quinta-feira, 7 de abril de 2016

Oh senhor engenheiro, acabe com os "fretes" na próxima convocatória, está bem?!...



       Éderzito A. Macedo Lopes                      Bruno D. P. Castro Moreira
     Nascimento: 22-12-1987(28 anos)                      Nascimento: 06-09-1987(28 anos)
     Altura/peso: 1,88/81                                             Altura/peso: 1,85/79 
       Posição: Ponta de Lança                                     Posição: Ponta de Lança
       Pé preferencial: direito                                         Pé preferencial: direito
       Selecção: 23 Jogos/1 Golos                                 Selecção: 0 Jogos/0 Golos
       Clubes: 213 Jogos/55 Golos                                Clubes: 198 Jogos/57 Golos
       Época actual: 6 Jogos/ 2 Golos                            Época actual: 47 Jogos/ 24 Golos

Desde os tempos em começou a ser conhecido e reconhecido em Portugal como treinador e, muito particularmente, depois de treinar o Sporting Clube de Portugal, na já distante época de 2003/2004, que a figura de Fernando Santos sempre me mereceu profundo respeito, por razões que aqui me dispenso de enunciar, mas que serão comuns à grande maioria dos adeptos do futebol luso.

Aplaudi a sua nomeação para seleccionador nacional, por me parecer que a sua personalidade, envergadura moral e intelectual e saber específico, estariam nos antipodas do seu antecessor. 

Mas o seu desempenho ao longo do tempo que já leva de liderança da selecção de todos nós, fez com se fosse esbatendo com o tempo e com o nível exibicional da nossa equipa, que não com os resultados, o júbilo que senti no início do seu trabalho.

E então a convocatória para os dois últimos jogos da selecção, acabou por alicerçar ainda mais as dúvidas que paulatinamente se vinham instalando no meu espírito, nomeadamente em questões que me soaram e continuam a soar como de "fretes" inadmissíveis que, pessoalmente, tanto condenara no anterior detentor do cargo. Para mim e creio que não estarei só neste pensamento, da selecção de todos nós deverão fazer parte sempre, mas mesmo sempre, os melhores em cada momento. Ponto final. Fim de discussão e de parágrafo.

Não quero falar de todas as "invenções fretadas" de Fernando Santos. Cair-me-ia em cima o bando de "galinhas" que habitual e invariavelmente aqui vem afirmar diariamente - masoquismo? - as "incontornáveis verdades e realidades dos melhores do mundo". Nada disso, venho aqui hoje perguntar ao senhor engenheiro, absolutamente distante de qualquer benevolência corporativista, apenas uma pergunta, partindo das dificuldades por si já confessadas em encontrar pontas de lança, num país onde os clubes - todos sem excepção - continuam a descurar na sua formação, esse lugar tão importante e que cada vez mais se assume como raridade.

O senhor engenheiro conhece, já foi assistir aos jogos ou teve tempo para apreciar nas televisões, o Bruno Moreira?! Sim, sim, aquele desconhecido que lá vai levando a equipa, os adeptos e os sonhos do Paços de Ferreira às costas?!...

Oh senhor engenheiro, acabe com os "fretes" na próxima convocatória, está bem?!...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. Tenho para mim que a batalha que o engº estará a travar com... ele próprio... é escolher quem tirar para colar a "boneca da musgueira" no cromos da panini...

    Se se der a VERGONHA de tirar qualquer um do trio de um dos melhores meio-campo que este país já viu... proponho que os restantes jogadores do SPORTING, eventualmente chamados, deixem de ter disponibilidade de representar a equipa de "POUCOS DE NÓS"

    just a thought...

    SL

    ResponderEliminar
  2. Que falta de noção, meu Deus!! Muito grave se acreditas mesmo no que dizes. Sinto-me abençoado;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então o senhor Carlos fica com o seu deus e eu com a minha falta de noção! Só lamento não me lembrar em que escola teremos andado juntos para utilizar a forma de tratamento que utilizou no comentário, sem me conhecer de lado algum. Isso não será também uma ainda mais terrível falta de noção?! Ou terá a noção de que serei da sua idade?! Julgo que se alguma benção terá recaído sobre si, mais valerá sacudi-la com força. Pode ser que ainda vá a tempo de ser respeitoso para com quem não conhece...

      Eliminar