segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A água e o fogo, juntos ?!... Verde será sempre verde!!!...



Luís Duque vai ser presidente da Liga

"Uma péssima escolha, um homem do velho futebol, do desnorte de dinheiro em contratações, ultrapassado e sem visão de futuro, que anda de pouso em pouso sem se saber muito que talentos tem, uma provocação ao Sporting que acaba de anunciar a intenção de o processar.

Um dia negro para o futebol português onde a podridão impera e onde nada muda e tudo fica na mesma. Duque é rating lixo, já devia ter vergonha sequer de aparecer. O seu tempo acabou há muito. Não há gente nova e limpa disponível?"
(Rui Calafate, in It's PR Stupid)

Leio o desabafo a quente, do meu amigo Rui Calafate e contenho o impulso, maior que o nosso Alvalade, de deixar no seu imperdível It's PR Stupid, um comentário, com aplauso e abraço.

E porque me contive?! Porque pela minha mente de agnóstico puro e duro, fugazes com um raio, perpassaram as mensagens de dois pensadores, que tantas vezes me têm apontado caminhos, embora tão díspares e afastados: São Tomás de Aquino e Nicolau Maquiavel! Mas então alguém me questionará: a água e o fogo, juntos?! Impossível! Nada disso, a minha agnosticidade e o meu frio sentido pragmático, permitem-no.

Entre dois males inevitáveis, é preciso escolher o menor, terá defendido o santo! Mas, pardoxalmente, a Maquiavel terá sido atribuída a autoria do mesmo princípio, embora seja mais comum ver o seu nome associado a outra lição que dele teremos herdado, de que os fins justificam os meios.

Perante o primeiro destes conceitos, estou em crer que até Rui Calafate concordará comigo, quando lhe passar a quente indignação, que quase me chamuscava também. Porque escolher entre o escorregadio, venenoso, peçonhento e vermelho réptil Seara e a velha, nojenta e repugnante sanguessuga que Duque simbolizará, a minha preferência acaba por recair, inevitavelmente, no anelídeo.

Já quanto ao segundo conceito, se atentarmos nos fins que a grande maioria dos 27 reunidos em Coimbra terá pretendido alcançar, fácil será compreender o meio a que entenderam recorrer. Mas quer-me parecer que o seu escrutíneo terá resultado, mais da incompetência que grassa nas suas hostes, do que dos atributos da sua escolha, que incontornávelmente resultará sempre, numa pedra que serão obrigados a suportar nos seus sapatos, sabe-se lá por quanto tempo.

E agora, perguntarão os meus amigos sportinguistas?! Como sairá o Sporting de todo este indecoroso imbróglio?! Poderei estar redondamente enganado, mas a minha primeira impressão é de que o Sporting sai airosamente deste penoso episódio do futebol português!

Em primeiro lugar, porque afinal o "respeitinho" é muito bonito e a decisão unânime de uma procura clara e inequívoca de um "não afrontamento" está aí para quem a quiser compreender. Quem pretender colocar no mesmo saco, os alhos do diferendo Sporting/Duque, com os bugalhos da Liga, melhor será atentar no facto de que o saco poderá estar roto. Alhos são alhos e bugalhos nunca deixarão de o ser! Cada coisa deverá ser analisada e resolvida no seu preciso contexto.

Em segundo lugar, porque pese embora o silêncio com que as propostas leoninas foram recebidas, esta escolha nunca significará a sua rejeição, muito pelo contrário, poderá transportar já o germen de uma futura inflexão no sentido, ainda que não coincidente, mas de certo modo bem mais próximo do que se poderá julgar, do ultimamente preconizado em Alvalade e que só a proverbial casmurrice e egocentrismo do dirigismo do futebol português, ainda não permitiu interiorizar e levar à prática, como caminho único e incontornável.

Finalmente, e deixem-me puxar a brasa para a minha sardinha, por muito diversificada que seja a paleta policromática do verde...

Verde será sempre verde!...

Leoninamente,
Até á próxima

16 comentários:

  1. Ora sendo assim...El Duque aceitou o convite feito pelo fcp/bufas/corruptos/galinhas e compª...

    E já agora...qual será o projecto que El Duque tem para o futebol portugês...??

    Ou o projecto vai ser-lhe "oferecido" pelos galinhas/ corruptos e compª...?

    Estamos bem entregues estamos...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Max, os interesses de ambos os clubes corruptos - ambos foram apanhados nas escutas, ou estou enganado?! - serão ABSOLUTAMENTE ANTAGÓNICOS! O pacto é circunstancial e eu vou esperar até as comadres se zangarem, para conhecer as verdades que agora ninguém diz!...

      SL

      Eliminar
  2. Segundo informações recolhidas Luís Duque terá uma passagem breve pela Liga de Clubes: máximo um ano. Luís Duque, apoiante ferveroso de Seara, antigo candidato a tudo e mais alguma coisa, é um nome que agradava aos dois "velhos amigos" (Vieira e Pinto da Costa) por isso é natural a escolha. O que me estranha é ainda não haverem listas para a Comissão Arbitral e Comissão Disciplinar. Isto é que é estranho, pois significa que há divergências....

    Bruno Duarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Bruno Duarte, tenho alguma dificuldade em aceitar uma estratégia com um prazo tão dilatado, dado o total antagonismo de interesses entre os dois clubes promotores. Veremos se as comadres não se zangarão antes, quando estalar a problemática da centralização de direitos televisivos!...

      Quanto às comissões que refere, acho que estarão de momento, completamente desvitalizadas e pouco contarão na actual conjuntura...

      SL

      Eliminar
  3. Amigo Alamo,
    Hoje soubenos o nome saido do fumo branco nao da capela sistina mas dos fornos da bairrada. Temos emplastro!
    Pobre e escloresado futebol luso que repisas recorrentemente no pantano que tanto agrada aos encelaficos da luz e do dragao
    Figura decorativa sem poder efectivo, o sor presidente la vai pro poleiro com um projeto que ninguem conhece, onde dinheiro nao abunda mas tambem isso nao interessa nada... o que interessa sao os concelhos disciplinares e da arbitragem.
    Enquanto os clubes continuarem a olhar pro umbigo e nao terem como foco o pontenciar do negocio, criar mais competividade dos chamados pequenos, atrair investidores e melhoria dos direitos televisivos, tudo isto numa logica coletiva, o futuro nao se apresenta risonho.
    Sao precisas medidas a decreto que obriguem os clubes a jogar com jogadores lusos.
    Pronto sr. BC ja tem 1 sportinguista na PL , ja podes tar caladinho, dizem eles em coro

    ResponderEliminar
  4. Afinadinhos...mas so enganam os tolos..
    Ao sporting resta a luta por ideias e principios nao se pteocupando quem seja o emplastro!!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aparentemente sim, amigo João Antunes! Mas quer-me parecer que só aparentemente! Veremos quanto tempo vai durar o entendimento das comadres e se o conseguem fazer quando houver que decidir o que é realmente importante.

      SL

      Eliminar
  5. Caro Álamo,

    Excelente 'post' (como sempre), extremamente oportuno... Contudo há algo mais nesta história que ainda nos escapará...

    Inicialmente, ou seja, hoje a meio da tarde, quando soube deste desfecho da 'reunião papal' tive uma péssima impressão sobre esta decisão. Pareceu-me que o Sistema estava a oferecer ao Duque um 'porto de abrigo', assim a modos que um dois em um, isto é, um tacho (que o homem é de 'boa boca' e precisa de um salário bom e prato cheio) e um cargo que está abrangido pelo "estatuto de utilidade pública", permitindo a quem o ocupa não cumprir as decisões que emanem dos tribunais...

    Mais ao fim da tarde, e depois de conversa com alguns amigos fico com uma 'pulga trás da orelha' sobre se o Duque não irá funcionar tipo um "cavalo de tróia"... Permitindo ir de encontro aos anseios leoninos de expurgar a máfia que está instalada na Liga e na FPF, visto que o cargo de Presidente da Liga assume, por inerência o lugar de Vice Presidente da FPF.

    A ver vamos mas, como dizia o outro, sempre "com um olho no burro e outro no cigano".

    Saudações Genuinamente Leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo YaZalde, confesso-lhe que escrevi todo o texto que publiquei, exactamente com a "mesma pulga atrás da orelha", sentimento que mais reforcei, depois de ouvir Rogério Alves em "O dia seguinte". Talvez seja bom abandonarmos as palavras e aguardar serenamente em silêncio, por uma questão de salvaguarda de interesse...

      SL

      Eliminar
  6. Álamo

    Também eu tento pesar os prós e os contras desta catapultação de LD para a "Presidência" da LPFP.

    1º Pró - Antes LD que o Presidente da Casa do Benfica de Tondela (Carlos Marta, conhecido enquanto jogador de futebol por "Águas") que ontem era apontado como favorito ao lugar.

    1º Contra - Para mim LD é uma amiba. Vai-se moldar perfeitamente à vontade dos donos.

    2º Contra (No momento) - Estou a ver a SICNoticias e o anormal do lampião Rui qualquercoisa, é só elogios. Logo não pode interessar à posição do Sporting.

    Para começar já chega.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís Duque é sportinguista e, apesar da questão judicial que o opões ao Clube, estou em crer que saberá sempre e se for necessário, distinguir os interesses do Clube na Liga das suas divergências com o Clube.

      Eliminar
    2. Amigo "8", em primeiro lugar, não esqueças que antes de LD, foi convidado GL, o que demonstra cabalmente quais os fins que se pretendiam alcançar, já que os meios foram sendo sucessivamente escolhidos no mesmo "campo".

      Quanto à característica "amibiana" do agora candidato, repara que, sendo um facto que a amiba se molda geometria alheia, o seu objectivo final é absorver o corpo envolvido.

      Quanto ao "rui qualquer coisa", oh meu amigo, aquilo é o protótipo da fidelidade e nada mais! Nunca tive medo dos cães que ladram...

      Abraço e SL

      Eliminar
  7. Apoio totalmente o seu raciocínio, amigo Álamo. Começando pela sua conclusão e, depois, por aí fora!!!
    O que eu penso: e se em vez de “Como sairá o Sporting de todo este indecoroso imbróglio?” o meu amigo tivesse imaginado uma pergunta de um dos “pontífices da bola”, do tipo “Como vamos sair de todo este imbróglio que nos criou aquele c***o da voz grossa?” ?
    Pois é, quem quer que fosse o escolhido, precisaria de um projecto real que, seguramente tinha. E o do Sporting ali mesmo à mão…para discutir…se pudesse ser utilizado!
    E o Nacional da Madeira já veio “engrossar” a voz:”Não vamos apoiar uma pessoa cujo projecto e ideias desconhecemos”!
    A escolha de Duque é, sem dúvida, uma provocação ao Sporting, mas pode ser, em segundo plano, uma escapatória airosa para dom bufas, pois não podemos esquecer as brutais divergências com o Kadafi. Mas terá sido a melhor de todas as soluções para os outros presidentes, muito dos quais terão lido o projecto leonino.

    N’O Dia Seguinte de hoje, Rogério Alves esteve imparável. Terá começado algo hesitante sobre esta questão da Liga, mas acabou por colocar RGS e GA às turras por causa da sua “santa aliança”.
    Foi lindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Liondamaia, estará verdadeiramente indecifrável o jogo de xadrês que neste momento decorre no tabuleiro do futebol tuga.

      Daí o "mal menor" que apontei no texto, que ninguém poderá garantir que não se venha a transformar em bem. Para já foram "comidos" todos os "peões vermelhos": Searas, Martas, Gomes da Silva e mais alguns que nem viram a luz do dia, mas de que se conhecem os nomes.

      Falta-me saber se a "voz grossa" não será ainda mais maquiavélica do que aqueles que são apelidados de maquiavélicos. Provocou, provocou e, se calhar como desejava, acabou por ser provocado, exactamente com a candidatura mais conveniente.

      Fiquemos por aqui, porque talvez a especulação nem seja muito conveniente para os nossos interesses. Vamos acompanhar o desenrolar do jogo e no final, que pode até ser daqui a um, dois, ou mesmo três anos, veremos quem aplicará o "xeque.mate"!...

      SL

      Eliminar
  8. Amigo Álamo, eu tenho reflectido mto sobre a candidatura de LD, várias hipóteses passaram pela minha mente, mas como eu sou uma pessoa, que acredita, que em todos os indíviduos, por mais mal que façam, existe sempre um lado bom ,que apenas aguarda o momento certo, para vir à tona,em face disto, considero a hipótese ,de LD sentir necessidade de se redimir, por todo o mal que juntamente com outros fez ao Sporting...Claro que todos sabemos que esta escolha do bufas de o orelhas, visa única e exclusivamente atingir o Sporting, mas é-me um pouco difícil de acreditar, que LD deseje o mal do Sporting ao ponto de pensarmos que aceitou a oferta com o fim de lhe fazer ainda mais mal, por isso eu pelo menos vou dar-lhe o benefício da dúvida, acreditando que é um mal que vem por bem.....

    SL

    ResponderEliminar
  9. Pois eu.... não sei se...
    ...me mande ao chão a rebolar a rir.... com mais esta vergonha
    ...me mande às urtigas e desista desta merda de vez.... por causa de mais esta vergonha...

    Agora de forma hostil e directa.... sem subterfúgios e fazendo de cada dia do mandato de BRUNO DE CARVALHO uma autêntica demonstração de verdade... a cobra e o escorpião querem pintar a manta toda...

    Lamento mas "pulga atrás da orelha" não tenho... Não acho nada plausível a possibilidade deste "duque" vir em nome do SPORTING... E não..., por diversos aspectos... o primeiro é a proximidade ao inimigo... e não é de agora... (eu ainda sou do tempo... e lembro-me quando o dito era presidente da Associação de Futebol de carnide...!!!) depois, ao o """interseirismo""" adjacente a mais este poleiro... e a piéce de resistence tem a ver com o facto da anuência por parte do(s) inimigo(s) [e não adversários...]

    Para isto ser uma concertação leonina... teríamos de ter vários factores... uma devoção inacreditável por parte de duque em se submeter ao escrutínio judicial em nome de uma missão maior... (só ao nivel de JC... e eu nem sou católico...) Por outro lado... encavar, de uma vez só, dois inimigos (sabidos....!!!) seria algo que nem o cálculo de probabilidades mais inimaginável poderia providenciar... (acho que ganho o euromilhões mais depressa...)

    De qualquer forma... numa coisa concordo...!!! Se e quando as víboras se zangarem... e vão zangar-se, talvez..., ou não...!!! algum deles vai perder.... em grande...!!! E não me parece que seja a sul....!!!

    A norte já percebemos que a decadência natural é uma realidade... de uma estrutura farta... de si própria... (e o ninho de víboras regional a norte... é tb ele violento... o futuro presidente da agremiação azul já tem um poleiro político que o catapultará a outros voos...)

    A sul, da 2ª circular, a expectativa é a mesma de sempre.. (desde à uns anitos para cá...) apanhar a boleia da corrupção-môr para assaltar o trono... e deixar tudo como está mas tornar o céu... apenas mais vermelho....

    De uma coisa eu tenho a certeza.... este panorama estratégico só vem dar razão a BdC... e que razão.... meus senhores...e que razão...!!! É preciso ser muito assertivo para conseguir mexer com esta m**** toda... E que se prepare BdC pois a procissão ainda agora saiu da paróquia... e que nos preparemos também nós... vêem ai tempos difíceis e como tal vai ser preciso MATER-MO-NOS..., AGORA MAIS QUE NUNCA... pois a estratégia vai passar por nos separar... e vão recomeçar as encomendas (mais ainda) para que o mote seja dado..... Eles já perceberam que com paleio não nos vencem... porque as coisas até estão a correr bem... Têm de nos tentar abater como têm feito até aqui... por dentro.... TEMOS NÓS A PALAVRA....!!!

    p.s. vou gostar de ver que tipo de cobertura darão os jornaleiros a esta podre aliança... já imagino o "joguete" a defender o carnide... e a "rebola" e o "rascor" com páginas inteiras em azui porco....!!!

    SL

    ResponderEliminar