sábado, 2 de abril de 2016

E tudo a Bem da Nação!...




Para quem se interessa pela modalidade e se dá ao trabalho de acompanhar "online" a evolução das jornadas da disputadíssima II Liga, vê-se invariavelmente confrontado com um tipo de "jornalismo de sargeta" de que o exemplo paradigmático será aquele que a imagem documenta e que vem assinado no jornal Record, pelo jornalista (?) José Morgado (LINK)

Ocupando ambas as equipas que hoje se defrontaram no Estádio 25 de Abril em Penafiel, lugares acima do meio da tabela classificativa e apenas podendo qualquer delas ser desalojada dos lugares que ocupam, no caso do 13.º classificado, SC Braga B, conseguir sair vencedor na sua deslocação ao terreno do 5.º classificado, Freamunde, legitimamente envolvido na luta acesa para o acesso à I Liga, e a essa pouco provável possibilidade se poder somar uma outra que poderá verificar-se apenas em relação ao Penafiel, se a equipa que ocupa o 14.º lugar, Sp. Covilhã, lograr conseguir uma vitória por margem superior a 5 golos na sua deslocação ao terreno do aflito e quase despromovido Oriental, que ocupa neste momento o 23.º e penúltimo lugar, só um pseudo jornalista, que o mesmo será dizer "um trabalhador à jorna", que vulgarmente aqui costumo designar por "jornaleiro" seria capaz de produzir o tipo de trabalho "linkado".

Acresce o facto de a imagem ter sido rebuscada, por descuido ou incompetência,  no fundo baú bafiento e carregado de pó dos arquivos do jornal Record, já que nem Seejou King, Valentin Viola ou Diogo Salomão fazem parte, na actualidade, do plantel secundário do Sporting.

Obviamente que o "trabalho" de José Morgado, de alguma maneira pretendeu cumprir o objectivo e o dever da essência da sua profissão. Pelo contrário e prosseguindo outros inconfessáveis mas descarados propósitos, quiçá segundo directrizes "arcangelicais" que ultrapassarão aquelas que a direcção do jornal naturalmente lhe terá incumbido, terá pretendido estabelecer uma densa coluna de nevoeiro sobre a situação dramática que atravessa a sua "segunda dama", em riscos sérios e óbvios, essa sim, de ser despromovida para o Campeonato de Portugal, vulgo Campeonato Nacional de Seniores.

E tudo a Bem da Nação!...

Leoninamente,
Até à próxima  

6 comentários:

  1. Para mim, este "escrevinhador" é apenas um traidor à sua profissão, se de facto pretende ser jornalista. Caso seja apenas um avençado ou jornaleiro, então compreende-se a sua perspetiva. De qualquer forma, já deixei de ler, à muito, o "jornal" onde este senhor se dedica a escrever tais peças teatrais.

    ResponderEliminar
  2. Mas o jornaleiro tem razão, amigo Álamo, tudo depende da posição em que lê o quadro classificativo. Ora faça lá o pino e veja como os lampiões B deixam de ser o 1º dos últimos... Parece que passam a últimos dos primeiros... a descer, já viu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quando escreveu a "baboseira", o "trabalhador da jorna" nem lhe passava que o seu "patrão" empataria em casa com o 22.º da tabela classificativa, ou seja, logo a seguir a si próprio nos pretendentes ao CNS, o Santa Clara. Agora amanhã às 15:00 é que vão ser elas se o V. Guimarães conseguir derrotar em casa o Farense, que ultrapassará na tabela, baixando o Leixões para o seu lugar com 43 pontos, mas com vantagem de um ponto sobre o Benfica, que verá os seus adversários mais directos distanciarem-se, aumentando assim o desespero que grassa nas hostes. Ao "jornaleiro" mais valia que estivesse calado...

      Eliminar
  3. Apesar de você, amanhã será outro dia... Há fins de semana em que até os cães nos mijam nas pernas! Dois jogos que vi em muito más condições (de imagem, estou a dizer): o Benfica ganhar à grande e à francesa um jogo em que tremeu demasiado para um futuro campeão! O outro foi o Barça-RM onde ainda me estou a perguntar como se pode perder um jogo assim! Começo a temer que o Rosberg vença o Hamilton!
    Por acaso tinha definido (creio que neste espaço) que os jogos do Benfica em que mais contava com uma escorregadela eram os contra o Boavista (faltou pouco) e Rio Ave! E este ainda não passou! Fiquei triste que o árbitro tenha marcado o penalti (que para mim não o era) aos 5-0 e não o do Jardel aos 2-0 (?). Louvores à tal estrutura! Nada acotece por acaso!

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente todos os dias, repito todos os dias, nos mais diversos OCS vemos/lemos/ouvimos este tipo de "coisas" (e piores), escritas ou ditas por pretensos jornalistas, e que por vezes nos dá a nós sportinguistas a sensação de estarmos a ser vitimas de bullying. Dá a ideia de um ataque constante e sistemático ao Sporting e aos sportinguistas. Acompanhando o fenómeno desportivo deste jovem e sendo já avô, não me lembro de uma coisa assim. A titulo de exemplo falo no caso de Inácio que após ter dito o nome de pessoas que defendiam o slb na CS no programa "Playoff" no dia seguinte teve o seu nome na 1º página de um jornal como devedor ao fisco e numa revista que eu folheei num Café, em página inteira, com o titulo "não sejas Inácio". E, atenção não folheei as 8/9 revistas e os 5/6 jornais que se publicam. Nunca pensei viver uma coisa destas. Um amigo até, brincando, me disse lá virá o tempo em que quem nascer já vem com o nº de sócio dos slb...Isto só deve de dar mais força a cada sportinguista para lutar e se unir aos seus, com divisão não vamos lá. Só unidos podemos ultrapassar este tipo de "coisas" e Vencer. Claro que estas "coisas" só acontecem por que o LEÃO acordou, o gigante acordou e os adversários deram-se conta da sua força e grandeza, agora somos temidos e respeitados, daí estes ataques. SL

    ResponderEliminar
  5. O SLB não se importa de baixar um escalão porque as despesas diminuem e o efeito é o mesmo.

    ResponderEliminar