segunda-feira, 4 de maio de 2015

O essencial do treino é saber pensar!...


O futebol, o treino, e o que não vem nos livros


"Aquilo que faz a diferença na era do conhecimento partilhado é a capacidade de operacionalizar o treino por forma a conseguir concretizar os objectivos da equipa: formar ou rendimento. Temos dito muitas vezes por aqui, que ler livros, fazer cursos, ver o jogo e o treino, não ensina o essencial, e o mesmo também é dito por José Mourinho. E o essencial é o saber pensar. O saber adaptar-se ao contexto consoante as dificuldades dos jogadores, as dificuldades ao nível de espaço, as dificuldades ao nível do número, as dificuldades ao nível do tempo, as limitações em termos de material, e isso ninguém ensina. Isso faz-se com criatividade, que surge do teorizar e discutir com os jogadores, e com a restante equipa técnica, o que se está a passar em cada exercício, qual era o objectivo, se está a ser cumprido - se sim, se está a correr bem pelas condicionantes ditadas pelo treinador ou por influências externas; se não, o porquê -. Surge com o levar para casa o que se passou no treino, e pensar em soluções novas para resolver os problemas sentidos no dia anterior. E por isso, ainda que o conhecimento esteja aberto à todos, poucos continuarão a ser os verdadeiramente competentes para criar um treino de qualidade.

Quantos exemplos querem de treinadores, no escalão máximo nacional, que passam o treino a conversar com os directores, e a olhar para os jogadores, sem perceber nada do que se está ali a passar, por não serem competentes no treino? E por isso, deixam tudo nas mãos dos adjuntos, em quem eles confiam o destino da equipa para o fim de semana seguinte!

Quando me dizem que treinador X trabalha muito bem porque trabalha sempre com bola, e faz uns exercícios giros, desconfio logo. Porque para trabalhar bem é preciso exercícios giros, com bola, dentro de uma determinada lógica de desenvolvimento, com o objectivo de fazer o jogador evoluir nos seus comportamentos individuais e colectivos para o jogo.
(Roberto Baggio, in Lateral Esquerdo)



Um dos melhores textos que tenho lido sobre "o futebol e o treino"! O treino, para além de definir o treinador, será a verdadeira essência do futebol de hoje: deixa-me ver como treinas e dir-te-ei o futebol que a tua equipa será capaz de praticar! Os erros que cometeres no treino, farão dos relvados meras câmaras de eco do teu trabalho!

Se assistires em cada jogo da equipa de que és adepto, à repetição sistemática dos mesmos erros individuais e colectivos dos jogadores, desconfia do treino que lhes é ministrado!... 

"O essencial do treino é saber pensar"!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. A VOZ DO POVO NA NET

    ISTO É ALGUM CAMPEONATO?????

    HÁ CLUBES QUE NO FIM DO CAMPEONATOO
    FARTARAM-SE DE JOGAR CONTRA MANSOS

    “””” k se diria hoje se um jogador do Benfica tivesse feito no jogo com o Gil um corte "à Alex Sandro" e o árbitro não apitasse o k devia? Nem quero imaginar. De resto.. é com este futebol k o porto queria ser campeão? Ide brincar com outros! E comecem já a campanha contra o árbitro do Benfica-Penafiel


    Depois de ver a entrega do Setubal neste jogo, aposto que o Setubal vai conseguir facilmente a manutenção. Seja com resultados imprevisíveis, ou com decisões de arbitragem polémicas.
    Parece um jogo treino. O Porto troca a bola à vontade, os jogadores do Setúbal andam a passo, sem pressionar e a mandar chutões para a frente. Ou por ser fraco ou por ser subserviente, este Setúbal merece descer de divisão.

    folkclore do costume, setubal sem jogar nada qdo joga contra o porto, penalties por marcar contra o porto e lopatego com a mania que é espertalhão. vamos ver o que tem para dizer qdo o jogo terminar....

    O golo do porto não tarda. O Setúbal está a jogar com tão pouca vontade de ganhar o jogo que daqui a pouco mudo de canal.

    acreditar até ao fim bla bla depois da derrota no dragao contra o SLB dizia que estava mais do que nunca convencido que ia ser campeao. é tudo bla bla resignadissimo!!!! nem um golo contra o SLB foram capaz de fazer quanto mais vencer o campeonato. depois é o colo dos outros. nao jogam nada.
    Será que, depois deste penalty roubado ao Setúbal, ainda vão ter coragem de pressionar o árbitro do Guimarães - Benfica? Sei lá! Destes fruteiros tudo se espera!


    Vá lá, Lorotegui, eu ensino-te a pronunciar. Repete comigo: MAR CO FE RREI RA. Conseguiste? É mais fácil do que CA PE LA. Que rico colo
    Hà três ou quatro jogadores do setubal que foram comprados! não jogaram nada andavam a passear no terreno; ( E a corrupção continua )!...


    Sem surpresa....perninhas abertas há mais de 30 anos

    Muito fraquinho este Vitoria de Setúbal atá parece que estão a jogar por favor.””””

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então vamos lá mudar uns quantos intervenientes.... (O texto está muito bom....!!! O último parágrafo então... é de génio que... descobriu agora... a essência do futebol em Portugal...)

      Mudemos então... Porto por Benfica.... E Setúbal por Gil Vicente ou Belenenses ou Boavista ou Marítimo sei lá... aceitam-se alternativas...

      Já agora muda lá MAR CO FE RREI RA por CA PE LA... Conseguiste?

      ( E a corrupção continua ) - Remate Brilhante

      SL

      Eliminar
    2. O treino é... quase tudo...!!!

      Essencialmente o "pensar" é o cerne da questão... No treino, no jogo... ou em descanso para mim a palavra mágica é COMPROMETIMENTO e se todos (TODOS - vide exemplo do hóquei) remarem para o mesmo lado... opinando, discutindo, participando na solução e não no problema... recebendo e dando apontamentos para o grupo... a coisa dá-se...!!!

      Haja quem saiba ouvir e quem saiba ser ouvido...

      SL

      Eliminar
  2. Ao anónimo das 09.01, apenas quero lembrar que a nomeação do Capela (dados os antecedentes vergonhosamente tidos em favor do Benfica...quando o árbitro deve ser neutral...), foi apesar de "ter corrido bem", um perfeito disparate do Vitor Pereira...
    É claro que se há uma equipa que deveria ficar calada em matéria de criticas as árbitros, é precisamente o FC do Porto, dado o seu passado não muito longínquo de beneficios directos dos "homens do apito"...

    Diz a terminar o seu comentário...: "(E a corrupção continua)..."
    Pois ...isso é que me preocupa, embora talvez o deixe a si descansado...

    Conhece certamente aquele velho ditado português de que...: "quem tem telhados de vidro...deve evitar mandar pedras ao telhado do vizinho..."...?

    Saudações Leoninas...

    ResponderEliminar