quinta-feira, 21 de maio de 2015

Estou contigo na trincheira companheiro cidadão e sportinguista!...


Responsabilidades

"O Benfica fez saber que quem entregará o troféu à equipa será o homem barbaramente espancado pela polícia, em Guimarães, e o filho que assistiu a tão inacreditável cena. A ideia é simpática, porque permite uma reparação àquele miúdo. Da vitória do Benfica não ficarão apenas más memórias. A única coisa que me preocupa é que possa existir alguma espécie de vitimização colectiva. Aqueles benfiquistas foram vítimas de brutalidade policial. Mas no deve e haver daquele dia, a instituição benfiquista não tem nada de que se orgulhar. Como, aliás, bem deixou claro o seu presidente. 

Luís Filipe Vieira esteve bem quando anunciou que se responsabilizaria pelo rasto de destruição que os seus adeptos deixaram no Vitória de Guimarães. Mas falta o resto. O Benfica tem, de uma vez por todas, de regularizar as suas claques, como manda a lei e já fizeram os restantes clubes. Só assim as autoridades poderão saber o que é responsabilidade colectiva e o que é responsabilidade de cidadãos dispersos. E para que fique tudo dito, deixo também claro que não comparo o comportamento de adeptos de futebol com o comportamento de polícias.

O que aconteceu no último domingo obriga a um debate sério sobre a PSP. Em todos os jogos de futebol pode haver vândalos. É suposto eu saber que posso levar um filho a um jogo porque está lá a polícia. Não é suposto eu descobrir que não posso levar o meu filho a um jogo porque, além dos vândalos, estão lá rufias fardados e graduados. Que cada um assuma, portanto, a sua responsabilidade. A PSP, pelo péssimo trabalho que fez em Guimarães e em Lisboa. E o Benfica, enquanto instituição, pelo deplorável comportamento de muitos adeptos seus e por manter as suas claques na ilegalidade.
( Daniel Oliveira, Verde na Bola, in Record)

Sem papas na língua como é seu timbre, Daniel Oliveira cada vez mais se assume não só como sportinguista digno e ilustre que é, mas também como o cidadão lúcido e corajoso de sempre, como o porta-voz daqueles que jamais negociarão a sua dignidade, a sua honra e os seus valores e princípios.

Estou contigo na trincheira companheiro cidadão e sportinguista!...

Leoninamente,
Até á próxima

6 comentários:

  1. Totalmente de acordo com DO. No entanto, quanto a mim está a deixar escapar entre os pingos da chuva aqueles que ignoraram o veto da PSP à manifestação naqueles moldes.
    Ouvi que a PSP dá um parecer não vinculativo sobre a segurança, mas quem o ignora tem que ser responsável e responsabilizar-se. Senão, a culpa morre solteira!
    Há agentes feridos, três em estado grave, correndo o risco de cegueira. Não há responsáveis?
    Não há ninguém que seja responsável, ainda que apenas politicamente , quer no clube, quer na CML?
    E o senhor presidente do clube organizador, tão solícito a premiar as pobres crianças (sem qualquer ironia) esquece quem arriscou a vida para que a festa no Marquês não acabasse em tragédia irreparável?
    Sobre as claques: os lampiões estão acima da Lei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo, meter nesta matéria a imposição do Benfica em construir um palco circular, com a subserviente anuência da CML e à revelia do parecer da PSP, seria entrar na esfera política e as responsabilidades de DO nesse campo são conhecidas. Sendo ele frontalmente contra a antecipação da campanha eleitoral por parte dos partidos do costume, não poderia ter tomado outra posição que não fosse deixar esse tabu de fora. Pessoalmente compreendo perfeitamento que não o tenha feito...

      Eliminar
  2. Pois, mas o que fica para memória futura (é assim o chavão, pois é?) não é a hipocrisia do aproveitamento do acto populista e demagógico.
    Como diria o Talisca, droga!

    ResponderEliminar
  3. Amigo Álamo, o meu aplauso para DO pela excelente crónica, só quero acrescentar o seguinte:
    Além da PSP e Benfica, temos outros actores que entraram em cena que tb têm de ser chamados à responsabilidade, estou a falar da nossa CS, a cobertura que esta está a dar ao clube da luz, aproveitando-se das cenas do ataque do segurança ao pai de família, tentando assim estender a responsabilidade da PSP a todos os outros acontecimentos, que se verificaram em Guimarães e no Marquês, ( assim ilibando o Benfica) é de um descaramento vergonhoso, pois com este apoio, já não surpreendeu a opinião do lampião do dia seguinte RGdS....nada a fazer é o país que temos....


    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. +1

      p.s. Ái Ái... se fossem os delinquentes da Juventude Leonina....???

      SL

      Eliminar
  4. De acordo com a opinião do DO...


    E também totalmente de acordo com a nossa amiga Leoa Maria...

    A CS "branqueou" a actuação dos adeptos do benfas...
    Ninguém tem dúvidas sobre a estupida actuação daquele Comissário...mas onde estão expostas as responsabilidades do Benfas e também da Autarquia Lisbonense pelos "preparativos" para aquele pseudo festejo glorioso...?

    O benfas "continua" acima da lei...?

    SL

    ResponderEliminar