quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Só eu sei quanto lamento que se venha perder o melhor "pegador" alguma vez visto em Alvalade!...


ESCOLHER, OU NÃO, AS BATALHAS

«Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, não escolhe batalhas para travar. Simplesmente mete-se em todas, de cabeça. Até podia entender a estratégia caso estivesse em causa a defesa do clube. Mas em muitos dos casos não é disso que se trata, embora ele pretenda passar tal ideia para os milhões de adeptos leoninos. Em três anos na liderança de uma das maiores instituições deste país já deixou claro que o estilo guerreiro, truculento e por vezes extremamente rude não surge por necessidade mas sim porque essa é a natureza dele. Avança contra tudo e contra todos os que não concordarem com ele. Porque sim.

Era mais do que evidente que a 'oficialização' da saída de Carrillo para o Benfica iria provocar reacções extremas por parte de Bruno de Carvalho, as quais contrastam em absoluto com a posição pública, por exemplo, de Jorge Jesus (mas também é verdade que não é JJ quem tem a responsabilidade de explicar aos acionistas a perda de um grande activo). Mas seria necessário fazer descer a troca de argumentos a um nível de sarjeta, como sucedeu no 'bate boca' com o presidente do sindicato de jogadores peruanos? Ou apelidar de 'chulos' aqueles que ganharam comissões com os negócios leoninos no tempo de Godinho Lopes ou Bettencourt, como se actualmente ninguém as recebesse?

Carrillo escolheu o seu próprio caminho. Como Jesus em Junho. Ambos o fizeram porque felizmente têm direito a isso. Os mesmos sportinguistas que se indignaram com a forma como o Benfica tentou distorcer a história na pré-época não podem agora aplicar 'medidas' diferentes no caso do jogador peruano. Se Jesus (e, já agora, Maxi Pereira) ficou até ao fim a entregar troféus no Museu Cosme Damião foi porque teve condições para isso. Se Carrillo não está envolvido nesta tremenda (e notável) luta pelo título foi porque Bruno de Carvalho não quis. Preferiu mais uma 'batalha sem quartel', condenada desde o início ao insucesso, ao 'fechar de olhos' que poderia ajudar a ganhar a 'guerra'.

P.S. Mesmo sem razão (na minha opinião), o Benfica decidiu avançar com uma acção judicial contra Jesus. Nesse mesmo sentido, entendo que Bruno de Carvalho não faz mal nenhum em 'pagar da mesma moeda', com Carrillo.»
(José Ribeiro, Contas Feitas, in Record)

Utópico e sem capacidade para perceber a transcendência do seu sonho, Bruno de Carvalho, cego e surdo a todo o mundo que o envolve persiste, convicta e quixotescamente, na tentativa inglória de encontrar a solução para a "quadratura do círculo leonino": montado no "rocinante da sua narcísica teimosia", ei-lo que trocando lança e escudo por régua e compasso, investe decidido contra castelos reais ou imaginários, sem cuidar de contar quantas etapas já queimou, julgando que o infinito é o seu limite, quando há milhares de anos os geómetros gregos apontavam para um número finito de tentativas!...

Hoje, enquanto avança em "cada corrida" para os "cornos do touro", sente toda a "praça" com ele! E talvez esteja! Até eu, simples rabejador, aprecio a sua coragem, mas... Inevitavelmente, depois de sucessivas lides sem dominar o "animal", o cansaço virá, as ausências na "praça" serão cada vez maiores e um dia, não haverá ajudas e nem rabejadores verá atrás de si...

Só eu sei quanto lamento que se venha perder o melhor "pegador" alguma vez visto em Alvalade!...

Leoninamente,
Até à próxima

9 comentários:

  1. «É assim: se não levarmos a cabo o sobre-humano, estamos perdidos.
    Se não pudermos fazer o que já ninguém exige de nós afundar-nos-emos.
    Os nossos inimigos só esperam que nós nos cansemos.
    Quando a luta é mais encarniçada é que os lutadores estão mais cansados.
    Os lutadores que estão cansados de mais, perdem a batalha.»

    Bertold Brecht

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo Álamo: como temos assistido, os "toiros" também têm sido cada vez mais e investido com cada vez mais força. O nosso forcado tem sido destemido e não se tem negado a nenhum, se bem que, por vezes, e na minha opinião também, ele não tenha de ir a todas, como sói dizer-se.
    Alguém já lhe chamou a "arte de abraçar o toiro" e nesta arte, estou convicto que, ao nosso forcado, ainda lhe faltará moderar algum ímpeto e conseguir assim "refinar" essa mesma arte.
    Até o conseguir, espero que o cansaço não se apodere dele, já que o medo de ir para a cara dos "toiros" é coisa que não lhe assiste e coragem é coisa que não lhe falta.
    Estou em crer que todos nós não faltaremos tanto na "praça" como na "arena".
    SL

    ResponderEliminar
  3. Boa Noite Alamo,

    Muita água ainda ira correr sobre as pontes até se saber toda a verdade do caso Carrillo. Muitas vezes certas pessoas são tentadas a encontrar explicações rebuscadas para o sucedido quando a causa é bastante simples. Após Bosman o mundo mudou e ser jogador livre pode ser sinónimo de encaixe de milhões para o jogador e empresário.
    Este caso parece-me evidente ser um desses ponto final. O SPORTING SABE, TEM PROVAS, QUE À MUITO TEMPO ELIO CASSARETTO TENTAVA COLOCAR CARRILLO NUM GRANDE DA EUROPA. Algo correu mal e somente no mercado nacional lhe pegaram. Acordemos para a realidade, carrillo vai ganhar no benfica 7 a 8 vezes mais que no sporting. Tenho para mim que o pior defeito de BC é ser mau perdedor, apostou então em tentar de todas as formas pressionar o jogador e tentar acompanhar os seus legítimos pedidos de honorários. Perdeu!! E agora amigo, permite-me um parentises, como sócio do Sporting que digo sem quaisquer hipocrisia ainda bem que perdeu!! Sofri e todos sofremos com a história recente da iminente falência do clube e jamais podemos entrar de novo na espiral louca de ordenados. O Sporting pagar 4 milhões de euros anuais a um jogador é loucura total!! Era de novo entrar na espiral da falência!! Quando BC percebeu que Carrillo jamais assinaria deveria ter mudado imediatamente de estratégia, dizer que não podemos acompanhar o que queres , encerrar as negociações, reintegrar o atleta e dizer, procura clube. Mais, devia ter reunido todo o grupo de trabalho e comunicar essa decisão e explicar a todos da razão pela qual o jogador jamais envergaria a verde e branca. Treina e joga na B.
    A cegueira do mau perder, levou-o a dizer " Se o Sporting não o fosse buscar onde andaria ele hoje?", BC, de que serviu esta afirmação? Ganhaste o que com ela? , levaste a legitima troca de um empresário reles que ninguém conhece e acabas com um discurso de taberna a chamar chulo ao gajo. Não que não tenhas razão, eu sócio posso chamar chulo ao Cassaretto, tu presidente não podes ir tão baixo.
    Perdeste-te o carrillo e mais importante perdeste respeito..isto é um mundo cão.
    Cresce Bruno...
    Não queria ter escrito isto...
    SL

    ResponderEliminar
  4. Poderia, qualquer um de nós, tecer grandes teses de prós e contras e por ai fora....

    A grande questão, não tem nada a ver com o carnide.... (por mais óbvio e análogo, a outras situações, que isso possa parecer, oo que queiram fazer parecer...) Gosto? Não, não gosto... (Preferia, mil vezes que o jogador tivesse ido para o Bayern, para o Barcelona... ou até mesmo para o.... Oriental...)

    A grande questão, repito, é a forma como as coisas decorreram... ESSA É QUE É A RAZÃO... Se as pessoas fossem honestas, sérias e frontais... se calhar, não estando na mesma a jogar... o respeito manter-se-ia... Mas adiante...

    O que importa mesmo agora é se engrossamos as fileiras dos 'distratores' ou se seguimos unidos ao lado dos nossos...???

    p.s. Acho piada ao post scriptum.... Primeiro diz que não e depois... diz que sim... Fico sem perceber - deve ser problema meu...!!!

    SL

    ResponderEliminar
  5. Amigo Álamo, não concordo "nadinha" com o último parágrafo de JR.
    Querer comparar o caso Carrillo A Max ou JJ é simplesmente desonesto, estes últimos o clube não quis renovar com eles aqui sim, é que podemos dizer, ninguém tem o direito de os julgar, tb podíamos dizer o mesmo no caso Carrillo se, e apenas se, o próprio fosse um homem de honra, ao assumir perante o Sporting que não tinha ideias de continuar de leão ao peito, era este o dever que a honra lhe exigia, e sendo assim tenho a certeza que passaria a ser tratado com respeito, por isso por mais comparações que se façam com estes três casos, as diferenças são gritantes.
    Qt a perdermos o melhor "pegador" não acredito que os sócios ponham "as boas maneiras" acima da "boa gestão", claro que tb sou de opinião que BdC devia ser mais contido, e cuidadoso com as palavras mas...

    SL

    ResponderEliminar
  6. Li,fiquei abismado e transcrevo:

    Bruno de Carvalho respondeu com ironia à notícia avançada pelo Jornal de Notícias em que o presidente do Sporting alegadamente teria um carro bloqueado no complexo de Alvalade XXI, devido a falta de pagamento.
    Líder dos "leões" publicou um longo texto na rede social Facebook.
    "Foi me dito que os jornalistas do JN Luís Mota e Nuno Maia foram apanhados a fazer necessidades líquidas atrás de uma coluna enquanto fotografavam uma carrinha do Presidente do Sporting CP bloqueada por estupidez dos detentores do parque onde a mesma se encontra (Estádio José Alvalade).
    Elemento próximo garante que enquanto um segurava no instrumento, outro ligava eufórico para a redacção dizendo: já temos uma notícia para a capa contra o Sporting CP ao que responderam urra que bom!
    Com a precipitação caíram umas gotas em cima do instrumento desfocando um pouco a foto.
    Mas nada disso impediu estes destemidos jornalistas de fazer manchetes e semáforos redatoriais com tal bombástica notícia.De referir que fonte próxima da notícia garante que foi na mesma que os dois lavaram as mãos após o seu alívio nocturno mas que não foram evitadas umas goticulas nos acessórios interiores por não terem conseguido aguentar tamanha excitação!
    E pronto, Thats all folks!", escreveu o presidente do Sporting nas redes sociais.

    Será este tipo de linguagem própria de um presidente do Sporting?
    Não acredito. Bruno de Carvalho deve delegar em alguém as respostas no facebook. E que o faz deve ser alguém que não tem noção do ridículo. O presidente tem que por o fulano no devido lugar. Só espero que o tal fulano não seja Carlos Dolbeth, outro que deixa envergonhado qualquer sportinguista, que assista aos directos comentados por ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada um sabe de si, e eu como Sportinguista sei que não estou nada envergonhada com BdC, claro que preferia que se resguardasse dos ataques dos inimigos, mas daí a estar envergonhada vai uma enorme distância, não se pode esquecer, que BdC nem pode sequer espirrar, que é logo criticado, eu sou uma pessoa mto calma e mto correta para com os outros, mas digo-lhe José Coelho, se eu estivesse na pele de BdC não garanto que fosse tão suave nas minhas respostas especialmente em determinadas alturas, qd atingida na minha dignidade sou uma leoa feroz, por isso envergonhada? Nem pensar!!!...

      SL

      Eliminar
  7. Cara Leoa Maria, desculpe a expressão, mas anda por aí "muita virgem ofendida"...
    Pessoalmente, gostaria de que BC se "resguardasse" um pouco, mas a verdade é que ele não pode deixar de defender os interesses do Sporting...
    Nesta "novela" creio não restarem dúvidas de que o Sporting tudo fez para renovar (pessoalmente acho até que foi "uma sorte" ele não querer assinar, não só porque não lhe reconheço essa habilidade que só os predistinados possuem...como iria com os seus altos salários, ser motivo de possíveis problemas no balneário...)...
    Pelo que diz o Presidente (e não tenho mais razões para acreditar no Casareto do que em BC...) o jogador prontificou-se a assinar...o empresário não o permitiu...
    Paciencia, o que nos não falta... são bons jogadores em Alvalade...
    Para já...eu quero é o Sporting Campeão...!!

    Os meus melhores cumprimentos...

    SL

    ResponderEliminar
  8. Gostei do seu comentário caro Max, concordo com tudo que lá diz, aliás essa é tb a minha opinião, claro que tb preferia que BdC se resguardasse mais, sinto uma revolta incontrolável qd o vejo ser constantemente atacado, apenas pq luta por um futebol mais justo e honesto, claro que no caso carrillo, para mim a versão que vale é a de BdC, tudo o mais népia...

    Tb quero mto o Sporting campeão, vamos lá a ver se nos deixarão...

    PS: Tb gosto mto de acompanhar os seus comentários na tasca do Cherba eles estão repletos de sabedoria e são um exemplo para os mais jovens, eu às vezes tb tento lá comentar mas os meus comentários ficam sempre à espera de moderação penso que só ficam visíveis para mim, nunca percebi a razão para tal acontecer...

    Abraço e SL

    ResponderEliminar