quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Mesmo que só por um dia, sou portista desde pequenino!...


A QUEDA

«Havia um mito sobre o Futebol Clube do Porto: o de que, graças à sua extraordinária organização e disciplina, tinha um balneário blindado, uma máquina infalível e jogadores sempre na linha. Na realidade, não eram apenas os jogadores que andavam na linha. Os árbitros também se juntavam à formação ordenada. Digo que era um mito porque isso foi apenas verdade há muitos anos, quando Pinto de Costa tomou as rédeas do poder. Depois, limitou-se a colher os frutos. Já não era máquina nenhuma. Eram as vitórias. Não é no Porto que as equipas vencedoras têm balneários pacificados, treinadores eficazes, presidentes com autoridade, árbitros submissos. É no mundo. E, talvez porque se sinta o fim do ciclo, talvez porque o futebol é hoje muito diferente, as derrotas vieram. E com elas vieram as birras, as zangas, os boatos, as injustiças. Sei do que falo. O Sporting viveu assim muitos anos. Quando Maicon sai do campo sem autorização, quando a sua mulher acusa nas redes sociais o departamento médico pela situação do seu marido, quando Brahimi protesta contra as decisões do treinador de forma visível, quando os árbitros começam a prejudicar o Porto, isso é uma consequência dos maus resultados. É evidente que o Porto já não é o que era. É um ciclo que se fecha com o fim do mandato de Pinto da Costa, um homem que fez tudo pelo seu clube menos preparar convenientemente a sua sucessão.

Como saberão, nunca fui dos sportinguistas que se movem pela rivalidade com o Benfica. O meu maior adversário é sempre quem representar maior risco. Tenho por isso pena que, esta semana, o Porto esteja a viver tanta agitação. Logo agora, quando descubro que, no fundo, sou portista desde pequenino.»

Mais palavras para quê?!...

Eu também, no fundo, no fundo e mesmo que  só por um dia, sou portista desde pequenino!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Não acrescentarei nada mas eu também sou portista desde pequenino! Corri mesmo esse risco se não fosse tão rebelde..."'inda eu era pequenino, acabado de nascer"!

    ResponderEliminar
  2. Eu também serei portista desde pequenino mas nenhum dos outros resultados me deixará desiludido.
    Uma vitória do Porto atrasará o mais directo opositor, um empate atrasa um e quase 'mata, o outro e uma vitória do Benfica arruma o Porto.
    Importante é ganharmos o nosso.
    SL

    ResponderEliminar
  3. Caro Álamo,

    Lá terei, a muito custo, de também ser hoje portista... Mas não irei tão longe ao dizer que o serei desde pequenino... Serei portista desde que o 'boi de apito na boca' apitar para o inicio da partida na ETAR. e sómente até ao fim da mesma...

    SL

    ResponderEliminar
  4. Eu por acaso hoje "nasci de manhãzinha" portista da silva...!!

    Faltam cerca de 30 minutos para deixar de "sofrer desta doença"...
    Por acaso em relação ao benfas, ainda não era nascido e já era "anti-benfas"...

    SL

    ResponderEliminar