sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Coisas que nem La Palisse entenderia!...


ALERTA VERDE

«Quando Jorge Jesus era treinador do Benfica, disse-me um dia: "Com o Lima e o Rodrigo em campo, eu não sofro nenhum golo". Perante a minha estranheza, explicou: "Os avançados são os primeiros defesas. Se defenderem bem, o adversário nunca chega em boas condições à nossa área".

E aqui está uma explicação para o fraco desempenho defensivo do Sporting nos últimos jogos. Os avançados não defendem. Antes das saídas de João Mário e Slimani, o Sporting sofreu 1 golo em 4 jogos do campeonato; depois, sofreu 8 golos em três jogos! Porquê? Porque Bas Dost não se mexe e Gelson, sendo um diabo à solta, defende pior do que João Mário.

Em Guimarães, o Sporting tinha muitos artistas – Gelson, Markovic, Bryan Ruiz – mas poucos operários. O único operário era Adrien, mas saiu lesionado. Não é por acaso que, daqueles 8 golos sofridos, 5 foram depois da saída de Adrien. Também é necessário dizer que a gestão dos resultados é o calcanhar de Aquiles de Jesus. Já era no tempo do Benfica. As equipas de Jesus jogam para a frente, têm períodos brilhantes, mas mostram dificuldade em gerir os jogos em situação de vantagem.

Enquanto o Benfica tem gerido partidas inteiras com um golo de diferença e marca quase sempre no fim (Tondela, Setúbal, Braga, Chaves, Nápoles, Feirense), o Sporting segue o caminho inverso: sofre muitos golos nos últimos minutos (Madrid, Estoril, Guimarães). Isto quer dizer qualquer coisa. Jesus sugeriu que não sofreria aqueles 2 golos em Madrid se estivesse no banco; ora, em Guimarães sofreu 3 e estava no banco… Assim, o Sporting não vai lá.»
(José António Saraiva, Futebol à Portuguesa, in Record)

Julgo que nem o próprio Jorge Jesus terá dúvidas de que "assim o Sporting não vai lá". É por isso que me anima a convicção de que o treinador leonino, já terá identificado cabalmente o problema e encontrado a solução mais adequada para estancar esta decoroçoante "hemorragia". De outro modo não seria o treinador que todos reconhecem que é, excepto actualmente, os "maridos enganados" benfiquistas. E digo actualmente, porque outrora era o "melhor do mundo"!...

Coisas que nem La Palisse entenderia!...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. Felizmente este pepino ainda está pequenino. Podemos torcê-lo agora sem males maiores.

    ResponderEliminar
  2. outrora era o melhor do mundo para o slb...para o scp era um labrego...giro n é?

    ResponderEliminar
  3. Ferreira...

    Eu não gostava da postura de JJ no slb (e agora ainda não estou totalmente satisfeito...)...
    Mas o homem, embora não esteja completamente "a meu gosto"...convenhamos que há uma grande diferença da "labreguice" antes exibida...

    Isso só "pode querer dizer uma coisa"...:

    O "defeito" também era muito...da "estrurtura" onde se encontrava integrado...

    Isto de "conviver com gente decente", desde que se seja inteligente...
    Faz mesmo a diferença...!!

    SL

    ResponderEliminar