quinta-feira, 14 de abril de 2016

Necessidades leoninas imperiosas!...

FACTURAR

«O Sporting é conhecido por formar bem, mas vende mais mal do que bem. Ultimamente têm-se verificado vendas de jogadores a preços inferiores ao seu real valor. Não estou a acusar nenhuma direcção em particular, estou a constatar.

O Tottenham ainda deve estar a agradecer a sorte que teve de comprar ao Sporting, por 5 milhões, um jogador (Eric Dier) que meses depois era internacional A pela Inglaterra. Some-se o Bruma, o Ilori, o Cédric (melhor defesa-direito da Premier League), o Moutinho, etc., e temos o ramalhete composto. O Sporting dá a ganhar a terceiros, dinheiro que devia ser seu.

Eu acho que o Sporting só vendeu verdadeiramente bem dois jogadores: o Nani e o Wolfswinkel. Do Rojo não falo, porque ainda se está para saber quem ganha e quem perde.E aqui está a diferença: o Porto e o Benfica também se espalham nesta matéria de vendas, mas têm sabido vender melhor. Jogadores medianos como o Mangala, o Fernando, o Javi García ou o Enzo Pérez trouxeram proveitos muito além do que seria expectável, em função do seu real valor, como os factos vieram a demonstrar.

Em matéria de compras, se o Sporting tem indiscutivelmente o troféu da melhor compra da década – o Slimani –, tem também registo de algumas borradas caras, de que os principais e dolorosos expoentes são o Sinama-Pongolle e o Elias (talvez o pior profissional que passou por Alvalade).

Neste saldo do deve e haver, a concorrência tem tido infelizmente melhor performance que o Sporting e é tempo de inverter essa tendência, porque cava um fosso financeiro, com evidente impacto nos resultados desportivos.

Vejo com satisfação que, desde a entrada do Jorge Jesus, acabaram as compras a eito e tem havido muito mais critério (Naldo, Coates, Bruno César). Fica a tristeza de ver partir Montero, numa operação que nunca foi bem explicada.

Os últimos resultados da SAD vão inevitavelmente empurrar para a venda de jogadores. Espero que desta vez o Sporting não venda ao desbarato e, já que as circunstâncias ditam que se desfaça dos seus talentos, que, ao menos, receba uma compensação à altura e que sirva de lenitivo para o desgosto do adeus.»

Sem qualquer réstia de pruridos ou má vontade, subscrevo convictamente a crónica de CBdC. Será, muito provavelmente, o sentimento generalizado dos sportinguistas.

Reconduzido, finalmente, o Sporting à posição que a sua história exigia, será tempo de deixarmos de ser no mercado os "coitadinhos" do costume. Realismo, e dignidade bem condimentados com sigilo, argúcia e capacidade negocial...

Serão necessidades leoninas imperiosas!...

Leoninamente,
Até à próxima

11 comentários:

  1. Caríssimo Amigo Álamo,
    Eu sei que o texto não é seu mas a escolha e ênfase sim! É evidente que, só por acaso, eu saberia quem é esse CBdC que me parece ser também um sportinguista crítico! E creio que o "nosso" Sporting está a precisar (ter necessidade) de gente crítica capaz de, ao mesmo tempo, informar quem a lê!
    Hoje também não foi o meu dia porque, tendo sido um dia de Champions, vi eliminados o Barça e o Benfica que eu gostaria tivessem ido mais longe! Só assisti ao resumo do Benfica-Bayern mas que golaço o do Talisca! Quanto ao jogo do Atlético-Barça ao qual eu assisti quase na sua plenitude fez-me com que eu possa passar mais uma noite menos boa! Como aquela que sucedeu a derrota do Sporting em casa contra o Carnide! E, cada vez mais forte, tento saber o que é que aqueles da FIFA e UEFA pretendem. Que sairão ricos (em dinheiro) nem dúvidas tenho mas ouso perguntar a mim mesmo se se sentirão bem depois de tanta podridão! Mais c'est comme ça que le mond tourne parfois autour de la lune et, rarement, autor du soleil! Depois de carregar no "publicar" vou esperar aquele instante que me costuma dizer que o comentário só espera análise interna!

    Abraço com sabor a verde! Ainda desde Espanha mas não por muito tempo mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá está o comentário do amigo Aboim! Chegou mesmo na hora em que me preparava para os braços do Morfeu, mas ainda a tempo de ser publicado e respondido.

      Pois CBdC, não sendo um "situacionista" por laços afectivos com o anterior regime, não me parece tão "avinagrado" como outros que por aí vão descarregando o "veneno sportinguense", consequência de privilégios e interesses perdidos. Talvez porque não precise e porque a sua estrutura intelectual o não permita. Às vezes, descuida-se e em vez de bater no cravo, dá na ferradura. Mas noto que cada vez revela melhor pontaria. Hoje concordei com ele...

      Quanto aos jogos de hoje da Champions, aconteceu exactamente o que previra: Simeone é um grande treinador e o Benfica, apesar de todas as "peregrinações" que a nossa Comunicação Social fez até à "cova da iria", não conseguiu fazer o "milagre". A "santa" é uma ingrata e lá tiveram os "benfas" de meter a viola no saco, sem que a jactância tenha sido curada! Aquilo já não tem cura e leva-me a ser por todo e qualquer clube que jogue contra eles, mesmo estrangeiro. É superior ao facto de ser português: que todos ganhem, menos um, esse mesmo!

      Um bom regresso até terras flamengas, com um grande abraço.

      Eliminar
  2. "autour" escreve-se sempre como na sua primeira expressão! Na segunda já era mais tarde!

    ResponderEliminar
  3. Acho normal que a gente nao queira que o Benfica chega longe, o clube vai alem do sentimento nacional e o nosso orgulho diante das gargantas arrogantes dos benfas nao aguentaria.
    Mas a Comunicaçao Social, que mesmo parcial, tem a obrigacao de puxar a equipa nacional seja quem for, e acho a tua critica injusta.

    Quanto aos nossos activos, ja perdemos a venda do Carillo. No plantel temos o Slimani que deve sair este ano mas que nao poderemos vender tao caro o quanto ele vale porque ja nao é assim tao novo, e depois temos o Joao Mario, o William Carvalho e o Coates que sao por enquanto as mais fortes possibilidades de encaixe financeiro mas temos de os guardar mais um ano par os expor na Europa. O Adrien Silva com a sua garra nao deve ser vendido porque o mercado é cego e nao compreende o seu real valor. O Ruiz jà começa a ter idade e prefiro nao falar do Teo. O Benfica e o Porto souberam vender os tais jogadores graças à Europa e pro ano, nao podemos como este ano menosprezar essa competiçao. Ja estaremos na fase de grupos, o que ja é bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coates está emprestado pelo Sunderland, existindo cláusula de compra.
      Nas compras, entendo que deveria incluir as recompras de percentagens de passes dos nossos formandos, já que será assim que chegaremos a vendas por valores "mais baixos", mas com maior benefício - é que vender por 20-30 milhões e, no fim das contas feitas, sobrarem 10% para o clube vendedor...

      Eliminar
  4. Estou confiante, que neste defeso, o Sporting relizará a maior venda da sua História.

    ResponderEliminar
  5. 10 milhões pelo Bruma é mal vendido? 8 milhões pelo Llori é mal vendido? Nenhum dos dois tem sequer jogado...não concordo

    ResponderEliminar
  6. Concordo com algumas das ideias, mas o articulista poderia ter ido mais longe e explicar pr exemplo, qual a razão que tem levado o benfas e o clube do bufas a "vender bem" (e não estou a falar de bons negócios para esses mesmos clubes...) e promiscuidade que tem existido para que esse "bem vender" tenha existido...
    Por mim,. desejo que o Sporting venda bem...mas nem por sombras desejo que "se veja envolvido nessas lavandarias"...

    E como o CBC fez comparações nas vendas, também as poderia ter feito nas compras...
    É que maus negócios e maus profissionais, não tem sido apenas exclusivo do Sporting...!

    Mas vamos aguardar, com a certeza de que dificilmente conseguiremos (enquanto existirem os Panamas papers ou "parecidos"...) vender pelos preços que os outros dois têm vendido...por razões que todos conhecemos e que eu espero ver um dia arredadas do futebol...
    Mas sim...desejo que as coisas mudem em "nossa casa" e parece-me que estão a mudar...

    SL

    ResponderEliminar
  7. Amigo Álamo, concordo com a crónica de CBdC, desconheço se actualmente, tem qualquer vínculo ao anterior regime, mas sendo esse o caso considero CBdC como o mais racional...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Leoa Maria, claro que também não poderei, em consciência e por amor à verdade, falar de vínculos. Mas quanto a afectos, bastará não ter a memória curta. De qualquer modo, parece-me percorrer actualmente e apenas, o caminho que lhe ditará a consciência, o que jamais poderá ser entendido como pecado. Outros haverá que do mesmo não se poderão gabar...

      SL

      Eliminar
  8. Tive pena de ver o Montero ser vendido,mas recebemos 5milhoes,ficamos com 20% do passe e veio o Hernan Barcos por isso nao se pode considerar um mau negocio.
    Para mim,o unico mau negocio foi o do Cedric que foi vendido ao desbarato.Tambem acho que no caso do eric dier podiamos ter negociado doutra forma,dando mais em ordenado ou baixado a clausula de rescisao porque foi so por causa disso que ele nao renovou e assim foi vendido pela clausula de 5 milhoes mas tambem temos que ver que foi no primeiro ano de BDC e que as financas nao estavam nada boas..por isso destes todos o unico que achei mal gerida a venda foi do cedric.
    SL

    ResponderEliminar