segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Sopram ventos de mudança na Academia !...



Sopram ventos de mudança na Academia Sporting! A julgar pelos resultados obtidos por alguns dos diversos escalões da nossa formação e pelos ecos que nos vão chegando, sobre insipientes ou perversos cenários que os poderão ter originado ou deles decorrentes, serão ventos absolutamente previsíveis, de que apenas se desconheceriam o tempo e o modo com que seriam avaliados e encontrados os remédios mais adequados.

As últimas notícias dão-nos conta de que o treinador José Lima da equipa de juniores, terá sido afastado do cargo, sendo de imediato substituído por Luís Boa Morte, que integrava a estrutura técnica da equipa B. Na sequência desta decisão por parte da estrutura dirigente do Sporting, também Bento Valente, coordenador técnico da Academia desde a eleição de Bruno de Carvalho, terá apresentado a sua demissão.

Até ao momento, nenhuma informação foi adiantada pelo Clube, pelo que as alterações decorrentes dos efeitos da ventania, poderão ou não consubstanciar-se nos dois nomes avançados pela Comunicação Social.

Vamos aguardar pelo Sporting Directo da SportingTv. Talvez possamos obter os esclarecimentos para as nossas preocupações.

Leoninamente,
Até à próxima

7 comentários:

  1. Caro Alamo,
    Sem grande alarido a uns anos atras sairam de alcochete um grupo de treinadores rumo ao seixal, de mansinho comecaram a montar a estrutura , compram tudo o que sao miudos com algum jeito, pagam aos pais, pagam desde juvenil do 1 ano, colocam os excessos no Oeiras e resultado disso tudo hoje dominam os escaloes de formacao e de chamados as seleccoes.
    Como resultado disso temos este ano a pior equipa de juniores dos ultimos 15 anos com os resultados que dao conhecidos.
    Culpado? Lima claro!
    Desde 2006 em alcochete, entre passagem pelos juvenis e B's la foi campeao de juniores 3 vezes.
    Se e sublinho o se foi corrido somente pelos resultados desportivos nao demos prova de sermos um clube diferente mas igual a tantos outros, diria mesmo vulgares.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Antunes, o que expressa no seu comentário sobre os últimos anos da formação do Sporting, ao que há muito temos vindo a saber, será apenas a ponta do "iceeberg". Antes da debandada que aponta, terão diexado entrar na Academia um "cavalo de Tróia" que ao longo de dois ou três anos terá exercido modelarmente a função de espião vermelho, sobre todos os segredos da formação leonina, regressando depois ao lar, com todos os dossiers completos debaixo do braço e nas barbas de FSF e JEB, um centrado na venda do património imobiliário e outro sem saber o que andava por lá a fazer. Fomos vítimas da maior espionagem desportiva de que há memória. Mais importantes que a debandada de que fala, facilmente substituível, terão sido os volumosos dossiers de toda a prospecção realizada pelo Sporting, que foi autenticamente copiada e levada para o Seixal, onde serviu para montar todo o aparatoso e dispendioso sistema de formação que começa agora a dar frutos. Penso que com um pequeno esforço, identificará perfeitamento o "cavalo de Tróia"! Andou por lá o tempo suficiente para certamente lhe saber o nome. Esse sim, esse terá sido o nosso maior problema...

      Mas não tema. Nos moldes em que a formação do Seixal está montada, não resistirá financeiramente, mais do que um ou dois anos...

      Com o José Lima, acaba por acontecer futebol: não há resultados, a corda parte sempre pelo lado que sabemos. Até Robson foi à vida, na maior atrocidade que provavelmente até hoje foi cometida no Clube.

      Sobre o Bento Valente, apenas sei que entrou com BdC e nem saberei muito bem as responsabilidades que teria: coordenador técnico diz-me muito pouco,..

      Mas que o vento está agreste, dizem-me que sim! Muito agreste! Demasiado talvez. Como parece estar no atletismo e no basquetebol. Mas o meu amigo saberá melhor do que eu. E haverá coisas que o interesse do Clube recomendará contenção absoluta.

      Abraço e SL

      Eliminar
    2. Caro Álamo, bom dia.
      Permita-me discordar do seu prenúncio. Embora me pareça lógico que a formação do seixal, como está, não aguenta muito, o que tenho observado leva-me a concluir outra coisa.
      O seixal é um aviário... mas não fornece o super mercado da luz. O seixal é como um armazém de revenda... a linha de produção foi montada, criaram-se as infraestruturas e agora é só começar a exportar. Não esquecer que quem gosta muito de dinheiro está sempre à frente uns passos e não brinca em serviço...
      Se as negociatas podem ser uma mina de ouro, feitas com a compra, potenciação e venda de jogadores estrangeiros porque não fazer o mesmo com os da casa?
      Não se potenciam os da casa com jogos no campo, porque o filho de Deus não quer... mas através de convocatórias massivas nas seleções jovens e promovidos pela CS ao serviço eles vão sendo potenciados... Aliás, toda a gente sabe, que o Bernardo Silva com 20 anos é dos melhores do mundo... em potencial.
      Aquilo que ouvi dizer é que André Gomes, Cancelo, Bernardo Silva e etc... são vendidos, mas no fundo são empréstimos encapotados.
      Há uns tempos, nos comentários às suas publicações, alguém (peço desculpa mas não me lembro quem) mostrou uma notícia da marca que dizia que o cancelo estava emprestado pelo rio ave...
      Isto são umas negociatas da china, que nem nos passam pela cabeça e o aviário também já começa a render...
      Ainda por cima o jogador português está bem cotado no estrangeiro e quase de certeza que aquilo não fecha enquanto os negócios tiverem potencial para render.
      Os jogadores são mais inflacionados no valor e no preço, quanto mais novos forem...
      SL
      Basco "O Leão"

      Eliminar
    3. Amigo Basco, sem pretender de algum modo, contestar o que afirma, permita que lhe diga que não me parece que o "esquema" montado no Seixal tenha pernas para andar.

      Em primeiro lugar porque custa uma autêntica fortuna e tenho fortes reservas sobre se os ganhos serão capazes de cobrir sustentadamente os custos. Em segundo lugar porque a espionagem desportiva e os seus dividendos, tenderão a esgotar-se a curto ou a médio prazo e BdC não permitirá a sua repetição. Em terceiro lugar, a conjuntura financeira, interna e externa, que vem permitindo a sua subsistência parece ter os dias contados, com o fim dos fundos e com a proibição da repartição da propriedade dos passes dos jogadores. Finalmente, as máfias poderão resistir mais ou menos tempo, mas não se conhece nenhum exemplo da sua eternização: um dia, um procurador mais deligente e corajoso, encontra a ponta da meada e... a casa cai!

      SL

      Eliminar
    4. Obrigado pela partilha.
      Se me diz que o modelo não tem sustentabilidade acredito que sim.
      Infelizmente discordamos, em relação à mafia, penso eu que, pela personalidade dos intervenientes (eu o Álamo). Enquanto que o caro Álamo me parece uma pessoa com uma personalidade positivista e esperançosa, eu não sou... nada!
      Sei que isto pode não ter muito a ver, mas li há uns anos um livro que se chamava "Gomorra". Falava sobre a Camorra, a máfia napolitana.
      Segundo o jornalista napoiltano que o escreveu a mafia evoluiu... deixou o sub mundo secretíssimo dos casarões de Nápoles para se expandir. Neste momento, os capitais de semelhante gente, estão infiltrados em conselhos de administração de grande multinacionais... exercem poder de influência junto de políticos... ou seja, no fundo a atividade criminosa mantem-se, mas neste momento está "legalizada" por assim dizer. "Dividir para reinar em vez do orgulhosamente sós".
      Nunca esquecer que os mafiosos não gostam de outro tipo de vida e que se dedicam a ela como nós, pessoas decentes nos dedicamos a querer prosperar dignamente, mas ao contrário.
      A ver vamos como se costuma dizer. Há gente que nem com escutas... elas existem, são verdadeiras, mas como não foram pedidas por nenhum juíz não têm validade... por coisas técnicas não há justiça, como não dá para chorar... vamo-nos rindo.
      SL
      Basco "O Leão"

      Eliminar
    5. Amigo Basco, quem seria eu para negar a evidência do seu comentário?! Mas creio que o amigo também não negará, Vale e Azevedo, Carlos Cruz, Jorge Rito, Manuel Abrantes, o Godinho das sucatas e até Ricardo Salgado cairam! Porquê?! Porque nem só os criminosos evoluiram!...

      O meu positivismo, perdoe que lhe diga, assenta em factos!...

      SL

      Eliminar
    6. Tem razão...
      Sl
      Basco "O Leão"

      Eliminar