sexta-feira, 10 de outubro de 2014

"Good Night, and Good Luck" !...


"Good Night, and Good Luck", é o título original de um filme norte-americano de 2005, dirigido por George Clooney  e que constitui uma referência à frase com a qual a sua personagem central, Edward R. Murrow, uma âncora da recém implantada televisão dos Estados Unidos, encerrava todos os seus programas, já lá vão quase sete décadas.

Edward Murrow celebrizou-se pela coragem com que assumiu e levou a todos os lares norte-americanos, o seu confronto com o senador Joseph McCarthy, ao expôr as tácticas e mentiras usadas por este, na sua odiosa caça aos supostos comunistas americanos. em plena década de 50 do século passado, cuja divulgação terá contribuído para a decadência e morte do senador, ideólogo e executor  da... "caça às bruxas"!...




Já por aqui repeti até à exaustão, que "No creo en las brujas, pero que las hay, las hay"! Outra coisa, bem diferente, será não acreditar nos relatos históricos que me chegaram, já homenzinho, sobre toda a perfídia da ignóbil "caça às bruxas", protagonizada pelo algoz da imagem acima, por terras do Tio Sam, nos dolorosos anos que se seguiram  ao ano em que nasci.

E outro facto de que não terei a mínima dúvida, é que Joseph McCarthy, sempre terá tido seguidores por tudo o que é canto deste cada vez mais globalizado mundo em que vivemos.

Recomendo vivamente o visionamento deste filme. Um cidadão e adepto sportinguista prevenido, vale por dois. E nada nos garante que a sua "reprise" não aconteça num "cinema" perto de nós!...

Pelo sim pelo não, despeço-me com a frase que Edward R. Murrow celebrizou, que dirijo a todos os sportinguistas:

"Good Night, and Good Luck"!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário