segunda-feira, 18 de maio de 2015

Ora vamos às contas da Champions!...



Ora comecemos por recordar a lista das nove equipas que terão acesso, juntamente com o já apurado Sporting Clube de Portugal, ao playoff a disputar em 18/19 e 25/26 de Agosto, com sorteio a realizar em 7 do mesmo mês, que grarantirá a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões e projectando os eventuais candidatos em cada um dos respectivos campeonatos, colorindo a vermelho os que possuem um coeficiente UEFA superior ao Sporting e a verde aqueles sobre quem os leões levam vantagem:


-  4º classificado de Espanha ( Valência ou Sevilha) 
-  4º classificado de Inglaterra ( Arsenal ou Man. United)
 4º classificado da Alemanha ( B. Leverkusen)
-  3º classificado de Itália (Roma, Lazio ou Nápoles)

A estes cinco clubes, juntar-se-ão os cinco apurados na 3ª eliminatória, a disputar também a duas mãos, a 28/29 de Julho e a 4/5 de Agosto, conforme sorteio de 17 de Julho, entre os seguintes dez, a saber:

- 3º classificado de França (Mónaco, Marselha ou Saint Etienne)
- 2º classificado da Holanda ( Ajax )
- 2º classificado da Turquia (Fenerbahçe, Besiktas ou Galatasaray)
- 2º classificado da Rússia ( CSKA ou Krasnodar)
- 2º classificado da Ucrânia ( Shakhtar ou Dnipro)
- 2º classificado da Grécia* (Panathinaikos, Paok, Asteras ou Atromitos)
- 2º classificado da Bélgica* (Anderlecht ou Brugge)
- 2º classificado da Suíça ( Young Boys)
- 2º classificado da Áustria (Rapid Viena)
- 2º classificado da Rep. Checa (Jablonec).


* Definidos em "playoff" interno prévio.

Por muita fé e boa vontade que tenhamos, o panorama não se apresenta muito favorável para que o Sporting venha a posicionar-se como "cabeça de série". Lá voltaremos a andar com a máquina de calcular e o tercinho nas mãos, à espera que o Nápoles seja afastado do 3º lugar em Itália e que uma hecatombe afaste o Shakhtar do 2º lugar na Ucrânia. E se as nossas rezas não forem ouvidas, teremos então de recorrer aos último resquícios de toda a nossa fé e rezar ainda mais alto e com mais crença, para que Ajax e Shakhtar sejam eliminados na 3ª pré-eliminatória, quando com essa mesma fé poderíamos, com maior ou menor dificuldade, termo-nos intrometido na luta das nádegas e alcançar, no mínimo, o segundo lugar! Mas à boa maneira "tuga", fomos guardando tudo para o fim e acabámos por nos meter nos apertos do costume. 

Se as nossas preces não forem ouvidas e o nosso coeficiente nos vier a atirar para o sexto lugar, no nosso horizonte desfilarão cinco tubarões de bocarra escancarada para nos engolirem os sonhos e atirarem para a Liga Europa, bem longe dos milhões que poderiam ser a nossa salvação.

E a cultura da vitória que nunca mais nos entra pelos portões de Alvalade adentro!...

Leoninamente,
Até á próxima

6 comentários:

  1. Tenho para mim que o segundo lugar cá no burgo teria sido MISSÃO IMPOSSÍVEL... pelo menos com o primeiro a ser... o mesmo.... (veremos até quando...!!!) Mas isso é uma opinião "muito pessoal"..... de um gajo que até é o primeiro a "condenar" os tiros nos pés.... Enfim....

    Quanto ao panorama que se nos apresenta... Dificilmente será espectável que não nos calhe... uma viagem a um dos 4 primeiros... Eu apostaria já... em Inglaterra ou Alemanha... por todas as razões e mais algumas... (quanto mais não seja por o nosso terço ser muito menos devoto que o de outros...)

    Se d. bufas fosse gajo patriótico.... até trocaria de lugar connosco pois seguramente lhe calharia um qualquer Jablonec como "missão impossível" para acesso ao campeonato dos 'gordos'

    Por outro lado... independentemente dos inúmeros amargos de boca, provocados, pelo confronto com os estatisticamente mais prováveis... também é verdade que a 'nossa' história nos remete para feitos muito pouco prováveis... (não tão cedo na época é bem verdade) mas até isso pode ser um fator surpresa... Haja a tal "fé" para nos superarmos...

    Tem, também, a palavra o mercado de verão......!!!! Para o bem e para o mal.... Fiquem ou não os melhores que temos....

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valha-nos a "fé", amigo ZE, porque vejo muita displicência na construção do caminho, com quase toda a atenção centrada no umbigo de muita gente!...

      SL

      Eliminar
  2. Boa noite Alamo,
    Por muito que tentemos apagar da nossa memoria colectiva os tempos de trevas do nosso passado recente, as sequelas ainda preduraram por mais alguns anos.
    Se ja nao bastasse a guilhotina que nos paira na cabeca na questao do fair play financeiro, os 2anos de desastre nas competicoes uefeiras teve como consequencia um tranbulhao no ranking de tal forma que andamos de terco na mao a fazer contas a vida para sermos cabecas de serie.
    Confesso que tenho uma tenue esperanca disso acontecer mais vai ser dificil..
    Mas, pergunto, se formos CS garantimis algo?? Nao de todo!
    Temos a obrigacao de tentar pasdar seja quem nos calhe em sorte e o caminho a seguur e so 1. Montar dentro das nossas possibilidades pe ante pe uma equipa mais forte, com mais solucoes e mais competitiva quanto mais nao seja para garantir uma boa LE e com isso subir no ranking da UEFA.
    Cabe a direcao dar todas as condicoes ao grupo para que na pre estejemos o mais forte possivel sendo que o primeiro passo swria a manutencao do timoneiro das tropas...trocar de treinador agora,quando a epoca vai comecar mais cedo,sem conhecer os jogadores,seria como entrar no jogo ja a perder 1-0... disse.
    Grande abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo João Antunes, permita-me que corrija o resultado com que admite possamos vir a entrar no "playoff", se continuarmos a "tratar de alhos em vez de bugalhos": será com o "score" fixado em 3-0 e com a eliminatória perdida!...

      Abraço e SL

      Eliminar
  3. Amigo Álamo

    Explica-me, sff, como são estas contas. Quantos clubes participam no play-off em que vamos entrar.

    Para mim, pelas contas que mostras acima, estaremos em 7º lugar. Não são 16 equipas? Logo não haverá 8 cabeças de série?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. A "cultura de vitória" foi, infelizmente, afastada de Alvalade não só por causa de muitas 'forças internas' mas sobretudo muitas mais "forças externas" (umas vezes mais azuladas, outras mais avermelhadas), com o alto patrocínio da APAF...

    SL

    ResponderEliminar

PUBLICIDADE