segunda-feira, 18 de maio de 2015

Eu também acreditei!...


E se Marco Silva acabar na Luz ou no Dragão?

"No ano passado, o Monaco apareceu providencialmente no caminho de Leonardo Jardim e o treinador, que fizera no Sporting um excelente trabalho, saiu sem estrondo. Se não tivesse aparecido o Monaco, a cisão era inevitável porque, naquela altura, Jardim e o plenipotenciário presidente do Sporting estavam já de costas voltadas. Este ano é o que se vê (ainda pouco) e o que se sabe. Após o tiro de canhão no pé que o levou a tomar a decisão de despedir Marco Silva e depois voltar atrás, Bruno de Carvalho e o treinador estão de novo em rota de colisão. É, para já, uma colisão com data marcada: 1 de Junho, o dia a seguir à final da Taça, quer o Sporting saia do Jamor com uma vitória ou com uma derrota. Até lá, e como já começou a acontecer, as duas partes mentem e dizem que só o jogo lhes interessa, que nada as vai desviar do objectivo, que forças externas querem prejudicar o clube e toda a ladainha conhecida e na qual - em particular Bruno de Carvalho - se tornou um especialista. 

Sucede que nada disso é verdade. Os jogadores começaram a tomar partido. Faltam 15 longos dias, com mais duas ou três conferências de imprensa obrigatórias do treinador, com mais duas ou três declarações em estilo marcação cerrada do presidente. O Sporting que pisar a relva do Jamor até pode ganhar o jogo, mas a cabeça dos jogadores vai estar marcada pelo clima de guerrilha que está instalado e, desculpem meus senhores, não é da responsabilidade dos jornalistas, nem dos analistas. Seria mais conveniente que estivéssemos todos calados, sucede que perante tanta asneira não é possível.

Aqui chegados não se trata de arranjar culpados, antes responsáveis. Não se trata de tomar partido mas de identificar o que está certo e o que está errado. Se quebrar o contrato que assinou (e reafirmou) com Marco Silva, Bruno de Carvalho vai ter que ser claro na explicação dessa atitude. E vai ter de ser mais claro sobre o que vai fazer a seguir e com quem. Vai ter de ser transparente na política de contratações e dispensas porque não basta ter baixado radicalmente a massa salarial, é preciso explicar o que vieram fazer para Alcochete jogadores que nada acrescentaram ao Sporting e que fazem lembrar o estilo de contratações do passado. 

Quanto a Marco Silva, também não deve deixar dúvidas no ar. Na crise do ano passado ele fez uma gestão exemplar. Na forma como se defendeu, como defendeu a equipa, como conquistou os adeptos e encostou o Presidente às cordas. O Sporting fez a época que podia ter feito. Mas o treinador deve uma explicação: sai por que razão, quem interferiu na sua esfera de acção, quem lhe exigiu afinal o quê.

Acreditei que Bruno de Carvalho tinha aprendido a lição e que percebera que o Sporting tinha tudo a ganhar com um projecto de médio/longo prazo. Puro engano!"
(Nuno Santos, Ângulo Inverso in Record)

Eu também acreditei!...

Leoninamente,
Até à próxima

29 comentários:

  1. Há experiências que não podem ser feitas.
    Suponhamos que poderíamos regressar ao passado e, nas últimas eleições, em vez de Bruno de Carvalho, seria reeleito o anterior presidente.
    E mais não digo!
    Muitos falam de Marco Silva como se fosse um novo Mourinho; mas não é.
    DUARTE




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Duarte, o tema central em análise de modo nenhum passa pelo actual treinador do Sporting e muito menos, com os seus atributos e limitações, terá passado por ele a minha desilusão! Nunca foi nele que centrei as minhas esperanças, porque um mero passageiro no projecto que sempre ambicionei para o Sporting. Mas para o cumprimento desse projecto, o seu afastamento neste momento, será voltar à estaca zero. E essa responsabilidade sim, apenas terá um sujeito...

      Eliminar
    2. Se ele não é o treinador para o projecto do Sporting, não vejo como é que pode ser bom mantê-lo.Para mim, mesmo correndo o risco de demorar mais tempo a conseguir a desejada estabilidade, deve-se procurar esse treinador até ser encontrado. Enquanto isso, fortalecer o Clube contra todos, e são muitos, os que qurem acabar com ele enquanto grande Clube.
      Vitor

      Eliminar
  2. Não dês ouvidos a papagaios... O objectivo dele é claro, não fosse ele quem é... Não vês que a essa gente só lhe interessa que o Sporting esteja em guerra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso saber o suficiente sobre NS, para ter opinião formada, bem afastada daquela que parece ser a do caro António Gomes. Se tivesse opinião diferente nunca publicaria os seus textos, com a regularidade com que o faço.

      Eliminar
    2. Nuno Santos é só mais um da grande laiva da CS encarnada.

      tb o conheço bem e nunca o veria a fazer um exercício igual sobre o "seu benfica".

      Eliminar
    3. È óbvio que o NS (que alguns "anjos" ainda acreditam ser Sportinguista = piadinha de mau gosto) veio juntar-se ao "trabalho sabujo" de tentar abater o homem que reergueu o Spotring e que enfrenta todos os poderes mafiosos instalados.
      Esquecem-se é que lá fora os elogios existem, mas cá dentro "vale tudo" para recuperar o tachinho, a panela e o salgadinho.
      Mas o pior disto nem é o trabalho sabujo de peões como este NS.
      O pior mesmo é o Sportinguista mentalmente fraquinho que deixa que lhe lavem a "cabeça". E muitos há que nem querem saber de MS para nada. São os mesmos que criticaram a contratação de MS porque era tenrinho" (e nisso até tinham razão, como a época bem demonstrou).
      Querem é aproveitar agora para surfar a onda da contestação, mas sem argumentos reais, porque apenas baseados nas opiniões de opinion makers anti-Sporting e anti-BdC.
      Estão simplesmente a fazer o jogo do inimigo e sabem-no perfeitamente, ou lá está... são anjos.
      Sportinguistas? Talvez. Mas dependendo de quem lhes dá de comer ou de quem lho tira do prato!
      Têm de se esmifrar muito mais e continuar a derrubar paredes à cabeçada.
      Miguel

      Eliminar
    4. Para analisar este NS, e muito do que eu penso dele, nada melhor que ler o que escreve o Sá em "A Tasca do Cherba".

      Aqui fica o link: http://atascadocherba.com/2015/05/22/a-gomes-de-sa-carta-aberta-a-nuno-santos-o-novo-ponta-de-lanca-do-record/

      Eliminar
    5. Caro António Gomes, ninguém é detentor da "verdade absoluta" e naturalmente o Sá está contemplado. Terá a sua opinião, respeitável é certo, mas é a sua e o seu texto não reflecte mais do que isso. Pelo que o caro afirma, "muito do que pensa dele, NS, está no texto do Sá". De novo voltamos à legitimidade que cada um tem de pensar o que entender. Mas eu não penso como o Sá, sem que isso belisque de alguma forma a ideia de sportinguista que tenho dele.

      Interpretei a crónica de NS de outra forma. Como um alerta de um sportinguista para a nocividade que algumas decisões em torno de MS possam comportar de risco para o Sporting. E quanto à argumentação de Sá sobre a saída de LJ, estou exactamente nos antípodas do que ele pensa. E se não discuto o sportinguismo de Sá, espero que ele também não discuta o meu. O que salvou a situação gerada pelo pública divergência BdC/LJ, foi o interesse do Mónaco. E repetindo-se a cena, agora com MS, duas coisas podem acontecer, ou BdC arrepia caminho como em Dezembro - parece que só o Sá não se terá apercebido! -, ou acontece novo milagre que salve BdC e MS, idêntico ao do Mónaco.

      Eu compreendo melhor do que ninguém, o uso de óculos verdes. Eu também os uso a maior parte do tempo. Mas chega um momento em que me obrigo a ouvir a voz da razão. E por muito que goste de BdC, que gosto, entendo que nem sempre a razão lhe assiste, nem sempre o seu comportamento terá sido o mais correcto, nem sempre ele personifica a figura que eu imagino para um Presidente do Sporting Clube de Portugal. Mas não crio ódios de estimação como parece ser o caso do Sá: todo o homem tem o seu valor, as suas qualidades, no meio de alguns defeitos. E nunca será credível assistirmos á destruição do carácter de alguém por outro alguém que incontornavelmente também não será perfeito! É o que eu penso...

      Eliminar
    6. Você pode ter o entendimento que quiser sobre a saída do LJ, para mim o seu entendimento é errado. Por isso ficamos com a nossa opinião e SL

      Eliminar
    7. Engraçado é ser acusado de usar óculos verdes por ter um entendimento diferente quando se defende o direito à própria opinião.

      Eliminar
    8. Fiquemos então cada um com a sua opinião: você com a convicção de que o meu entendimento sobre a saída de LJ é errado e eu com a convicção de que o erro é seu.

      Lamento ainda que você não tenha entendido o meu comentário. Releia-o e verá que não o acusei de nada e muito menos de não ter direito à sua própria opinião. É tudo...

      Eliminar
  3. Este blog começa a irritar... só pões aqui coisas anti sporting pá! Vê lá se te antenas um bocadinho com o clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o Clube sempre "antenado" caro "anónimo das 23.35"! Agora com certos comportamentos e acções promovidas por alguns que por lá andam é que, decididamente, nunca conseguirei "antenar-me"!

      EU SÓ AMO O SPORTING!...

      Nem Che Guevara, nos meus tempos de juventude, me arrastou para o culto da presonalidade! E para além disso, sempre odiei "narcisos"!...

      Eliminar
  4. Caro Álamo,

    Como sempre, passo aqui pelo seu espaço da blogosfera Leonina por forma a ler o que o amigo vai 'postando'... No entanto, desta vez não concordo nem com o 'post' nem tão pouco com a opinião do autor do texto que o Álamo reproduziu...

    Este Nuno Santos é apenas mais um... Mais um que encarna na perfeição o espirito de tudo o que não quero ver associado ao SCP... Um tipo com ar de 'gentleman' mas, nada mais do que um fulano do 'establishment'... Com agenda bem definida e sempre com mensagens subliminares subjacentes ao que escrevinha. Se o amigo Álamo diz que conhece bem a personagem, pois eu também conheço pessoas que tiveram não só o o azar como também a infelicidade de ter trabalhado debaixo da alçada deste fulano na SIC (tv)... E, desde esses tempos que passei a olhar para este fulano com outros olhos...

    Depois deste aborto sob a forma de texto que tal fulano pariu, só tenho a dizer, que felicidade que está longe de Alvalade...

    Saudações Leoninas

    P.S. - Só faltou dizer que o Presidente do SCP, Dr Bruno de Carvalho, além de 'plenipotenciário' também é igualzinho ao Vale e Azevedo, ou mesmo responsável pela Jihad Islâmica...

    ResponderEliminar
  5. No mundo empresarial, quem manda são os gestores e os empregados têm a obrigação de seguir as suas decisões. No mundo político, quem manda são os eleitos e os funcionários têm a obrigação de seguir as suas políticas. No mundo militar, quem manda são os graduados e os subalternos têm a obrigação de obedecer às suas ordens. No mundo desportivo, os empregados têm mais poder que os órgãos eleitos pelos sócios? Acho que não...

    ResponderEliminar
  6. Portanto, esta versão dos factos, deste senhor sempre correcto e verdadeiro é aceite como a oficial, é isso?!


    Porque este senhor é um privilegiado pois assistiu em primeira pessoa a todos os episódios que refere.

    Pois.

    Isto é um exercício puramente especulativo.

    Ou, mais grave, é tudo tal e qual como ele diz.
    Mas grave não ter acontecido, grave é ele saber... como, por quem...

    E. Ainda assim, não deixa de ser uma opinião, versão sobre factos que podem ter ocorrido.
    E isto é muito mau e perigoso e grave, pois não está explicito como uma opinião mas como um relato...

    So não entendo porque andamos a chafurdar mais no lodo... Quando no meio disto tudo é pessoa e conjunto de pessoas que mais crédito nos merecem nos disse, tudo será explicado a seu tempo...

    Enfim.. a banda toca e a gente dança...

    ResponderEliminar
  7. Já agora, gostaria de perceber o que o leva a considerar um culto da personalidade.

    Pois donde estou vejo um homem que pode ser, eventualmente, um pouco vaidoso, confiante, etc, orgulhoso.. afinal está na sua cadeira de sonho, deve estar orgulhoso.
    Mas dizia eu, o que eu vejo é homem confiante, seguro do caminho que quer para o clube, confiante na equipa que tem. Equipa a qual ele salvaguarda e protege sendo ele o quase unico e exclusivo interface com o exterior.
    Há quem veja isso como narcisismo....
    E mesmo que fosse, se for essa a pior qualidade dum líder, não estamos mal.
    Há quem veja isso como um exercício de liderança, dar o corpo ao manifesto, protecção da equipa.... etc... enfim

    Cada interpreta o que lhe é apresentado como quer.


    mas sinceramente, não percebo donde vem esta do culto da personalidade... aliás percebo quem a quer passar e uma coisa repetida tanta vez, passa a ser verdade... então se passa na TV !!!

    ResponderEliminar
  8. Continuo a pensar o mesmo...:

    MS tem mais 3 anos de contrato por isso vai continuar a ser o treinador dleonino...

    Se não for...?
    Se não for não é...!!

    Uma coisa é certa...: não vamos ficar sem treinador...!!

    Já agora dizer (mais uma vez) que eu desejo que continue...e pouco me importam as opiniões desses opinadores que devem estar muito pouco preocupados com os interesses do Sporting...!!

    Abr e SL

    ResponderEliminar
  9. Como é que este animal sabe que o jardim sairia mesmo sem o Mónaco ?!?

    Desculpem lá, é difícil olhar para um texto destes imparcialmente sem esbarrar na quantidade de "verdades" que são tidas como pressuposto real...

    ResponderEliminar
  10. LAMENTÁVEL…!!! VERDADEIRAMENTE EVITÁVEL…!!!

    Um…, que são dois, pontos prévios… Nuno Santos é um ilustre 'fazedor de opinião'. Já passou, senão por todos, pela maioria dos grandes orgãos de comunicação social deste país. É um ilustre sportinguista e com responsabilidades acrescidas no meio (Não sei se está triste por, comunicacionalmente, o seu clube nunca se ter lembrado dele). Leoninamente é, não sei se o segundo…, se o terceiro, o quarto…, pouco importa, mas é seguramente um dos mais respeitados e reconhecidos veículos de opinião e informação da blogosfera leonina. Logo…, com responsabilidades acrescidas no meio leonino.

    Dito isto…, deixo uma pergunta… Onde é que este texto, neste momento, serve o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL…!!! Por muita razão que tenham, que não vou discutir, agora, é de uma falta de timming desportivo assinalável. Quiçá, dia 1 de junho, esta discussão/opinião faça todo o sentido…, quiçá não… logo veremos… NÃO AGORA...!!! E não por quem tão bem, já demonstrou,. querer ao nosso SPORTING CLUBE DE PORTUGAL...!!!

    Neste momento, em que precisamos de união (objectiva e segura), com vista ao objectivo que temos… (que não é assim tão pequeno como isso - e nos pode dar uma aura e uma alma extra) não nos podemos dar ao luxo de colocar pedras na engrenagem… Os tão tristemente famosos 'tiros nos pés'… que outros dão, e que condenamos… não podem ser dados também por nós…

    Deixemo-nos de hipocrisias, ou melhor, se quiserem, tentemos usar essa 'hipocrisia' em nosso benefício… Aqueles que acham que algo está errado… (Eu também não acho tudo perfeito...) pelo menos agora – durante quinze dias, quinze singelos dias – não opinem… São só quinze diazitos... Esta coisa da liberdade de opinião (INALIANÁVEL) deve ser usada com inteligência… Os outros fazem-na, com mais do que menos aliados, PORQUE RAIO NÓS NÃO O CONSEGUIMOS. Não temos aliados…, é um facto (se calhar justifica-se, nestes porMaiores, o porquê de um dos pasquins-môr abrirem as portas ao sportinguistas… eles sabem, melhor que nós… que num qualquer momento, normalmente nos piores, vão ter uma pérola para mandar)

    Voltando às hipocrisias positivas (conceito estranho eu sei...), quando marcamos um golo aos 87 minutos achamos, E BEM…!!! (contra a beleza e honestidade desportiva) que devemos, automaticamente, trazer para o jogo elementos “estranhos” (até anti-desportivos) para que não percamos a vantagem que alcançámos… Agora estamos a fazer, mais uma vez, o inverso… estamos novamente a dar ao adversário os, poucos, trunfos, que ainda temos… ao abrigo de uma sinceridade intelectual que, honestamente, pode esperar um pouco mais...

    TAMBÉM NÓS ESTAMOS EM CRESCIMENTO…. (já o assumimos) MAS TAMBÉM NÓS JÁ DEVERÍAMOS TER APRENDIDO ALGUMA COISA MAIS…!!!

    Hoje, segundo a revista de imprensa e os oráculos que passam desbragados em todas as televisões… Com tudo resolvido vemos a apologia dos vencedores (até a polícia já foi condenada – com excepção daquele triste caso em Guimarães… - parece que no Marquês os delinquentes são os do cacetete… Já para nem falar na superficialidade com que se mostram LADRÕES e SAQUEADORES de lojas...,faz-se a apologia dos vencidos a norte… com certezas de continuidade e faz-se, claro, a completa desagregação daqueles que ainda têm algo para vencer… É Marco Silva, é Adrien, são os patrocínios milionários de uns e a falta de dinheiro de outros… enfim… MAIS DO MESMO…!!!

    Nada que não tenhamos previsto….!!!

    Só não precisamos é de ser nós a acentuar esta tendência ANTI-SPORTING…!!!

    LAMENTÁVEL…!!! VERDADEIRAMENTE EVITÁVEL…!!!

    Leonino abraço

    SL

    ResponderEliminar
  11. Amigo Álamo, eu não conheço NS, mas sou relacionada com pessoas que o conheceram bem, e acredite que o que dizem dele é pouco abonatório, para mim a razão que o levou a escrever este artigo só pode ser uma ; É benfiquista, e como tal está a ajudar o seu clube...
    Tanta gente a beatificar MS só pode ser no mínimo estranho....
    Vamos ter calma, e esperar pelas revelações, prometidas pelo nosso presidente, e aí sim, os Sportinguistas podem fazer o respectivo julgamento....

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Leoa Maria, com o devido respeito pela opinião que lhe foi transmitida sobre NS, ao que também a mim me foi transmitido, ele não será nada benfiquista...

      Mas o que verdadeiramente estará em causa não será o julgamento de carácter ou dos afectos,, justos ou injustos, que cada um possa fazer sobre determinadas pessoas. O que estará em causa será a prática levada a cabo por aqueles que são abordados no texto de NS.

      Nunca foi meu hábito basear a minha opinião num seguidismo cego das opiniões alheias. Ao afirmar, como afirmei, que "Eu também acreditei", pretendi tão só estabelecer a analogia que me parece evidente, entre a crença de NS e a minha.

      Eu nunca pensei que o narcisismo, a teimosa impetuosidade e a completa ausência de reflexão e sentido de estado, levassem BdC a cometer os erros que parece preparado para voltar a cometer. E olhe que sou insuspeito: entreguei-lhe os meus votos em duas eleiçoes consecutivas...

      Poderá daqui inferir a minha boa amiga, com que dor de alma e decepção, eu reconheço o facto de me ter enganado, apesar de não excluir novo "golpe de rins", mas que já não me apanhará desprevenido. Para mim, de tantas vezes "ir à fonte com o cântaro", BdC terá lá deixado a asa e eu sempre pensei e continuo a pensar, que nenhuma colagem disfarçará que o cântaro tem a asa partida...

      SL

      Eliminar
  12. Caro Alámo,

    Compreendo a sua preocupação que não será diferente da minha, vivemos tempos À volta do nosso clube que mais parece os tempos da guerra fria e da contra-espionagem por isso todo o cuidado é pouco, fontes haverão muitas para todos os gostos mas a verdade sobre tudo o que se passou e passa entre MS e BdC estará por saber e só se saberá após a final da taça de Portugal caso MS seja mesmo despedido.

    SL,

    ResponderEliminar
  13. Amigo Álamo, se realmente NS não é benfiquista, apresento as minhas desculpas, pois estava convencida que o era, mas como diz o amigo isto não está em causa.
    Compreendo e partilho da sua tristeza, mas peço-lhe que aguarde o desenrolar dos acontecimentos, pode ser que as coisas não sejam tão negras assim, e que BdC ainda nos surpreenda pela positiva, pois temos que reconhecer que na balança de BdC o prato bom pesa mais do que o mau...

    SL

    ResponderEliminar
  14. Relativamente às supostas simpatias de NS: ele sempre se assumiu como sportinguista; mas eu enquadro-o melhor no famigerado perfil de sportinguense. É dos tais pseudo sportinguistas que agradam sobremaneira ao status quo vigente das nádegas rubro-azuis, porque com as suas intervenções publicas só corroem o Sporting e robustecem o atual sistema corrupto.
    Continuo a afirmar, que como não sei o que se passa entre BC e Ms, limito-me a ficar calado e aguardar por dia 1 de Junho. Tomo esta posição prudente, porque acho que as coisas não podem ser assim tão lineares e maniqueístas como nos querem fazer crer. Contudo, não me escuso de dizer: que mesmo que Bc esteja errado, ele é mais importante para o Sporting do que Ms.

    O que é que serve ao Sporting, porventura, vencer um campeonato (cedendo às exigências d um treinador, daqueles que não quer apostar na nossa cantera e prefere adquirir jogadores fora do clube)e depois rebentar com as nossas contas e ser castigado por ter infringido as regras de fair-play financeiro da UEFA?
    Para rematar: parece que as pessoas já se esqueceram de como estava o clube em Março de 2013!
    ;
    Os sportinguistas já se olvidaram das prioridades presentes do Sporting!; Fico pasmado com esta postura!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez a grande questão não resulte tanto de "ceder às exigências do treinador", caro CdL, bem antes pelo contrário! Mas em breve todas as nossas dúvidas serão desfeitas e então veremos se os interesses do Sporting foram salvaguardados...

      Eliminar
  15. vem, vinha cá questionar\propor se não seria bem mais interessante olhar pra este texto:
    http://www.dn.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=4575245&page=-1

    mas já percebi que o caro Álamo já lhe deu o justo relevo (não sem dar uma unhada:) no presidente)

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o caro Lourenço vê na manifestação do meu desejo de ver estendido a toda a direcção do Sporting o "sentido de estado" bem patente em Carlos Vieira, então bem pode defini-la como "unhada"!...

      SL

      Eliminar