sábado, 27 de fevereiro de 2016

Quem quer ser campeão, só pode pensar na vitória!...



Se bem que o regresso de Coates à titularidade pareça certo no horizonte para Guimarães, não apaga a preocupação sobre as dúvidas que subsistem em relação ao capitão Adrien Silva, peça nuclear no rendimento da equipa e cujas queixas poderão ditar a sua ausência do importantíssimo jogo da próxima jornada. 

Certo que o problema muscular no gémeo da perna direita, não possuirá os contornos habituais de lesão grave e impeditiva, mas poderá ser suficiente para que JJ opte por não arriscar a utilização de Adrien no D. Afonso Henriques, sobretudo porque se trata da jornada que antecede o dérbi com o Benfica e não será dispiciendo prevenir, simultaneamente, os riscos de exclusão que significaria a amostragem de um cartão amarelo, facto cuja probabilidade aumentou consideravelmente com a nomeação de um árbitro pouco experiente e cujo registo não deixa de constituir uma incógnita.

Outra incógnita residirá no central que fará companhia a Coates no eixo da defesa: Naldo, Semedo ou Ewerton? Julgo que JJ optará pelo primeiro, mas será difícil de prever o que vai na sua cabeça.

No meio campo será quase certa a chamada de Aquilani, para com William, João Mário e Bryan Ruiz  completar o quarteto da linha média. A menos que o costa-riquenho acompanhe Slimani, Bruno César ocupe o seu lugar na esquerda e Teo seja preterido.

Na ataque, Hernán Barcos já terá completado o plano de trabalho específico de recuperação dos índices físicos e estará apto a somar algum tempo de jogo no sentido de ganhar ritmo e aumentar o poder de fogo de JJ, tendo em vista o próximo derbi. Mas é quase certo que de início nos teremos de contentar, mau grado o sub-rendimento que vem evidenciando, com Teo Gutiérrez como companheiro de Slimani no ataque.

Um  jogo de grau de dificuldade muito elevado espera os leões no remate da próxima jornada. Mas...

Quem quer ser campeão, só pode pensar na vitória!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Não há duvida que a "perda" do Adrien é realmente uma baixa imensa...

    Mas muito mal estaríamos nós, se mesmo sem o Adrien "em condições normais" (faço-me entender...?), não trouxessemos do Afonso Henriques... os 3 preciosos pontos...!!

    Vamos a eles Leões...!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Era só o que faltava! Eu quero ser campeão e se há "coisa" em que nem quero pensar é nos Vitórias. Seja o de Guimarães seja o Rui! Por acaso vou poder ver o jogo na RTPi mas, desta vez, não terei amigos catalães em casa como aconteceu há dois anos! Temos que vencer nem que o Tiago nos faça a vida dura!

    ResponderEliminar
  3. Acabo de ler que o U. da Madeira falhou o voo sobre Lisboa! Quer-me parecer que desta vez eles terão menos horas de comando empatado com o Sporting!

    ResponderEliminar
  4. Um dia destes e a horas mais convenientes vou fazer uma dissertação sobre o futebol em Portugal! As premissas dessa dissertação há muito que estão empilhadas na minha cabeça e são fáceis de resumir. Em Portugal o futebol ainda é o desporto com mais adeptos! Não considerando Portugal como um país exemplar em sabedoria, educação, civismo, conhecimento, nem bem governado (seja qual for o governo), considero normal (apesar de triste) que também o futebol seja uma vítima dessa falta de civismo! Aquí na Espanha onde me encontró neste momento ou no outro país onde passo 6 meses por ano as coisas são ligeiramente diferentes mesmo se os adeptos do RM se tenham expressado hoje perante a derrota com o Atlético de Madrid de forma bastante comparável! Mais difícil que ganhar é saber perder e sei que existem casos onde a derrota é um simples corolário de uma má gestão! Foi por isso que, anos a fio, me habituei a ver o Sporting perder! Apesar de tudo tal não se deve ao facto de eu me ter feito sócio do Sporting! Quero aquí demonstrar a minha gratidão a Bruno de Carvalho que sei que é por isso que é tão mal tratado! E sei que não sou o único a sabê-lo!

    ResponderEliminar