segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Só nos lembramos do nome do ancinho, quando o cabo nos bate na testa!...



QUESTÃO CENTRAL

«O modo como Fábio Espinho surgiu ontem nas costas de Chidozie e o ultrapassou, para fazer o 0-2 no Dragão, confirma o que se percebia, pese todo o potencial do jovem nigeriano: ainda não está pronto para ser titular da primeira equipa do Porto. Já a forma como Rafael Amorim, batido em velocidade, provocou, no Restelo, a falta que o levou à expulsão e deu, de livre directo, o segundo golo ao Arouca, prova o que todos desconfiavam: nunca estará em condições de integrar um onze da liga principal.

Como as equipas se constroem a partir da solidez das defesas, custa a entender o pouco cuidado dos grandes emblemas com o eixo do seu sector mais recuado. Refiro-me a Portugal, mas não esqueço o Real Madrid, que não dispõe de um quarto central ao nível de Pepe, Ramos e Varane, uma limitação que se verifica igualmente no rival Barcelona. Por cá, Vítor Baía manifestava na nossa última edição, e neste mesmo espaço, a sua estranheza pela debilidade do Porto em matéria de centrais, lembrando o desinteresse por Reyes, emprestado pelos portistas à Real Sociedad. O mexicano, de 23 anos, é titular da sua selecção, Marcano e o ora despachado Maicon não jogam em selecção alguma.

O Benfica vive drama semelhante. Luisão terminou a época, Lindelöf precisa de tempo, Jardel reza para não lhe aparecerem 'réplicas' de Aboubakar, Lisandro - que esteve para ser cedido... - recupera de lesão. Só Jorge Jesus não vai em conversas: tinha Oliveira, Naldo, Ewerton e Tobias, reclamou Semedo e pediu Coates. É verdade que nenhum é um grande central, mas servem bem todos. E melhor ainda: já são seis!»

Para além do título, obviamente compreensível, não consegui alcançar o objectivo que levou AP a escrever esta crónica. A menos que tenha pretendido, à margem da "questão central", dissecar outra questão que deixou escondida nas entrelinhas. Talvez só JJ seja capaz de compreender e desvendar o labirinto em que o cronista o pretendeu colocar...

De uma coisa estarão certos os adeptos sportinguistas: Coates e Semedo, exactamente aqueles que chegaram e estarão, teoricamente, a mais, já foram e continuam titulares.

Só nos lembramos do nome do ancinho, quando o cabo nos bate na testa!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário