quinta-feira, 14 de abril de 2016

Por isso é que o Bitaro vai pregar para outra freguesia!...


VAMOS FALAR DE ARBITRAGEM?


«Nos poucos momentos em que o ruído desaparece é possível olhar para factos e ignorar argumentos. Esta semana está a ser calma em relação ao tema arbitragem/nomeações, razão pela qual puxo o tema para este espaço com o intuito de demonstrar uma evidência que parece difícil de ser reconhecida: Vítor Pereira está a fazer nomeações a ‘papel químico’ para Benfica e Sporting. Os clubes poderão sempre queixar-se do trabalho de determinado árbitro num determinado jogo. Mas é difícil colocar em causa as opções de Vítor Pereira, de tão idênticas que são.

Vamos a factos: Benfica e Sporting viram 16 diferentes árbitros saírem das 30 nomeações feitas até à data. Seis internacionais para o Benfica, seis internacionais para o Sporting. Dos 30 desafios disputados na Liga (contando já com a jornada que se inicia amanhã), os leões tiveram os internacionais em 13 jogos contra 12 do Benfica. A única diferença de tratamento: Jorge Sousa fez um jogo do Sporting e nenhum do Benfica (entretanto lesionou-se); João Capela fez um jogo do Benfica e nenhum do Sporting (é natural que seja escolhido para uma das partidas que ainda faltam aos leões).

Olhemos agora o cenário através dos jogos polémicos: a arbitragem mais contestada foi a de Carlos Xistra no V. Guimarães-Benfica. Foram evidentes uma série de decisões que favoreceram os encarnados. Mas o mesmo Carlos Xistra esteve em três encontros dos leões (Tondela-Sporting, Benfica-Sporting e Sporting-Rio Ave) e em nenhum foi alvo de contestação nem viu serem-lhe apontados erros decisivos. Mais: com a excepção do Sporting-Benfica (Artur Soares Dias, tido como o melhor árbitro da actualidade), não existe, até ao momento, uma situação em que o mesmo árbitro beneficie um candidato ao título e prejudique o outro. É isso que nos diz a Liga da Verdade/Record.

Por fim, vejamos o top dos árbitros escolhidos para os jogos dos rivais: Artur Soares Dias (4 SCP; 3 SLB), Carlos Xistra (3 SCP; 2 SLB), Rui Costa (3 SCP; 2 SLB), Nuno Almeida (2 SCP; 3 SLB) e Fábio Veríssimo (1 SCP; 3 SLB). No final, os números ficarão ainda mais próximos. O que dizer agora de Vítor Pereira?»
(José Ribeiro, Contas feitas, in Record)

Nada me custa elogiar o exaustivo trabalho a que José Ribeiro teve de meter ombros, para poder produzir esta sua crónica de hoje. O mérito a quem o merece. Mas, tudo na vida tem um mas... A boa vontade e o espírito de isenção do jornalista até poderiam acompanhar a ideia que terá  presidido à elaboração do seu trabalho, não fossem as excepções que desvalorizou e que acabaram por se traduzir em seis (6) pontos que foram parar indevida e capciosamente ao bornal do Benfica e três (3) que foram sonegados "à má fila" ao pecúlio do Sporting!...

Sem nos determos na influência "positiva" com que certos árbitros "trataram os interesses do Benfica" e que mudaram para "negativa" quando lhes foi dada a oportunidade de "tratarem dos interesses do Sporting", se apenas levarmos em linha de conta as "duas pequenas excepções" de que José Ribeiro fez "tábua rasa", teríamos neste momomento o Sporting a liderar com 74 pontos e o Benfica em segundo lugar com 67 pontos!...

Oh José Ribeiro, a amizade até pode ser uma coisa muito bonita, mas o Vitor Pereira não arbitrou nenhum jogo esta época logo, não poderá ser acusado de nada! E a Liga da Verdade/Record será uma treta como o "fair play"!...

Por isso é que o Bítaro vai pregar para outra freguesia!...

Leoninamente,
Até à próxima

5 comentários:

  1. Verdade que o bítaro "vai pregar para outra freguesia"...

    Mas ou eu me engano muito...ou o próximo "irá fazer plágio" dos sermões do bítaro...!!

    Entretanto (mesmo tendo em consideração os nossos "próprios erros"...) o benfas está à frente...mercê de "estranhos factores..."...

    SL

    ResponderEliminar
  2. Xistra esteve bem no Tondela-Sporting?
    Até me arrepiei...

    SL

    ResponderEliminar
  3. Se continua a telefonar para os árbitros que vão apitar os jogos do boifica, é evidente que VP joga e joga bem, fora das 4 linhas, e não é favor do Sporting.

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo Álamo,

    Depois de escrever estas breves linhas será a minha vez de ir ao encontro de Morfeu que não tem sido muito benevolente comigo nos últimos anos! Também é verdade que a Afrodite faz de conta que não me conhece! Se ainda estiver acordado nem pense em responder-me por esta via!
    Já nem da Nefretite (que tinha papeira tal como eu) ouso falar! Se se sentir cansado (tal como eu) vá dormir que é uma das coisas de que nunca gostei! Talvez porque o sono é a antecámara da tal!
    Hoje escrevi-lhe, finalmente, um mail sincero mas nada indica que o tenha de o ler hoje! Hoje já é sexta feira e o fim de semana, há muito tempo, que nada representa de repousante para mim!
    Bien à toi, uma maneira um pouco francesa de desejar o melhor aos amigos a quem se quer bem!
    "Até à próstata" como dizia o meu amigo Rui Pato quando se esquecia de dizer "juntando o útero ao agradável"!
    Amanhã será outro dia!

    SL

    ResponderEliminar
  5. "O que dizer agora de Vítor Pereira?"

    Este gajo só pode estar a gozar connosco...!!!

    EPÁ... SÓ ME APETECE É... MORDER...!!!

    CÃES DE FILA... É O QUE SÃO ESTA CAMBADA TODA...!!! ÃO ÃO... Lá vem o dono...!!! Oh Ribeiro Abana o rabo e põe a língua de fora... Pode ser que entre mosca..., é que sair... sair só sai..........

    SL

    ResponderEliminar