segunda-feira, 25 de maio de 2015

Qual será a melhor formação em Portugal?!...


Afinal não seria tão irreal como por muitos foi apelidado, tanto o sonho de João de Deus e dos seus pupilos, quanto aquele que chegou a inundar o espírito de uma parte substancial do universo sportinguista! O título de campeão da II Liga, não fora a surprendente derrota em casa com o Vitória de Guimarães, seguida pouco depois com novo empate em Alcochete com o Marítimo e as faixas teriam sido  justamente ostentadas pelos jovens leões.

Apesar de tudo restou aos leões o justo prémio de consolação de terem conseguido ser os melhores entre todas as equipas B de quantas participaram neste extenso e duro campeonato:

 Campeonato de equipas B:

1 - (5.º) Sporting B, 78 pontos
2 - (6.º) Benfica B, 77
3 - (9.º) V. Guimarães B, 65
4 - (13.º) Porto B, 61
5 - (21.º) Braga B, 49
6 - (23.º) Marítimo B, 41(despromovido ao CNS)

E se, a par deste "campeonato", considerarmos os restantes escalões da formação, mesmo numa época eivada de vicissitudes e contrariedades bem conhecidas e tivermos em conta os resultados alcançados:

Campeonato de Juniores:

1 - Porto, 31 pontos
2 - Sporting, 27
3 - Gil Vicente, 24
4 - Benfica, 23
5 - Vitória Guimarães, 19
6 - Rio Ave, 12

 Campeonato de Juvenis:

5 - (1.º) Sporting, 79 pontos (Fase Final de Manutenção)

Campeonato de Iniciados:

1 - Sporting, 15 pontos
2 - Benfica, 13
3 - FC Porto, 7
4 - Anadia, 6



Terá todo o cabimento colocar-se então a questão de saber, qual será a melhor formação em Portugal?!...

Leoninamente,
Até à próxima

14 comentários:

  1. Verdadeira classificação dos Juvenis:

    1º - Benfica, 9 pontos.

    O sporting nem sequer está no apuramento de campeão, está no grupo da manutenção/descida. É um pormenor que se calhar interessava um bocadinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leitura apressada do caro Teotónio, que julga os sportinguistas capazes das adulterações em que os benfiquistas são especialistas!...

      O Sporting foi colocado na posição CINCO no escalão de Juvenis! E não foram contemplados os QUATRO primeiros, pela simples razão da fase final para apuramento do campeão ainda ir a meio, mas pelo vistos o caro já dá o título como adquirido à boa maneira benfas. E se o Sporting foi colocado na posição CINCO, tal deveu-se ao facto de ser materialmente impossível algum outro clube dos restantes grupos atingirem a pontuação de 79 pontos - 20 pontos além do melhor classificado! - neste momento já contabilizada pelo Sporting!...

      Bom seria que o Benfica usasse a lisura que aqui foi utilizada. Mas pelos vistos...

      27 + 4 = 34

      O caro terá perdido uma boa oportinuidade de estar calado!...

      Eliminar
    2. No carnide mede-se a qualidade da formação pelos títulos. Na época passada foi assim, esta... bem, esta fica um pouco confusa, mas como nos Juvenis o Sporting não se classificou para o Nacional, o carnide fica a ganhar (contas feitas à la carnidense).

      Há quem diga (UEFA, p.e.)que a qualidade de uma Formação se vê pelo aproveitamento de jogadores ao mais alto nível. Ora, já sabemos que o nível de exigência para entrar na 1ª equipa do carnide é tão alto que "os jogadores precisam nascer 10 vezes" para que o atinjam!
      Vejamos o nível ...da Champions: o Sporting, com jogadores "sem nível", foi afastado dos oitavos por um árbitro, o carnide... foi o que se viu. Pois, estou a esquecer que apostavam tudo no "bi" - daí que pusessem a formação de lado, apostando em capelas, motas, ferreiras, gomes. Na verdade são de outra formação, mas integraram-se tão bem no conjunto que pareceu que desde sempre jogavam ali. E resolveram vários jogos, dando vários pontos ao clube. Os pasquineiros dividem-se, uns falam em 3 pontos, outros em 5-6. Adiante...
      Fica, assim, demonstrado que a falta de aproveitamento dos frangos de aviário é só porque "os outros são melhores", ainda que isso custe uns 70-75 M€, o que, não sendo trocados, também não é uma exorbitância para quem tem tão grandes receitas e fica justificado que se vá ao mercado comprar pechinchas por 5, 8, 10 M€.

      No Sporting, bem, é casa não direi de pobres, mas de remediados. Claro que não passam de 3ºs, que a formação é uma treta. Ainda que (os mesmos) pasquins aceitem que foram aqui e ali espoliados e que, no final, deveriam ter mais uns 2 a 5 pontos. Daria para chegar ao primeiro lugar? Talvez não, talvez sim. Mas dava, de certeza, para lutar pelo 1º lugar e dava para demonstrar, se ainda tal fosse preciso, que a formação é coisa (muito) séria e rentável - com 1/3 dos custos! - só precisando que lhe dêem tempo para amadurecer.

      Qual é, então a melhor formação?
      A Champions provou que não são os putos imberbes que fazem equipas ganhadoras; a melhor formação, a ganhadora, é a de quem prepara os capelas, ferreiras, motas, gomes...
      SL

      Eliminar
    3. Boa "malha" companheiro Liondamaia!...

      SL

      Eliminar
  2. 1- Nunca disse que o Benfica é campeão de juvenis. Coloquei a posição actual, obviamente.

    2 - Devia ter explicado como deve ser. Grupo de apuramento de campeão, grupos para não descer, num dos quais está o sporting.

    Mas, pronto, cada um agarra-se ao que pode. Agora existe um campeonato dos Bs, mas é só quando dá jeito. É mais um título para o sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O caro Teotónio não disse que o seu clube é campeão de Juvenis, mas pensou, que vai dar ao mesmo. E continuou a ler à pressa o que foi por mim publicado: deixei bem "escarrapachado" no texto que o Sporting estava a disputar a "Fase Final de Manutenção" a tal fase que o caro chama "de não descer", porque lhe interessa dizer desse jeito ofensivo, próprio da vossa índole. Pela sua cabeça, apenas haverá 4 equipas, capazes de ser campeãs. Todas as outras dezenas e dezenas, jogam para não descer. Se acontecer na próxima época ao seu clube não se classificar para a "poule final", coitadito lá vai ele "jogar para não descer": é a vossa pobre mentalidade, não há nada a fazer!...

      Quanto ao "campeonato das equipas Bs", tive o cuidado de colocar aspas, mas com a pressa o caro Teotónio nem as viu, ou não sabe o que significam. Coisas próprias dos apressados. E não afirmei, ser o título do Sporting, nem me agarrei a coisa nenhuma, apenas coloquei no final a questão de saber, face aos resultados ocorridos esta época, qual a melhor formação em Portugal, percebeu caro Teotónio?!...

      Sabe, caro Teotónio, eu escrevo para os sportinguistas! Exactamente porque os sportinguistas já me conhecem vai para cinco anos e estão habituados a esta minha maneira humorada de analisar o quotidiano do nosso Clube. É um diálogo que travo diariamente com que sente e vive o Sporting e nunca fui incomodar ninguém do seu clube que tenha os seus blogs. Mas não sei por que carga de água, sempre que com naturalidade e sem intenção de ofender quem quer que seja, escrevo sobre o esse clube, caiem aqui quase todas as claques - ilegais como é sabido! - a protestar energicamente, quando nado do que escrevo é para benfiquistas! Claro que a porta está aberta, sempre aberta, porque nem pode ser de outro jeito, nem eu o desejaria, mas mandam os bons princípios de educação, que quem entra saiba estar e comportar-se civilizadamente em silêncio. Se não gostar, tem bom remédio, como disse, a porta está sempre aberta!...

      Eliminar
  3. Voces ja ganharam, sao a melhor formacao de Portugal!! O Sporting ganha alguma sempre alguma coisa todos os dias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sei como tão facilmente o caro Morly chegou a essa conclusão! Nunca foi vosso apanágio, mas claro que toda a regra tem excepções! Nem só para criar piolhos a Natureza nos deu o privilégio de ter cabeça!...

      Eliminar
    2. Somos um grande Clube, com dezenas de modalidades, muitas delas com escalões vários de Formação. Diz bem, ganhamos sempre alguma coisa todos os dias - e não me refiro apenas a títulos, o conhecimento, o aperfeiçoamento pelo treino também contam.
      Não sei se somos a melhor Formação em Portugal, ainda que os critérios uefeiros assim o indiquem. Mas sei, isso de certeza absoluta e o Morley seguramente concordará, somos o Clube que, de longe, melhor aproveitamento faz da sua Formação. Por isso lhe deixo uma questão: porque raio precisam os outros de investimentos totalmente desajustados da nossa realidade, se a diferença para quem aposta na Formação está em detalhes...arbitrais?
      SL

      Eliminar
  4. Mas existe alguma dúvida de qual é a melhor formação em Portugal?! Basta perguntar isso aos jornalistas estrangeiros. É que é uma coisa tão indiscutível! Que apenas os jornalecos cá do burgo têm tentado subverter com os seus sofismas. Contudo, agora mais recentemente, têm vindo a constatar que tal construção sofismática é demasiado absurda, até para o seu público acéfalo.

    ResponderEliminar
  5. Falta que SCP também ganhou também em infantis A ,sem derrotas e ganhou todos os torneios em que participou. .

    ResponderEliminar
  6. O mais "engraçado" é que a uns meses foram muitos os sportinguistas que tanto questionaram a formação (eu contra mim falo que questionei a contratação do JdD e agora não lhe poupo nos elogios :) ) ... é certo que foram cometidos erros no entanto parece-me qu alguns terão sido correctamente identificados e corrigidos ... que continuem assim!

    SL,

    ResponderEliminar
  7. Mas chegam aos séniores...

    ResponderEliminar