é isso que ele vai fazer... EVOLUIR... e tornar-se, cada vez mais, COMPETENTE...!!!

    Para mim... É O HOMEM CERTO PARA O LUGAR CERTO...!!!

    Acho que desde, o saudoso Bobby Robson (inexplicavelmente expurgado da sua condição de ser Sporting) que não tenho tanta confiança num treinador...

    A este facto junta-se uma estrutura... que há muito não tínhamos...!!!

    Se as estas mudanças se juntasse uma melhoria/evolução/revolução... whatever, das estrutura do futebol (inter)nacional... o TEMPO..., para ir atempo, seria muito menor...

    A fórmula é para mim, GANHADORA.... e Marco Silva é para mim o... "THE RIGHT ONE"

    SL

    ResponderEliminar
  2. E por falar em honestidade....

    Que tal uma bolinha quentinha para a 3ª eliminatória da taça.... Brilhante ... Muito Brilhante...!!!

    Talvez se F****...!!!!

    SL

    ResponderEliminar
  3. Amigo Álamo, eu confio em MS, e acredito que ainda nos vai dar grandes alegrias, por isso digo: Sim "ainda tem tempo de ir a tempo"...Desde o início que simpatizei com MS, esta empatia vai crescendo de dia para dia, eu sei que todos estamos ansiosos por ganhar títulos o mais rápido possível, mas penso que no imediato, é melhor pensarmos em primeiro lugar, na construção de uma equipa competitiva, assim os títulos surgirão com normalidade.....

    SL

    ResponderEliminar
  4. Caro Álamo,
    Não gosto de me enganar e muito menos colocar paninhos quentes nas coisas.. Parece que é unanime de que temos 1 problema no eixo na defesa, falta velocidade, falta marcação, falta capacidade de construção na 1 fase. Pronto, ponto assente, assumimos isso. Concordo que temos uma equipa construida da frente para trás. Mas já me cansa de quem critica e não aponta soluções!Acho que chegou a hora de MS tentar o Paulo e trabalhar mais a defesa em linha ou quem sabe baixar um pouco o bloco defensivo de forma a minimizar a falta de rins dos centrais.
    Quem tem outras sugestões?
    SL

    ResponderEliminar